Publicações de eventos científicos_ESES
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Browsing Publicações de eventos científicos_ESES by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Conceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre os danos e a proteção dos ecossistemasPublication . Branco, Neusa; Colaço, Susana; Linhares, ElisabeteA biodiversidade é um conceito chave em biologia que engloba toda a variedade de formas de vida e a diversidade dos ecossistemas, os quais estão estreitamente interligados. A proteção e a recuperação dos ecossistemas são cruciais para a preservação da biodiversidade. No Teacher Academy Project - Teaching Sustainability (TAP TS), os ecossistemas e a biodiversidade são explorados num módulo sobre educação para a sustentabilidade, intitulado One Earth | As minhas ações para proteger a biodiversidade!”. Neste poster são apresentados os resultados de uma tarefa exploratória para alunos do 1 º Ciclo do Ensino Básico 1 º CEB) focada na biodiversidade e ecossistemas. Os seis alunos que participaram foram convidados a: ● Representar um ecossistema com blocos de construção e a descrevê-lo; ● Identificar possíveis danos no equilíbrio do ecossistema e as suas causas; ● Propor ações para proteger e recuperar o ecossistema. Ao criarem ecossistemas e debaterem ameaças como a poluição e a desflorestação, os alunos propuseram soluções como a reciclagem e a sensibilização para a proteção da natureza. Conclui-se que esta atividade pode contribuir para os alunos mobilizarem a sua criatividade, desenvolverem valores de sustentabilidade, bem como o conhecimento interdisciplinar a fim de prever futuros alternativos, de modo a assegurar a proteção dos ecossistemas.
- A relação pessoal com a escrita como perspetiva integradora das vivências pessoais e académicas com a línguaPublication . Cardoso, Inês; Matias, André; Almeida Cardoso, Maria Inês; Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, LeonelO ensino - superior e não superior - vive uma época de grandes desafios, numa “realida de líquida” em constante transformação (Bauman, 2000): um corpo discente crescen temente diverso, com origens e expectativas distintas; saberes científicos em contínua atualização e interconexão; integração de novas tecnologias e multiplicidade de am bientes de aprendizagem, para referir apenas alguns. Perante esta realidade mutável, urge nunca abdicar de salvaguardar o papel das instituições de ensino, em particular do ensino superior (ES), como centro de pensamento, reflexão e (re)construção de co nhecimento, conforme advoga A. Nóvoa (2000) em afirmação de uma atualidade acu tilante: "as universidades vão progressivamente conceder uma maior atenção aos pro cessos de acompanhamento dos alunos, através de formas de orientação e tutoria, de aconselhamento e integração dos alunos em grupos de pesquisa. Será esse conjunto de atividades pedagógicas e científicas, e não as “aulas” propriamente ditas, que defi nirá a Universidade do futuro.# (p. 32). Efetivamente, não basta o acesso massificado a informação nem tampouco “lições acessíveis” pelas facilidades tecnológicas.