Livros e capítulos de livros_ESES
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Browsing Livros e capítulos de livros_ESES by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- A Literatura Infantil e a interdisciplinaridade na aprendizagem: educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Maria da Nazaré da Silva; Mourato, Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel; Cardoso, Maria Inês Almeida; Almeida Cardoso, Maria Inês; Cardona, M. J.; Linhares , E.Na pesquisa que apresentaremos, pretendemos estudar as potencialidades que o livro literário infantil pode ter enquanto promotor da interdisciplinaridade nas áreas do currículo nos primeiros anos, procurando, assim, compreender como é que as atividades motivadas pelo livro literário para a infância podem afetar o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, incidindo sobre um grupo de pré-escolar e duas turmas de 1.º ciclo do ensino básico (CEB). Este estudo colocará em perspetiva a importância da presença do livro na rotina escolar, orientando-nos pelas seguintes questões: i) Qual o contributo do livro literário para a infância no envolvimento das crianças nas atividades e nas suas aprendizagens em contexto de pré-escolar?; ii) Qual a diferença entre o nível de envolvimento das crianças em atividades interdisciplinares com o uso do livro, comparando com aquelas em que o livro não foi usado?; iii) Qual a diferença entre o nível de ampliação de aprendizagens proporcionadas por atividades interdisciplinares com o uso do livro e proporcionadas por atividades interdisciplinares sem o uso do livro? No âmbito metodológico, a investigação realizada é de natureza qualitativa, tendo havido lugar a notas de campo, grelhas de observação, rubricas de avaliação dos aspetos em análise – níveis de envolvimento, seguindo a escala de Laevers, e de aprendizagem das crianças – e videogravação das atividades interdisciplinares estudadas. Nesta investigação participaram: duas estagiárias; uma sala de jardim de infância; duas turmas de 1.º ano do 1.º CEB, sendo uma o grupo experimental (atividades interdisciplinares com recurso ao livro) e outra, o de controlo (atividades interdisciplinares sem recurso ao livro). A análise dos dados obtidos permitiu obter uma visão mais clara e segura acerca do uso da literatura para a infância, a par das atividades interdisciplinares, no âmbito pedagógico, nomeadamente em contexto de pré-escolar e 1.º CEB. Efetivamente, foi possível compreender que o livro literário pode contribuir de forma positiva para o envolvimento e para a aprendizagem dos alunos, destacando-se os bons resultados obtidos na área de Português.
- Moving to E@D – Transformação Digital do Ensino Superior em Tempo de PandemiaPublication . Messias, Inês; Paiva, Ana; Loureiro, Ana; Paz, João; Seco, Carlos; Vieira, Márcia; Cardoso, Paula; Cristina Castro Loureiro, Ana; Morgado, Lina; Aires, Maria Luísa; Seabra, Fernando; Paz, João; Rocha, AntonietaNos últimos 20 anos, tem-se assistido à digitalização da sociedade. Com o COViD-19, a transição para o digital foi imediata. Nas instituições de ensino superior (IES) portuguesas, esta realidade foi imposta em março de 2020, obrigando a transitar para o ensino remoto de emergência (ERE), levando docentes e estudantes a adaptarem-se rapidamente para o ensino online. Surgiram preocupações com a eventual diminuição da qualidade, a falta de acesso às tecnologias, de experiência e de tempo de preparação. Este projeto surgiu no contexto desta realidade, e procurou agrupar várias instituições a fim de compreender como as IES em Portugal experienciaram esta transição, e quais as práticas pedagógicas e comunicacionais foram adotadas. Adotou-se uma metodologia de investigação de carácter misto. Aplicou-se um questionário a estudantes de IES, seguindo-se de entrevistas semiestruturadas, a estudantes e docentes, procurando compreender as suas experiências com maior profundidade. Os resultados agora apresentados foram recolhidos após o primeiro confinamento, considerando-se a análise aqui apresentada ainda como preliminar.
- Recomendações para a Promoção do Bem-Estar Digital nas EscolasPublication . Cosmi, Nada; Simão, Ana Margarida Veiga; Monteiro, Angélica; Lázaro, Cecília; Magalhães, Ceestino; Ponte, Cristina; Patrão, Ivone; Brites, Maria José; Lucas, Margarida; Ferreira, Pedro; Pereira, Sara; Silva, Sofia Marues da; Seixas, Sónia; Seixas, Sónia Raquel; Castro, TeresaEm 2020, a União Europeia (UE) lançou o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) – Reconfigurar a educação e a formação para a era digital – numa iniciativa política que pretende apoiar a adaptação dos sistemas de ensino dos Estados-Membros à designada era digital, e no sentido de assegurar uma educação digital de elevada qualidade, inclusiva e acessível na Europa: Em Portugal está em curso um Programa de Digitalização para as Escolas, com vista à integração transversal das tecnologias digitais nas áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, que visa contribuir para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos. Assim, além do acesso a equipamentos e a conectividade, os alunos dos ensinos básico e secundário, das escolas da rede pública de Portugal Continental, têm a oportunidade de beneficiar da inovação e da integração do digital em contexto educativo, sobretudo do valor acrescentado que aquele pode trazer não só em termos pedagógicos, para a melhoria da qualidade das aprendizagens, mas também como adjuvante à formação de cidadãos aptos a lidarem com os desafios presentes e futuros. Atualmente, é consensual que o uso de diversas ferramentas digitais e o acesso à Internet têm um papel fundamental na vida dos alunos, independentemente da faixa etária, sendo utilizadas como meios de comunicação, socialização, lazer, aprendizagem e de realização de tarefas. No entanto, importa considerar o impacto que a sua utilização pode ter no bem-estar de todos, e ter presente quais são as oportunidades e os riscos associados à utilização dos dispositivos digitais, particularmente pelas crianças e pelos jovens. Este guião pretende apoiar os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/Ena) na definição de estratégias de implementação de medidas que contribuam para que os dispositivos digitais sejam utilizados de forma equilibrada, permitindo a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e o desenvolvimento das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Este documento disponibiliza um breve levantamento de oportunidades e de riscos do uso do digital, bem como um conjunto de recomendações para o bem-estar digital nas escolas a serem adotadas e adaptadas de acordo com as especificidades de cada contexto educativo.