Recursos Educacionais_ESES
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Recent Submissions
- Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática : materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Renata; Espadeiro, Rui Gonçalo; Branco, Neusa Cristina VicenteA publicação Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: Materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico decorre do trabalho realizado na formação contínua de professores do 1.º ciclo do ensino básico pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, no âmbito do Projeto-Piloto MatemaTIC. Esta publicação, de acesso livre, discute as principais ideias relativas às práticas de pensamento computacional que orientaram a capacitação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e apresenta a organização dessa formação. Os materiais de formação que constam desta publicação são constituídos pelo enunciado da tarefa a propor aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e um guião de exploração de apoio ao trabalho do professor.
- CreativeLab_Sci&Math: Atividade outdoor no Geopark Naturtejo_7.º AnoPublication . Enes, Alexandra; Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Martinho, Rita; Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteEste recurso consiste numa propostas de trabalho outdoor que se enquadra no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, do 7.º ano. . A proposta de trabalho contempla uma pré-saída, uma saída com oito paragens que exploram o valor cultural, científico e educativo do património geológico do Geopark Naturtejo e uma pós-saída.
- Os meus itineráriosPublication . Camacho, George; Clara Martins, Maria; Correia, MarisaEsta proposta apresenta uma abordagem integradora das STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) com as Ciências Sociais (História e Geografia). A atividade envolve conteúdos da Matemática, das Ciências Físico-Naturais e das Ciências Sociais; o uso das tecnologias digitais; e a resolução de desafios reais.
- Teachers' Toolkit in Civic Education - Primary SchoolPublication . Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; DA SILVA, Ana; Cavadas, Bento; Maurício Dias, José; Lazarova, Elena; Tsvetanska, Silviya; Timologou, AnastasiaThe YESI teacher's tool book is a guide for primary school teachers that includes 36 training sessions on Children's Rights, Human Rights, Diversity, Social Inclusion, Identity, Active Citizenship and Involvement. The book is a result of a collective effort by the “Prosveta - Sofia” Foundation and its partners, and was created with the input and participation of volunteer teachers from Bulgaria, Greece, Portugal, and Serbia, who piloted the materials with their students and provided feedback for improvement. The book utilizes dramatic activities, artistic creations, and electronic games to engage students in learning about these topics.
- CreativeLab_SciMath. Atividades sobre exploração espacial 5-10 anosPublication . Clara Martins, Maria; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, RaquelDesde cedo, as crianças são atraídas pelo céu e o espaço, sendo o imaginário espacial largamente estimulado pelos livros e programas de televisão (Hartmann, 2011). O questionamento sobre esse assunto que grande parte das crianças desenvolve deve ser aproveitado e alimentado com atividades orientadas e estruturadas que permitam a construção de um conhecimento cientificamente correto. Os jardins de infância e as escolas têm, assim, um papel crucial na escolha de atividades estimuladoras, adequadas ao grupo etário e promotoras de pensamento reflexivo. Por essa razão, um conjunto de docentes do projeto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação de Santarém decidiu elaborar um conjunto de atividades, para os primeiros níveis de ensino, sobre exploração espacial e intituladas MAD Rocket.
- CreativeLab_Sci&Math-CreativeLab_Sci&Math: atividades sobre exploração espacial 5-10 anosPublication . Clara Martins, Maria; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, RaquelDesde cedo, as crianças são atraídas pelo céu e o espaço, sendo o imaginário espacial largamente estimulado pelos livros e programas de televisão (Hartmann, 2011). O questionamento sobre esse assunto que grande parte das crianças desenvolve deve ser aproveitado e alimentado com atividades orientadas e estruturadas que permitam a construção de um conhecimento cientificamente correto. Os jardins de infância e as escolas têm, assim, um papel crucial na escolha de atividades estimuladoras, adequadas ao grupo etário e promotoras de pensamento reflexivo. Por essa razão, um conjunto de docentes do projeto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação de Santarém decidiu elaborar um conjunto de atividades, para os primeiros níveis de ensino, sobre exploração espacial e intituladas MAD Rocket. A abordagem didática proposta integra um conjunto de tarefas de acordo com o modelo de ensino dos 6E1 (Motivar, Explicar, Explorar, Elaborar, Partilhar e Avaliar). As propostas seguem, ainda, uma orientação CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dado o seu carácter interdisciplinar entre as diversas áreas da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. A sequência didática de cada atividade enfatiza a ciência prática, a recolha, a interpretação de dados, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas, numa perspetiva interdisciplinar.
- Transformação digitalPublication . Barbas, Maria Potes
- Artesãos e Artesãs. Artes, Ofícios e Identidades CulturaisPublication . DA SILVA, Ana; Faria, Catarina; Soares, ZmFilme documentário sobre artes e ofícios do Ribatejo, Santarém, artefactos, ferramentas de tornearia.
- Notas relativas à natureza da Geometria e a organização dos conceitos geométricosPublication . Mestrinho, NelsonTexto de apoio para os estudantes da unidade curricular de Geometria, Grandezas e Medida, da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém.
- Bad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudançaPublication . Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoEsta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES). O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016) e destina-se a alunos do 12.º ano de escolaridade. Com este recurso didático procura-se que os alunos deem resposta à questão “Oceanos livres de plástico – Como posso contribuir para a mudança?”, sugere-se que os alunos realizem um conjunto de tarefas organizados nos diferentes momentos de ensino 7E. Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016). A escola é um dos intervenientes com um papel crucial na consecução dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente na promoção da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Texto descritivo: A presente atividade de Inquiry, envolve um conjunto de tarefas que visam envolver os alunos, de forma ativa, na construção de aprendizagens sobre a problemática da poluição dos oceanos pelos plásticos, através das etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016). Esta proposta de atividade é constituída por dois documentos, um guião do professor e um guião do aluno. Com este recurso, pretende-se que que os alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes de forma e: a) compreender a complexidade da problemática associada à presença de plásticos nos oceanos; b) identificar e caracterizar diferentes tipos de resíduos de plástico; c) distinguir e classificar os objetos que estão na origem dos plásticos existentes nos oceanos; d) formular hipóteses, realizar pesquisas, analisar e interpretar dados e resolver problemas; e)relacionar esta problemática com os seus impactos em diversos setores da sociedade e identificar formas de intervenção nesta área; f) utilizar as tecnologias de informação e comunicação; g) trabalhar em equipa, revelando capacidades de liderança, iniciativa, autonomia e cooperação; e e) mobilizar e integrar os conhecimentos científicos relevantes para tomar decisões informadas, mudar as suas atitudes e intervir na comunidade com vista à redução dos plásticos nos oceanos. É uma atividade que prioritariamente se destina a alunos do 12.º ano, podendo ser trabalhada em outro níveis de ensino mas com as adaptações necessárias. Para conseguir explorar um dos recursos digitais previsto nesta proposta de atividade, deverá ter instalado o Google Chrome (para ser possível utilizar o Google Earth) no computador. Todas as orientações e sugestões de exploração da atividade constam do guião do professor.