Recursos Educacionais_ESES
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- Entrevista a Eric Dias - Projeto Integrado no âmbito da iniciativa Rede TIC e Sociedade_FCTPublication . Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Vidal, Tiago; Nunes, Tiago; Mortari, FábioA Rede TIC e Sociedade, coordenada pela FCT, tem como missão promover a Inclusão e Literacia Digitais da população portuguesa, em especial dos grupos mais vulneráveis à info-exclusão, e assim contribuir para a capacitação individual e para uma sociedade mais compreensiva e inclusiva. As suas iniciativas procuram facilitar a qualquer cidadão, independentemente da idade e condição económico-social, a aquisição ou desenvolvimento de competências digitais (e-skills) para o exercício do seu direito de cidadania de forma consciente. Deste modo, ao aproximar gerações, está a contribui para reduzir o digital divide em geral e o gap digital intergeracional.
- Investigação Criminal nas Aulas de Física e QuímicaPublication . Correia, MarisaA ciência forense tem ganho um enorme destaque nos últimos anos com a proliferação de programas de televisão, documentários e filmes. Assim, a implementação de uma estratégia didática com recurso ao tema da química forense constitui uma oportunidade de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos e fomentar uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos científicos. A atividade de investigação e de discussão compreende a pesquisa bibliográfica, o recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o trabalho laboratorial, o tratamento de resultados e a sua discussão. A implementação nas aulas de ciências deste tipo de atividade promove o desenvolvimento de capacidades inerentes ao trabalho científico, nomeadamente: a colocação de questões; a planificação e execução de experiências; a análise e interpretação de dados; o uso das TIC; o trabalho colaborativo; a formulação de explicações; a argumentação a partir da evidência; e a avaliação e comunicação da informação (Osborne, 2014; NRC, 2012). (...)
- O que é o efeito de estufa?Publication . Correia, MarisaA experimentação virtual através de simulações interativas, que envolvem a exploração de interações entre variáveis, constitui um ambiente favorável à mudança conceptual, desenvolvendo a capacidade dos alunos realizarem previsões e explicações aceitáveis dos fenómenos (Rutten, van Joolingen & van der Veen, 2012; Smetana & Bell, 2012). Permite ainda ultrapassar alguns constrangimentos que dificultam ou impossibilitam a realização da experimentação real, designadamente a natureza do problema a investigar e a falta de material na escola. No caso concreto do efeito de estufa, que é um tópico complexo e a sua compreensão requer conhecimentos de muitos conceitos científicos, o recurso a simulações virtuais propícia a alteração de conceções erradas nos alunos acerca do fenómeno, que tendem a persistir em níveis de ensino superior e condicionam a adoção de hábitos mais sustentáveis em relação à problemática do aquecimento global (Kukkonen, Kärkkäinen, Dillon & Keinonen, 2014; Varma & Linn, 2011). Face ao exposto, pretende-se dar a conhecer aos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico uma proposta didática que envolve a investigação dos processos subjacentes ao efeito de estufa através da exploração visual e interativa de uma simulação virtual. A atividade aqui descrita enquadra-se na temática “A importância do ar para os seres vivos”, que consta do Programa de Ciências da Natureza do 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico (ME, 1991).
- Investigar um problema densoPublication . Correia, MarisaA aprendizagem do conceito de densidade revela-se complexo e gerador de muitas dificuldades nos alunos, devido à sua abstração (por não ser diretamente medida) e ao facto de derivar de duas grandezas – massa e volume (Dawkins, Dickerson, McKinney & Butler, 2008; Hitt, 2005), o que exige, de acordo com Hashweh (2015), o recurso a mais do que uma abordagem didática. Neste sentido, propõe-se uma sequência didática que, para além de envolver uma atividade laboratorial, inclui uma atividade de exploração de uma simulação interativa. Esta combinação de métodos – experimentação real e experimentação virtual, segundo Zacharia (2007), favorece a mudança conceptual nos alunos, como é disso exemplo a frequente confusão entre massa e densidade (Hashweh, 2015). As simulações interativas permitem que os alunos manipulem diretamente as condições iniciais e imediatamente consigam observar o efeito produzido (Zacharia, 2005). Hoje em dia, estas simulações são facilmente acessíveis na internet, podendo nalguns casos ser utilizadas online e noutros é possível descarregar o software gratuitamente.
- Artesãos e Artesãs. Artes, Ofícios e Identidades CulturaisPublication . DA SILVA, Ana; Faria, Catarina; Soares, ZmFilme documentário sobre artes e ofícios do Ribatejo, Santarém, artefactos, ferramentas de tornearia.
- As ciências em tempo de natal: uma proposta didática interdisciplinar para o 1º cicloPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, ClaraEsta proposta didática centra-se na abordagem dos circuitos elétricos e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
- De onde vem a água da chuva? uma abordagem interdisciplinar sobre o ciclo da águaPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, ClaraEsta sequência didática centra-se na abordagem do ciclo da água e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
- Bad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudançaPublication . Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoEsta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES). O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016) e destina-se a alunos do 12.º ano de escolaridade. Com este recurso didático procura-se que os alunos deem resposta à questão “Oceanos livres de plástico – Como posso contribuir para a mudança?”, sugere-se que os alunos realizem um conjunto de tarefas organizados nos diferentes momentos de ensino 7E. Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016). A escola é um dos intervenientes com um papel crucial na consecução dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente na promoção da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Texto descritivo: A presente atividade de Inquiry, envolve um conjunto de tarefas que visam envolver os alunos, de forma ativa, na construção de aprendizagens sobre a problemática da poluição dos oceanos pelos plásticos, através das etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016). Esta proposta de atividade é constituída por dois documentos, um guião do professor e um guião do aluno. Com este recurso, pretende-se que que os alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes de forma e: a) compreender a complexidade da problemática associada à presença de plásticos nos oceanos; b) identificar e caracterizar diferentes tipos de resíduos de plástico; c) distinguir e classificar os objetos que estão na origem dos plásticos existentes nos oceanos; d) formular hipóteses, realizar pesquisas, analisar e interpretar dados e resolver problemas; e)relacionar esta problemática com os seus impactos em diversos setores da sociedade e identificar formas de intervenção nesta área; f) utilizar as tecnologias de informação e comunicação; g) trabalhar em equipa, revelando capacidades de liderança, iniciativa, autonomia e cooperação; e e) mobilizar e integrar os conhecimentos científicos relevantes para tomar decisões informadas, mudar as suas atitudes e intervir na comunidade com vista à redução dos plásticos nos oceanos. É uma atividade que prioritariamente se destina a alunos do 12.º ano, podendo ser trabalhada em outro níveis de ensino mas com as adaptações necessárias. Para conseguir explorar um dos recursos digitais previsto nesta proposta de atividade, deverá ter instalado o Google Chrome (para ser possível utilizar o Google Earth) no computador. Todas as orientações e sugestões de exploração da atividade constam do guião do professor.
- Valor dos MOOC na educação para a cidadaniaPublication . Carmo, Hermano; Maia e Carmo, TeresaA sociedade contemporânea é marcada por três macrotendências que a identificam como uma sociedade singular na história humana: um processo de mudança acelerada, uma desigualdade crescente e uma fibrilhação dos sistemas de Poder. Tais tendências têm tido como efeitos um quadro de ameaças e oportunidades que, por um lado, têm constituído um gigantesco desafio aos sistemas educativos e, por outro, configuram a urgência de uma ressocialização de todas as gerações vivas no sentido da construção de uma cidadania global. Neste contexto, propõe-se um modelo que configura uma estratégia de educação para a cidadania, com dois eixos, quatro vertentes e dez áreas-chave. Seguidamente, descreve-se e discute-se a emergência quase explosiva dos Massive Open Online Courses (MOOC) a partir de instituições de ensino superior internacionalmente reconhecidas, no quadro do novo paradigma digital, a sua diversidade e o seu potencial ainda em aberto. Confrontando esta nova abordagem educativa com o modelo de educação para a cidadania proposto, conclui-se constituir um meio robusto para o potenciar.
- Notas relativas à natureza da Geometria e a organização dos conceitos geométricosPublication . Mestrinho, NelsonTexto de apoio para os estudantes da unidade curricular de Geometria, Grandezas e Medida, da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém.