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- Empowerment dos adolescentes numa sexualidade saudável e responsavelPublication . Apolinário, Ana; Barroso, Isabel; Spínola, AnaO relatório que se apresenta, descreve o estágio realizado, no âmbito do curso de Mestrado de Enfermagem de Saúde Comunitária, na opção da realização de um estágio profissional, cujo título é o empowerment dos adolescentes numa sexualidade saudável e responsável, A sua estrutura pretende dar visibilidade à intervenção de enfermagem comunitária desenvolvida na unidade de cuidados na comunidade de Coruche para a aquisição de competências de enfermeira especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Descreve as oportunidades de aprendizagem, que favoreceram o desenvolvimento de competências no âmbito do planeamento em saúde, através da implementação de um projeto de intervenção de saúde comunitária num grupo de adolescentes que frequentavam o ensino profissional na escola profissional de Coruche. Prioriza a área da educação sexual como um determinante em saúde, desenvolve a promoção do empowerment dos adolescentes para uma sexualidade saudável e responsável, através de intervenções de enfermagem, utilizando metodologias dinâmicas centradas no adolescente e no grupo. O enquadramento teórico e metodológico utilizado teve por base o modelo ecológico de Bronfenbrenner, e o modelo de enfermagem de Betty Neuman. Para enquadrar a prática clinica de enfermagem desenvolvida na evidência mais atual, recorreu-se à metodologia científica da revisão sistemática da literatura, para assim permitir e potenciar o desenvolvimento do empowerment dos adolescentes para uma sexualidade saudável e responsável. A análise dos artigos selecionados revelou que a educação sexual só é eficaz se os técnicos utilizarem estratégias inovadoras e dinâmicas, permitindo assim o desenvolvimento do pensamento crítico do adolescente, levando-o a escolher o comportamento mais seguro e responsável. Os programas educativos nesta área devem contemplar sempre a família e o ambiente sócio-cultural em que o adolescente está inserido, mas para serem eficazes devem respeitar as seguintes etapas: levantamento das necessidades de formação, planeamento, execução e avaliação. ABSTRACT The report shows that, describes the stage performed under the Master course in Community Health Nursing, the option of conducting a traineeship whose title is the empowerment of adolescent sexuality in a healthy and responsible The structure aims to give visibility to the intervention of community nursing care unit developed in Coruche community to acquire skills of nurse specialist in community nursing and public health. Describes learning opportunities, which favored the development of skills within the health planning, through implementation of a project of community health intervention in a group of adolescents attending vocational school professional Coruche. Prioritizes the area of sex education as a determinant in health, develops promoting empowerment of teens to healthy sexuality and responsible, through nursing interventions using dynamic methodologies focused on teen and the group. The theoretical and methodological framework used was based on the ecological model of Bronfenbrenner and nursing model of Betty Neuman. To frame the clinical practice of nursing developed in the most current evidence, appealed to the scientific methodology of the systematic literature review, thus enabling the development and enhance the empowerment of teens to healthy sexuality and responsible. The analysis of the selected articles revealed that sex education is only effective if the technicians use innovative strategies and dynamic, allowing the development of critical thinking teenager, leading him to choose the most safe and responsible behavior. Educational programs in this area should always include the family and socio-cultural environment in which the adolescent is inserted, but to be effective must comply with the following steps: training needs assessment, planning, implementation and evaluation.
- A hybrid recommender strategy on an expanded content manager in formal learningPublication . Madeira, Filipe; Quaresma, Rui; Abreu, S.The main topic of this paper is to find ways to improve learning in a formal Higher Education Area. In this environment, the teacher publishes or suggests contents that support learners in a given course, as supplement of classroom training. Generally, these materials are pre-stored and not changeable. These contents are typically published in learning management systems (the Moodle platform emerges as one of the main choices) or in sites created and maintained on the web by teachers themselves. These scenarios typically include a specific group of students (class) and a given period of time (semester or school year). Contents reutilization often needs replication and its update requires new edition and new submission by teachers. Normally, these systems do not allow learners to add new materials, or to edit existing ones. The paper presents our motivations, and some related concepts and works. We describe the concepts of sequencing and navigation in adaptive learning systems, followed by a short presentation of some of these systems. We then discuss the effects of social interaction on the learners’ choices. Finally, we refer some more related recommender systems and their applicability in supporting learning. One central idea from our proposal is that we believe that students with the same goals and with similar formal study time can benefit from contents' assessments made by learners that already have completed the same courses and have studied the same contents. We present a model for personalized recommendation of learning activities to learners in a formal learning context that considers two systems. In the extended content management system, learners can add new materials, select materials from teachers and from other learners, evaluate and define the time spent studying them. Based on learner profiles and a hybrid recommendation strategy, combining conditional and collaborative filtering, our second system will predict learning activities scores and offers adaptive and suitable sequencing learning contents to learners. We propose that similarities between learners can be based on their evaluation interests and their recent learning history. The recommender support subsystem aims to assist learners at each step suggesting one suitable ordered list of LOs, by decreasing order of relevance. The proposed model has been implemented in the Moodle Learning Management System (LMS), and we present the system’s architecture and design.
- A qualidade da informação contabilística antes e após a adoção das normas internacionais de contabilidade:o caso portuguêsPublication . Pinheiro, Mário; Lopes, Ilídio TomásNo mercado financeiro global, existe uma diversidade contabilística o que pode constituir uma barreira à compreensão das demonstrações financeiras divulgadas. Na sequência da estratégia adotada no Regulamento (CE)n.º 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho de 19 de julho, desde 1 de janeiro de 2005 que as sociedades cotadas são obrigadas a elaborar as suas contas consolidadas de acordo com as normas do IASB. Nem sempre os resultados empíricos evidenciam uma melhoria na qualidade decorrente da adoção das normas do IASB no caso alemão. Estudámos o caso português e não encontramos evidência de que, aplicando as normas do IASB, tenha conduzido a uma melhoria na qualidade e consequentemente na utilidade da informação contabilística divulgada. Para além disso, analisámos o efeito das reservas nas Certificações Legais das Contas com as restantes variáveis (Resultado Líquido e Capital Próprio) e encontrámos evidência de que os relatórios dos auditores às contas são uma variável relevante na medida em que a existência de reservas produz efeitos na capitalização dos títulos dessa entidade.
- O ensino e a aprendizagem dos números racionais e a utilização de materiais manipuláveisPublication . Casaca, Ana Carolina Fragoso; Branco, NeusaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e divide-se em duas partes principais. A primeira apresenta uma análise do percurso realizado na prática de ensino supervisionada com base nas experiências de estágio no 1.º e 3.º anos do 1.º ciclo e do 5.º e 6.º anos do 2.º ciclo do ensino básico, em Português, História e Geografia de Portugal, em Matemática e em Ciências da Natureza. A segunda apresenta a componente investigativa deste trabalho que se centra no ensino-aprendizagem dos números racionais e na utilização de materiais manipuláveis. O estudo segue uma metodologia qualitativa, envolvendo o trabalho com alunos do 3.º e do 5.º anos. Realizaram-se três tarefas com a utilização de material manipulável no início do estudo dos números racionais na representação em forma de fração. Os resultados salientam o contributo desses materiais para a aprendizagem dos alunos neste contexto. - This Training Report was prepared under the “Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico” (Master in Teaching) and is divided into two main parts. The first one presents an analysis of the route taken in monitored teaching practice based on experiences in internship in grades 1 and 3 of the 1st cycle of primary school and grades 5 and 6 of the 2nd cycle of primary school in Portuguese, Portuguese History and Geography, Mathematics and Natural Sciences. The second one presents the investigational component of this work that focuses on the teaching and learning of rational numbers and the use of manipulative materials. The study follows a qualitative methodology, involving working with grades 3 and 5 students. Three tasks were carried out with the use of manipulative materials at the beginning of the study on rational numbers represented as fractions. The results emphasize the contribution of these materials in the learning of rational numbers of grades 3 and 5 students
- Parasitismo gastrintestinal em burras de raça Mirandesa – Couço, PortugalPublication . Cunha, Bárbara; Crespo, Maria Virgínia; Carvalho, M.; Carvalho, F.; Rosa, FernandaEm Portugal, a partir da última metade do século passado, os asininos foram deixados ao abandono e a Raça Mirandesa esteve quase à beira da extinção. No entanto, após medidas tomadas para a sua preservação, aumentaram em número e têm sido utilizados principalmente em atividades lúdico-ocupacionais. Atualmente, a produção de leite de burra é outra vertente de utilização, quer na indústria cosmética, quer na alimentação, como leite de substituição em crianças com reação à lactose. Objetivos Neste estudo pretendeu-se determinar o parasitismo gastrintestinal, bem como a sua influência na produção de leite, em fêmeas do efetivo de asininos de raça Mirandesa, pertencentes à Naturasin - Criação de gado asinino, Lda, em exploração no Couço. Material e métodos Durante um período de sete meses (janeiro a julho de 2012), efetuaram-se, quinzenalmente, recolhas indiretas de fezes, a 50% das fêmeas em lactação, num total de 14 colheitas. As amostras foram sujeitas a análises coprológicas qualitativas (técnica de Willis) e quantitativas (técnica de McMaster) e a coproculturas. Após a primeira e a décima colheita os animais foram desparasitados com Eprinomectina (1ml/10Kg PV) (Eprinex®). Resultados Identificaram-se ovos de estrongilídeos gastrintestinais (EGI) e do tipo ascarídeo e oocistos de Eimeria sp. As médias de eliminação de ovos de estrongilídeos por grama de fezes (OPG) variaram entre 70 EGI/OPG e 3786 EGI/OPG. Na terceira, sexta, décima e décima terceira colheitas, coincidentes com períodos peri-parto, algumas fêmeas apresentaram eliminações graves, sendo o valor máximo atingido de 9600 EGI/OPG. As coproculturas permitiram identificar larvas de terceiro estadio dos géneros Strongyloides, Triodontophorus e Cyathostomum, sendo este último o mais frequente. De uma maneira geral, a produção diária de leite ao longo do estudo esteve sempre acima do valor referência (1,5 L/animal), pelo que, apesar de algumas oscilações, a eliminação parasitária exibida não parece ter influenciado aquela produção. Conclusões O parasitismo registado foi idêntico ao referido por outros autores para esta espécie animal e o estado fisiológico das fêmeas em estudo, condicionou o tipo e o grau das eliminações parasitárias, independentemente das desparasitações efetuadas.
- Parasitismo gastrintestinal e o seu controlo em asininos residentes nas Salinas do Samouco – Alcochete, PortugalPublication . Brito, Madalena; Crespo, Maria Virgínia; Ramos, M.J.; Rosa, FernandaIntrodução As alterações sócioeconómicas ocorridas em Portugal nos últimos 100 anos, a crescente mecanização da agricultura e o desenvolvimento dos transportes, levaram à redução e ao abandono da Raça asinina Mirandesa. Atualmente são utilizados como animais companhia, em asinoterapia e em atividades ecoturísticas, estando assim associados a um extenso património social, cultural, económico e ecológico que importa preservar. Objetivos Com este trabalho pretendeu-se avaliar o tipo e grau de parasitismo e o controlo do Período de Reaparecimento de Ovos (PRO), com vista à implementação de um programa profilático no núcleo de oito asininos residentes (seis adultos e duas crias) na Fundação para a Proteção e Gestão Ambiental, nas Salinas do Samouco, sob responsabilidade da câmara municipal de Alcochete. Material e métodos O estudo decorreu entre abril e dezembro de 2011, com recolhas de fezes, quinzenalmente, a cada animal. Realizaram-se exames coprológicos qualitativos (técnica de Willis) e quantitativos (técnica de McMaster) e coproculturas. No total, realizaram-se 18 colheitas. Os animais foram desparasitados com ivermectina (Eqvalan®), e a sua eficiência foi avaliada pelo PRO. Resultados Nas amostras de fezes analisadas, identificaram-se ovos de estrongilídeos gastrintestinais (EGI), nos animais adultos e de Strongyloides sp. e ascarídeos, em apenas dois animais, nascidos durante o estudo. As médias de eliminação de ovos de estrongilídeos por grama de fezes (OPG) variaram entre 0 EGI/OPG e 557 EGI/OPG; no entanto, uma das fêmeas em período de periparto, apresentou eliminações severas com o valor máximo de 2700 EGI/OPG. Identificaram-se larvas de terceiro estadio dos géneros Strongylus, Triodontophorus, Cyathostomum e Trichostrongylus. O género Cyathostomum foi o mais frequente, tendo-se identificado em todos os animais. Conclusões O tipo e o grau de parasitismo registados foram idênticos aos referidos por outros autores para esta espécie animal. Apesar do PRO ter ocorrido aos 60 dias após a desparasitação, as médias de eliminação acima dos 200 EGI/OPG, só se registaram aos 120 dias. Os machos apresentarem sempre infeções ligeiras e as fêmeas, 150 dias após a desparasitação, evidenciaram infeções mais severas, com médias de eliminação superiores a 550 EGI/OPG, pelo que o efetivo foi novamente desparasitado. As médias de eliminação ao longo do presente estudo sugerem a implementação de um esquema de tratamento bianual. Abstract Introdution The socio-economic changes that occurred in Portugal over the past 100 years, the increasing of mechanization of agriculture and transport development, led to a reduction and breeding pause of asinine Mirandesa breed. Nowadays asinine are used but as pets, in hippotherapy, in eco-tourism, thus being related to a vast social, cultural, economic and ecological heritage that should be preserved. Aims This work intended to evaluate the type and degree of parasitism and to check out for the Egg Reappearance Period (ERP), aiming to implement a prophylactic program in the nucleus of donkeys residents of the Foundation for Environmental Protection and Management in the Salinas Samouco by responsibility to the municipal council of Alcochete. Material and methods This study took place between Abril and December 2011 with a fortnight faeces sampling for each animal. Coprological exams by qualitative (Willis technique) and quantitative (McMaster techniques) and coprocultures were performed. The donkeys were dewormed with ivermectin (Eqvalan ®), and its effectiveness was evaluated by ERP. Results In stool samples analyzed, gastrointestinal strongyle (GS) eggs were identified in adult animals and Strongyloides sp. and ascaridids in animal born in April. The average of strongyle egg output ranged from 0 GS / EPG to 557 GS / EPG, however, one of the females showed high egg output rates (ranging from 1000 GS / EPG to a maximum of 2700 GS / EPG). Coprocultures allowed the identification of four different infective larvae: Strongylus, Triodontophurus, Cyathostomum and Trichostongylus.The genera Cyathostomum was the most frequent, identified in all animals. Conclusions The type and degree of parasitism was similar to that reported by other authors for this species. In spite of the occurrence of ERP 60 days after deworming, the average of egg output above 200 GS/EPG, only occurred 120 days after deworming. The males always showed light infections, by opposite females 150 days after deworming revealed more severe infections with the egg output average above > 550 GS/EPG, which was decisive for the administration of another deworming of all the animals. Thus, the egg output average observed during this study suggested the implementation of a biannual deworming program.
- Memórias do brincar e dos brinquedosPublication . Cavadas, Bento; Pereira, Diana; Borges, Sónia; Jesus, VâniaEste trabalho resulta do interesse dos investigadores em estudar a importância do brinquedo na infância. Como esse tema é vasto, o objetivo do estudo centrou-se na recolha de memórias de dez indivíduos sobre as brincadeiras e os brinquedos que estiveram culturalmente associados à sua juventude. O estudo foi realizado através de uma entrevista do tipo estruturado aplicada a indivíduos com faixas etárias intercaladas de dez em dez anos. O entrevistado mais novo tinha oito anos e o mais idoso noventa e cinco anos. Quanto questionados sobre o significado do conceito “brincar”, a grande maioria dos entrevistados associou-o a momentos de diversão típicos da infância. As restantes respostas mostram ainda a evolução significativa que os brinquedos sofreram. Essa evolução está pautada, por exemplo, nos materiais que os entrevistados das faixas etárias superiores associaram aos brinquedos da sua infância, pois na sua maioria eram simples (trapos, papel, etc.) ou provenientes do meio natural (madeira, canas, pedras, etc.), enquanto atualmente são feitos principalmente a partir de plásticos. Quanto às brincadeiras, constatou-se que os entrevistados mencionaram recordar-se de uma grande diversidade de brincadeiras na sua infância. Em suma, a análise das entrevistas permite concluir que os brinquedos e o ato de brincar marcaram indelevelmente a infância dos entrevistados.(Abstract: This project results from the interest of researchers in studying the importance of the toy in the childhood. As this subject is vast, the objective of this study was focused on collecting memories of ten individuals on games and toys which were culturally linked to their youth. This study was conducted through a structured type interview that applied to individuals with group ages interspersed every ten years. The youngest respondent was eight years old and the oldest was ninety-five years old. When they were asked about the meaning of the concept “play”, the vast majority of the respondents associated this with the typical fun moments of childhood. The remaining responses show the significant development that toys have suffered. This development is based, for example, on the materials that the respondents of the upper age groups associated with the toys of their childhood, because most of them were simple (rags, paper, etc.) or from the natural environment (wood, canes, stones, etc.) while currently they are mainly made from plastics. As for the tricks, it was found that the respondents mentioned that they remember a great diversity of tricks in their childhood. In short, the analysis of the interviews allows us to conclude that the toys and the act of play marked indelibly the childhood of the respondents.)