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- Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentávelPublication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barradas, Luis CS; Nascimento, JoãoAs Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel a desempenhar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) uma vez que podem promover a sensibilização, a compreensão e a ação em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As IES contribuem para provocar mudanças e transformações na sociedade, promovendo políticas, estratégias e métodos que permitam a construção de um mundo mais sustentável. Identificar os conhecimentos a adquirir e as atitudes e os comportamentos a desenvolver, pelos estudantes do Ensino Superior no âmbito do DS, é um desafio que merece ser prosseguido. Os estudantes das IES devem estar conscientes dos ODS e da forma como podem contribuir para a sua prossecução, não só enquanto estudantes, mas também como futuros profissionais e decisores em diferentes áreas (Bello et al., 2020; Leal Filho et al., 2019). O objetivo desta revisão da literatura é identificar os estudos existentes que abordam os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes do ensino superior em relação ao DS e/ou aos ODS e sintetizar os seus principais resultados. Vários estudos têm-se centrado em fatores diretamente relacionados com os estudantes do ensino superior, contribuindo para medir os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao DS: (i) Borges (2019) mostrou que havia conhecimentos e atitudes muito favoráveis em relação ao DS entre estudantes do ensino superior, porém os comportamentos foram menos favoráveis; (ii) Balakrishnan et al. (2020) verificaram que os inquiridos tinham perceções e atitudes positivas em relação a todas as dimensões da sustentabilidade - ambiental, económica e social; (iii) Eagle et al. (2015) revelaram com o seu estudo que os estudantes mostram uma tendência para considerar que as questões fundamentais estão fora do seu controlo pessoal e acreditam que as soluções têm de ser encontradas por outros; (iv) em Al-Naqbi e lshannag (2018) os estudantes demonstraram uma elevada compreensão, atitudes positivas muito fortes e comportamentos moderadamente positivos em relação à EDS e ao ambiente; (v) os resultados de Zamora-Polo et al. (2019) mostram que o conhecimento dos ODS é baixo; foram encontradas diferenças significativas entre as pontuações obtidas nas implicações profissionais e pessoais dos ODS; (vi) segundo Leiva-Brondo et al. (2022) muitos estudantes afirmam estar cientes dos ODS, mas a maioria não tem uma compreensão completa destes 17 objetivos e da sua implementação atual, apesar de acreditarem que os ODS são importantes na sua vida quotidiana; (vii) Afroz e Ilham (2020) mostraram que os inquiridos têm um elevado conhecimento e uma atitude positiva em relação aos ODS. Neste trabalho, após a sistematização das principais conclusões dos estudos selecionados, apresenta-se algumas lacunas existentes na investigação, bem como orientações para estudos futuros.
- Cyber ethics of blockchain, AI and worldcoinPublication . Rodrigues, DarioThis paper discusses the evolution of cyber ethics steered by blockchain technology (BT), artificial intelligence (AI), and, perhaps, Worldcoin, which is an ambitious global project to build a decentralized "proof-of-personhood" encrypted in an anonymous "World ID" for each human being. To investigate the digital conundrum and evaluate the ethical implications of BT, Explainable AI (XAI), and Worldcoin, the "Cyberethics-Mix" framework will be a compass oriented to four cardinal points of ethics in cyberspace: Privacy (data protection), Property (data ownership), Precision (data accuracy), and Pervasiveness (data access). The paper's main conclusion is the ethical desirability of an inclusive and decentralized policy in cyberspace.
- Are non-starters accumulating enough load compared with starters? Examining load, wellness, and training/match ratios of a European professional soccer teamPublication . Oliveira, Rafael; Canário-Lemos, Rui; Morgans, Ryland; Rafael-Moreira, Tiago; Vilaça-Alves, José; Brito, JoãoBackground The aims of the study were to: (i) compare accumulated load and wellness between starters and non starters of a European professional soccer team; (ii) analyze the relationships between wellness and load measures and; (iii) compare training/match ratio (TMr) of external and internal load between starters and non-starters. Methods Ten players were considered starters while seven were classifed as non-starters over a 16-week period in which six training sessions and match day (MD) were considered in each weekly micro-cycle. The following meas‑ ures were used: wellness (fatigue, quality of sleep, muscle soreness, stress, and mood); load (rated of perceived exertion (RPE), session-RPE (s-RPE), high-speed running (HSR), sprinting, accelerations (ACC) and decelerations (DEC)). Accumulated wellness/load were calculated by summing all training and match sessions, while TMr was calculated by dividing accumulated training load by match data for all load measures and each player. Mann–Whitney U test was used for wellness variables, while independent T-test was used for the remaining variables to compare groups. Moreover, relationships among variables were explored using the Spearman’s Rho correlation coefcient. Results The main results showed that non-starters presented higher signifcant values for fatigue (p<0.019; g=0.24) and lower signifcant values for duration (p<0.006; ES=1.81) and s-RPE (p<0.001; ES=2.69) when compared to start‑ ers. Moreover, positive and very large correlation was found between quality of sleep and RPE, while negative and very large correlation were found between stress and deceleration, and mood and deceleration (all, p<0.05). Finally, non-starters presented higher values in all TMr than starters, namely, RPE (p=0.001; g=1.96), s-RPE (p=0.002; g=1.77), HSR (p=0.001; g=2.02), sprinting (p=0.002; g=4.23), accelerations (p=0.001; g=2.72), decelerations (p<0.001; g=3.44), and duration (p=0.003; g=2.27). Conclusions In conclusion, this study showed that non-starters produced higher TMr in all examined variables despite the lower match and training durations when compared with starters, suggesting that physical load was adjusted appropriately. Additionally, higher RPE was associated with improved sleep while higher number of decelerations were associated with decreased wellness, namely, stress and mood for non-starters.
- Projeto TIME2ACT@SD – time to act through sustainable experiences for higher education studentsPublication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Nascimento, João; Barradas, Luis CS; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Gonçalves, Catarina; Piki, Andriani; Flouraki, Katerina; Gelfgren, Veronica; Mongelli, Tito Livio; Güzel, AlperA Agenda 2030 das Nações Unidas definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados a vários os níveis: internacional, nacional, regional e local CCS2023 – 5ª Conferência Campus Sustentável 190 (United Nations, 2015). A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) tem um papel importante na concretização dos 17 ODS (UNESCO, 2017). Pretende-se apresentar as metas e os objetivos do projeto Erasmus+ TIME2ACT@SD, enquanto contributo para a EDS no contexto do ensino superior europeu (Time2Act@SD, 2023). O TIME2ACT@SD tem como objetivo atuar nos ambientes de aprendizagem, apoiando professores e estudantes do ensino superior na melhoria ao nível dos conhecimentos, das competências e das atitudes no domínio da EDS e dos ODS, independentemente da área de formação e dos currículos dos estudantes. O projeto adota uma abordagem holística, incluindo a sustentabilidade ambiental, social e económica, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, Bélgica, Chipre e Turquia. Os estudantes e professores das IES serão envolvidos no desenvolvimento de todo o projeto, desde a fase de diagnóstico de necessidades até ao teste dos outputs. Este é, aliás, um dos elementos inovadores do projeto, assim como a garantia de maior adesão e impacto do projeto. O TIME2ACT@SD procura produzir recursos educativos abertos e promover iniciativas para colmatar a falta de conhecimentos e competências, bem como mudar atitudes em relação ao Desenvolvimento Sustentável (DS), dos jovens que frequentam o ensino superior. Através de práticas inovadoras de formação e educação (recorrendo a MOOC e estratégias de gamificação) e de metodologias ativas (workshops e bootcamps, enquanto atividades de carácter experimental), o projeto pretende promover a literacia do grupo-alvo no domínio do DS/ODS, bem como alterações comportamentais no que respeita a preferências individuais, sensibilização para o DS, hábitos de consumo e estilos de vida. Os outputs do projeto serão desenvolvidos para promover os três níveis de aquisição de competências de sustentabilidade: conhecimento (aprendizagem conceptual), saber-fazer (competências práticas) e fazer (ligado à demonstração em ação e à sua transferibilidade para situações da vida real).
- Teaching sustainability for primary schoolPublication . Cavadas, Bento; Branco, Neusa; Colaço, Susana; Linhares, ElisabeteThe increasing concern on sustainability and sustainability education led to the development of the European sustainability competence framework (GreenComp). One aim of GreenComp is to promote sustainability education for the European citizens, developing their competencies and expecting they mobilize it in different contexts. This competence development is relevant for in-service teachers, future teachers or other higher education students that are coursing degrees related to environmental education. These key players in education have an important role in the teaching of young people and in the development of skills, attitudes, and values, which are necessary to deal with sustainability and the problems that harm it. Considering sustainability and environmental education as key issues for the professional development of educators, this poster aims to contribute to the goals of the conference theme “Perspectives and practices in teacher professional development”. The purpose of this poster is to present part of the work developed by ERASMUS Teacher Academy Project – Teaching Sustainability (TAP-TS), focusing teaching sustainability for primary schools and how this pedagogical approach was mobilized with in-service teachers and future teachers. The TAP-TS project aims to engage teachers, future teachers, and teacher educators to co-create professional learning communities, experiences, and materials, which reflect sustainability topics, values, and perspectives and research-based insights around teacher professional learning and education for sustainability. The work presented in this poster crossed one academic year and followed a qualitative research design, producing knowledge about the dynamics of collaboration of educators in the piloting of sustainability resources focused on primary schools. The process used and some of its results and resources produced are going to be described. The resources produced under the TAP-TS project for teaching sustainability and its focus on global sustainability education are, therefore, relevant to the goals of the ATEE winter conference.
- Musicoterapia como estratégia adaptativa para o recem-nascido á vida extrauterinaPublication . Barros, Natalina; Guerra, AçucenaObjetivo: Mapear a evidência sobre os benefícios da musicoterapia para a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina. Introdução: O feto desenvolve capacidades sensoriais, nomeadamente a audição, ainda durante a gestação sendo o ambiente intrauterino rico em estimulação acústica. O recém-nascido, após o nascimento é confortado pela audição destes sons, sendo o white noise um som que evoca o meio intrauterino. A musicoterapia produz efeitos benéficos na dor, conforto, choro e parâmetros vitais dos recém-nascidos como a regulação da frequência cardíaca e respiratória, promoção e indução do sono e fortalecimento da vinculação. Assim a estimulação musical pode ser aplicada para reduzir efeitos adversos e melhorar a adaptação dos recém-nascidos à vida extrauterina. Critérios de inclusão: Os participantes incluídos são os recém-nascidos. Os conceitos são musicoterapia; white noise; trabalho de parto; recém-nascido e vida extrauterina; e o contexto é “open”. Foram incluídos estudos em qualquer idioma, produzidos e publicados em qualquer país do mundo. Métodos: Foi realizada uma revisão segundo o protocolo de Scoping Review preconizado pelo Joanna Briggs Institute®. Os termos utilizados para a pesquisa foram: “Infant, Newborn”; “Music Therapy”; “White noise”; “Intrauterine Sounds”; “Delivery, Obstetric”; “Parturition”; “Labor, Obstetric”; “Intrapartum, Care”; “Postpartum Care” e “Postpartum”, nas bases de dados CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, MEDLINE Complete, MedicLatina, PubMed e Google Scholar em abril de 2023. A pesquisa, a análise, a extração e síntese dos dados foram realizadas pelas revisoras tendo sido excluídos os artigos que não cumpriam os critérios acima referidos. Resultados: A utilização da musicoterapia traz benefícios ao recém-nascido por melhorar a sua estabilidade hemodinâmica, traz benefícios comportamentais por melhorar o sono e choro e tem implicações benéficas na relação com melhoria do processo de vinculação, tudo situações que melhoram a sua adaptação à vida extrauterina. Conclusões: A musicoterapia é uma intervenção não invasiva, eficaz e económica que ajuda os enfermeiros na criação de um ambiente de promoção da saúde, bem-estar e conforto que pode ser recomendada como um método alternativo, seguro e não farmacológico para reduzir o stress e melhorar o bem-estar materno-fetal e neonatal ajudando o recém-nascido na sua adaptação à vida extrauterina.
- As intervenções do enfermeiro especialista em saude materna e obstetrica na promoção da sexualidade satisfatória no pos-parto.Publication . Marmelo, Joana; Palma, Sara; Palma, SaraA gravidez é um processo altamente desafiador para o casal, sujeito a diversos processos de transição individuais, e em particular na sexualidade dos mesmos. A intervenção do Enfermeiro-Especialista-em-Enfermagem-de-Saúde-Materna-e-Obstétrica deve acompanhar os indivíduos em todas as fases do pré ao pós-parto, empoderando a mulher/casal na tomada de decisão sobre a sua saúde, promovendo uma sexualidade satisfatória ao longo da gravidez e em particular no pós-parto. Foi desenvolvida uma scoping review com o objetivo de mapear a evidência disponível sobre das intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, promotoras de uma sexualidade satisfatória no pós-parto, tendo se obtido três artigos para análise. Os resultados mostram-nos que os profissionais de saúde reconhecem que a sexualidade continua a ser menosprezada na prática por falta de conhecimento e à vontade para abordar o tema junto dos casais, sendo um tema que deve ser incluído nas consultas. Neste relatório, a análise dos cuidados de enfermagem foi feita à luz da Teoria das Transições desenvolvido por Afaf Meleis. Procedeu-se a uma análise crítica das atividades desenvolvidas ao longo do estágio realizado num bloco de partos.
- Análise dos ativos intangíveis e do Valor Acrescentado Bruto na indústria portuguesa do vestuárioPublication . Pereira, Agostinho; São João, Ricardo; Araújo, Luís Fernando Ferreira de; Ferreira, LuísA presente investigação tem como objetivo analisar a relação entre o Valor Acrescentado Bruto (VAB) e os Ativos Intangíveis no setor têxtil português (subsetor indústria do vestuário), no período de 2010 a 2017, tendo em consideração a dimensão da empresa. A metodologia adotada na investigação empírica é de natureza quantitativa, tendo por base a estatística descritiva e inferencial, com particular ênfase na análise bivariada através de coeficientes de correlação linear. No tocante à metodologia utilizada na revisão da literatura assenta numa pesquisa bibliográfica. Os resultados empíricos na estatística descritiva indicam que podemos tomar como representativas as médias amostrais do VAB e dos ativos intangíveis. Ao estratificarmos a análise por dimensão de empresa, no VAB as médias amostrais são representativas não se verificando o mesmo para os ativos intangíveis. Na análise inferencial concluímos que as correlações são estatisticamente significativas, ou seja, que existem relações positivas entre o VAB e os ativos intangíveis e entre o VAB e os ativos intangíveis nas médias empresas, no subsetor indústria do vestuário. Esta investigação original pretende ser um contributo para as comunidades académica e empresarial possibilitando um conhecimento adicional das relações entre os ativos intangíveis e o VAB, no período pós definhamento da fileira têxtil (entre 2002 e 2009) e entrada em vigor do SNC (2010) para o subsetor da indústria do vestuário.
- Comparisons and associations among anthropometric indices of first and second division and assistant soccer refereesPublication . Samarein, Meysam Rostamzadeh; Samanipour, Mohammad Hossein; Asjodi, Foad; Shokati, Pooya; Fallahi, Zanyar; Brownlee, Thomas E.; Brito, João; Bragazzi, Nicola Luigi; Oliveira, RafaelIntroduction: Body composition is an important predictor of performance and a key component of health and physical fitness. Therefore, the purposes of this study were to compare soccer referees of the first and second divisions and field assistant referees from Iran and to analyze associations of a body shape index (ABSI), body adiposity index (BAI), abdominal volume index (AVI), body roundness index (BRI), conicity index (ConI), and body mass index (BMI) with body fat percentage (%BF). Methods: A total of 270 male soccer referees from the first (n = 124) and second (n = 72) divisions and assistant referees (n = 74) participated in this study. Skinfold thickness (measured at the chest, biceps, triceps, subscapular, abdominal, iliac crest, and front thigh), height, weight, hip circumference, and waist circumference were assessed to evaluate waist-to-height ratio (WHtR), %BF, and also ABSI, BRI, BAI, ConI, and AVI according to the ISAK protocol. Results: The main results indicated differences in WHR, WHtR, ABSI, BRI, AVI, ConI, and BF% with the assistant referees presenting higher values (p < 0.05). When considering the backward selection model, there were some associations with %BF in each group, specifically BMI, BAI, and ABSI in the first division; BMI, WHR, and ABSI in the second division; and BMI in the assistant referee group (all p < 0.05). Discussion: The present study did not confirm the hypothesis that the first-division referees presented better body composition-related variables than the second division or assistant referees. Instead, it showed that the assistant referees that participated in both divisions showed a tendency to higher values which suggests that the level of division is not a major factor when analyzing body composition.
- A ligação escola-família mediada pelas tecnologiasPublication . Correia, Joana Alexandra Santos; Novo, CristinaO presente relatório descreve o percurso efetuado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo, evidenciando as aprendizagens e as experiências vividas nas Práticas de Ensino Supervisionado, em contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo. Refere, também, o exercício investigativo sobre “A ligação Escola Família mediada pelas tecnologias”, tendo como ponto de partida a seguinte questão problema: Como é que as tecnologias de informação e comunicação podem ser um recurso facilitador do envolvimento Escola-Família?. Seguiu-se uma metodologia de carater qualitativa, com uma amostra de 65 encarregados de educação e 4 docentes. Os instrumentos utilizados foram o inquérito por entrevista e por questionário. A análise dos resultados permitiu compreender que os encarregados de educação utilizam as tecnologias de informação e comunicação para comunicar com os docentes, sendo que consideram-nas uma ferramenta benéfica para comunicar informações e por vezes, para acompanhar o quotidiano das atividades dos seus educandos.