Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
artigo.pdf2.31 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A formação inicial de professores e educadores do século XXI deve contemplar abordagens pedagógicas inovadoras, numa perspetiva cada vez mais interdis-ciplinar e promotora do desenvolvimento de áreas STEM (Science, Technolo-gy, Engineering and Mathematics). Nesta comunicação analisamos as perspetivas de futuros professores sobre a implementação de atividades STEM após a realização de duas atividades no âmbito de unidades curriculares da licenciatura em educação básica e após a planificação e dinamização de atividades para/com crianças do 1.º ciclo. Este estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitati-va. Os dados foram recolhidos a partir da análise documental das produções dos estudantes, da observação de aulas durante a realização de atividades STEM e implementação de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma entrevista de grupo focado. Os resultados sugerem que os futuros professores estão sensibilizados para a importância de promover de forma articulada aprendizagens no âmbito de diferentes áreas, são capazes de refletir sobre as condições favoráveis à prática do professor, mas também reconhecem constrangimentos e referem dificulda-des que têm subjacente o seu próprio conhecimento pedagógico e científico.

Description

Keywords

STEM 1.º Ciclo formação de professores integração curricular

Citation

Martins, M. C., & Correia, M. (2019). Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores. In B., Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (pp. 54-59). Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE

CC License