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Advisor(s)
Abstract(s)
A introdução das tecnologias digitais na vida das nossas crianças e jovens, tem vindo simultaneamente a traduzir-se em novas formas de comunicação, em muitos aspetos diferentes das nossas comunicações em contextos presenciais. No presente livro, partimos da caracterização de algumas especificidades da comunicação mediada pelo ecrã que, por seu lado, ajudam a melhor esclarecer a diferenciação entre bullying e cyberbullying assim como a maior facilidade com que estes comportamentos ocorrem. Abordamos os diferentes tipos de discurso utilizados no ciberespaço (conteúdos digitais), as diversas disseminação, as ações de cyberbullying mais frequentes e discutimos a multiplicidade de papéis que, direta ou indiretamente, os envolvidos em comportamentos de cyberbullying podem desempenhar. De igual modo, são apresentados alguns sinais que podem constituir um alerta a que os adultos devemos estar particularmente atentos, designadamente em casos de vitimização. Em seguida, apresentamos de forma sintética, alguns resultados da investigação empírica realizada fundamentalmente nos últimos 10 anos, em diversos países, no âmbito dos comportamentos de cyberbullying, nomeadamente a sua prevalência, diferenças de género, fatores facilitadores, motivações e repercussões vivenciadas.
Description
Keywords
Cyberbullying Prevenção Intervenção
Pedagogical Context
Citation
Seixas, S., Fernandes, L. & Morais, T. (2016). Cyberbullying: um guia para pais e educadores. Lisboa: Plátano.