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- Um estudo sobre o erro ortográfico no 1º e 2º CEB – da identificação às estratégias de intervençãoPublication . Crespo, Andreia Filipa da Costa; Teixeira, Madalena; Mesquita, EliseteO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 2º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza, do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e está dividido em três partes. A Parte I apresenta as experiências de ensino-aprendizagem realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas, sendo feita uma reflexão sobre os vários momentos experienciados, tanto em contexto do 1º Ciclo, como do 2º Ciclo. A Parte II é relativa à componente investigativa sobre os erros ortográficos de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realizada numa turma do 1.º e noutra do 3.ºanos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e numa turma de 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos definidos para o efeito foram: i) Identificar erros ortográficos dos alunos do 1º e 3º e 5º ano; ii) Analisar os erros ortográficos dos alunos destas turmas; iii) Propor uma auto-correção aos alunos do 5ºano e reflexão sobre a mesma iv) Implementar estratégias de remediação; v) analisar os resultados dessa implementação. Finalmente, nesta parte, apresentamos as considerações finais. Na última parte, a III, encontra-se uma reflexão global acerca de todo o percurso desenvolvido ao longo da prática de Ensino Supervisionada, durante os 4 semestres que constituem este curso.
- Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacialPublication . Monteiro, Sónia Marisa dos Santos; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio integra duas partes, uma referente aos estágios e outra à componente investigativa. A primeira parte apresenta os contextos de estágio, os objetivos essenciais dos documentos reguladores da prática de ensino e as reflexões decorrentes do período de observação e intervenção, no que respeita ao planeamento, operacionalização e avaliação da atividade educativa. Foca as aprendizagens dos alunos proporcionadas pelas práticas que concretizei e o meu desenvolvimento nesses estágios. O estudo realizado teve como objetivo principal identificar o contributo da utilização do jogo, com recurso a materiais manipuláveis estruturados, no desenvolvimento do sentido espa- cial. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu o trabalho de quatro pares de alunos, dois do 3.º ano e dois do 6.º ano de turmas onde realizei estágio. Os dados foram recolhidos por documentos produzidos pelos alunos, na resolução das tarefas de diagnóstico, de avaliação e nos jogos, e por gravação áudio das interações ocorridas em cada par. Os resultados eviden- ciaram que os jogos contribuíram para uma melhoria das capacidades de representação e de descrição de figuras no plano e de identificação das suas propriedades. Contudo, apenas dois alunos do 3.º ano manifestaram uma melhoria significativa quanto à visualização espacial, essencialmente, na perceção figura-fundo.- This stage report contains two parts, one referring to the stages and other referring to the investigative component. The first part presents the contexts stage, the key objectives of the documents regulating the practice of teaching and learning and reflections resulting from the period of observation and intervention in relation to planning, implementation and evaluation in the educational activity. Focuses on students learning proportionate by practices that I made and my development in these stages. The study had as main objective identify the contribution of the use of the game, using manipulative materials structured, the development of spatial sense. The study was qualitative, involving the work of four pairs of students, two pairs of grade 3 and two pairs of grade 6, of classes where I made stage. Data were collected by documents produced by students in solv- ing the diagnostic tasks, evaluation tasks and games, and audio recording of the interactions which occurred in each pair. The results showed that games contributed to an improvement of the capacities of representation and description of figures in the plane and identify their proper- ties. However, only two students of grade 3 showed a significant improvement on the spatial visualization essentially in figure-ground perception.
- Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Susana Margarida Demétrio da; Uva, Marta; Cardona, Maria JoãoO presente relatório de estágio resume o trabalho que foi sendo desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e está organizado em duas partes. Na primeira parte, necessitei de recorrer a informação contida nos projetos de intervenção, nas planificações elaboradas pares e reflexões individuais, para descrever o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de estágio (educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e creche), bem como o consequente percurso de desenvolvimento profissional e de aprendizagem que estes me proporcionaram. Na segunda parte, precisei de fundamentar o trabalho de pesquisa realizado sobre a gestão de conflitos no espaço educativo - conceções de educadores de infância e de professores do 1º ciclo do ensino básico, recorrendo a diversos autores/as que estudam esta problemática e à realização de entrevistas com educadoras de infância e professoras do 1º ciclo do ensino básico. Considero que de uma maneira geral as principais conclusões prendem-se com as semelhanças das respostas dadas por parte das educadoras de infância e as diferenças destas com as respostas das professoras do 1º ciclo do ensino básico. Se por um lado esta disparidade pode derivar do facto de as educadoras de infância entrevistadas serem mais experientes, por outro lado, penso poder dizer que estas diferenças estão também relacionadas com a especificidade da educação pré-escolar e escolar, bem como, as diferenças na forma de conceber o papel dos conflitos no processo educativo e a relação adulto-criança. O(s) conflito(s) naturalmente fazem parte da vida de todos/as nós. “[…] O receio de enfrentar os conflitos, é um problema que afeta as práticas educativas e que carece de ser trabalhado com os/as docentes dos vários níveis de ensino, desde a formação inicial. […] Tomar consciência do conflito e trabalhá-lo no seu sentido educativo é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adultos, de alunos/as e docentes.” (Cardona et al, 2011, p.85)
- Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacialPublication . Monteiro, Sónia Marisa dos Santos; Colaço, Susana; Branco, NeusaO presente relatório de estágio integra duas partes, uma referente aos estágios e outra à componente investigativa. A primeira parte apresenta os contextos de estágio, os objetivos essenciais dos documentos reguladores da prática de ensino e as reflexões decorrentes do período de observação e intervenção, no que respeita ao planeamento, operacionalização e avaliação da atividade educativa. Foca as aprendizagens dos alunos proporcionadas pelas práticas que concretizei e o meu desenvolvimento nesses estágios. O estudo realizado teve como objetivo principal identificar o contributo da utilização do jogo, com recurso a materiais manipuláveis estruturados, no desenvolvimento do sentido espa-cial. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu o trabalho de quatro pares de alunos, dois do 3.º ano e dois do 6.º ano de turmas onde realizei estágio. Os dados foram recolhidos por documentos produzidos pelos alunos, na resolução das tarefas de diagnóstico, de avaliação e nos jogos, e por gravação áudio das interações ocorridas em cada par. Os resultados eviden-ciaram que os jogos contribuíram para uma melhoria das capacidades de representação e de descrição de figuras no plano e de identificação das suas propriedades. Contudo, apenas dois alunos do 3.º ano manifestaram uma melhoria significativa quanto à visualização espacial, essencialmente, na perceção figura-fundo.
- The importance of study for women and by women: Hannah More’s defence of female education as the path to their patriotic contributionPublication . Rodrigues, PatriciaIn the late eighteenth century we observe an intense debate regarding female education, an issue that generated great controversy and discomfort in society, as it threatened the long-established patterns of women’s inferiority which confined them to the domestic and private sphere. One of such writers was Hannah More who, though not defying the status quo, does claim for a more comprehensive education for women. The writer in question was a prominent literary figure of this period and her fame is not confined solely to her time; on the contrary, Hannah More is one of the authoresses of the eighteenth century who has known a renewed interest by modern readers. One of her works in particular illustrates her disappointment regarding the inadequate female education which she considered to be the source of many flaws, mistakes and imperfections traditionally associated with most women’s behaviour. More’s Strictures on the Modern System of Female Education, with a View of the Principle and Conduct Prevalent Among Women of Rank and Fortune (1799) stresses the importance of study for women and by women, since it was the only way they could ascend spiritually and promote the harmony in their proper, private sphere, that is, the domus.
- Atividade Física e Bem-estar Subjetivo: Estudo comparativo tendo em conta o nível de atividade física e o contexto formal e informal de práticaPublication . Teixeira, FabianaESTUDO I: A relação entre atividade física e bem-estar psicológico em praticantes e não praticantes de exercício RESUMO A prática regular de atividade física é fundamental sendo os seus benefícios cada vez mais reconhecidos, quer a nível fisiológico, quer psicológico. O principal objetivo da presente investigação foi avaliar a relação entre atividade física e bem-estar psicológico nos níveis de satisfação com a vida, autoestima e vitalidade em praticantes e não praticantes de atividade de física. Participaram nesta investigação sujeitos (n = 167 masculino 43,8%, n = 214 feminino 56,2%), com idades compreendidas entre os 13 e os 82 anos, sendo a categoria 18 < 40 n= 288 75,6 % a que apresenta mais sujeitos. O nível de atividade física foi determinado com recurso ao International Physical Activity Questionnaire, sendo que todos os sujeitos preencheram as versões portuguesas da Subjective Vitality Scale, Satisfaction with Life Scale, Rosenberg Self-Esteem. Os resultados revelaram uma relação estatisticamente significativas (p <.05) entre o dispêndio total de calorías por semana e os indicadores do bem-estar: autoestima, satisfação com a vida e vitalidade. Todavia, quando comparados entre si, os indivíduos categorizados como “inativos” e “minimamente ativos” não se diferenciaram significativamente ao nível dos indicadores de bem-estar, tendo estas diferenças apenas se verificado comparativamente aos indivíduos categorizados como “ativos”. Os resultados obtidos sugerem que a prática de atividade física possibilita uma melhoria nos indicadores de bem-estar psicológico (satisfação com a vida, autoestima e vitalidade). Todavia, estes benefícios só são significativos em níveis de atividade física adequados.