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- Correlating diurnal variations in peak athleticism with buccalgene expression in youth football playersPublication . Thomas, A.; Wheeler, J.; Bishop, R.; Prato, M.F.G.; Karakuş, O.; Cain, E.; Kana-Ah, A.; Nisbet, D.; Morgans, Ryland; Oliveira, RafaelHourly variations in athletic performance are a well-documentedphysiological phenomenon in individual and team sports includingfootball. Measuring the timing of maximal performance couldpotentially improve performance. Evidence suggests that buccalgene expression correlates with athletic performance, yet this hasnot been studied in sport-specific participants. Therefore, the studyaimed to (A) examine the expression of Per2 and Bmal1 genes in 45youth football players and correlate with countermovement jump(CMJ) performance; (B) investigate the fluctuations in Per2 andBmal1 expression levels and CMJ performance at various timepointsduring a regular training day. CMJ metrics (Reactive Strength Index-Modified, Force at Peak Power, Eccentric Duration, and Peak Power)and gene expression levels were measured in 45 youth footballplayers at 08:30 and 17:30. Exercise timing made a significant dif-ference in each measured performance metric at the individual andsquad level. Thirty-four participants displayed increases in RSI-mod(p < 0.001) over the morning measurements. This contributed to an8% increase in overall squad performance (p = 0.0009), which sig-nificantly correlated to buccal gene expression (R2 = 0.94). Profilingplayer buccal gene expression could inform the timing of trainingand rehabilitation protocols to coincide with maximal athletic per-formance in football, other team sports, and individual sports.
- Intervenção técnico pedagógica numa equipa sub 19. A instrução do treinador e a sua influência no desempenho dos futebolistasPublication . Pascoal, Rodrigo Miguel Mendes; Miguel, MauroO presente trabalho desenvolveu se em três fases: pré estágio, estágio e estu- do. Na fase de pré estágio foram definidos os objetivos específicos e elaborado um plano de atuação adaptado ao contexto da Associação Académica de Santarém (AAS). Durante o estágio (época 2023/2024), foram desempenhadas as funções de treinador adjunto nos Juniores Sub 19 e de treinador principal nos Benjamins Sub 10. No escalão Sub 19, as tarefas incluíram a preparação de exercícios específicos, análi- se de desempenho e participação na defin ição do modelo de jogo. Já nos Sub 10, foi desenvolvida uma metodologia de treino progressiva, orientada para o desenvolvimen- to técnico cognitivo e a evolução da equipa. A experiência de estágio permitiu consolidar conhecimentos adquiridos ao lon- go do curs o e desenvolver competências práticas fundamentais para a intervenção em contexto real. A atuação nos dois escalões distintos proporcionou uma visão abran- gente das exigências técnicas, táticas e pedagógicas inerentes a diferentes etapas de formação desport iva. Nos Sub 19, aprofundei a capacidade de análise do jogo e de planeamento estratégico, enquanto nos Sub 10 refinei as competências de comunica- ção, gestão de grupo e adaptação de conteúdos ao nível etário. Esta vivência contribu- iu significativamente para o meu crescimento pessoal e profissional, reforçando a im- portância da flexibilidade, da reflexão crítica e do trabalho em equipa no desempenho das funções de treinador. Na fase de estudo, foi investigada a eficácia da instrução do treinador no ensi- no dos princípios defensivos, através de métodos quantitativos que analisaram a re- tenção e execução após diferentes tipos de instrução. Os resultados demonstraram que instruções claras e específicas contribuem significativamente para a assimilação dos conceitos d efensivos e para a melhoria do desempenho individual e coletivo. O relatório final destaca a importância da articulação entre prática e investiga- ção para o crescimento profissional, bem como a ambição de evoluir para contextos de alto rendimento, aprofundando competências na área do treino e da análise de jo- go.