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Recursos Educacionais_ESES

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  • CreativeLab_Sci&Math | Atividade outdoor no Arouca Geopark | 7.º ano | Ciências Naturais
    Publication . Antunes, Ana Filipa; Leonardo, Ana Rita; Vicente, Joana; Fernandes, Mariana; Anselmo, Marta; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete
    Segundo Brilha (2005), o património geológico compreende as ocorrências geológicas naturais que possuem inegável valor científico, educativo, cultural turístico ou outros. Este conceito relaciona-se com a geodiversidade, isto é, a variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos ativos, que são a base para a vida na Terra. Tais fenómenos originam as paisagens, as rochas, os minerais, os fósseis, os solos e outros depósitos superficiais (Brilha, 2005). Por sua vez, a geodiversidade manifesta-se em geossítios, os quais, segundo o mesmo autor, são ocorrências de formações geológicas bem demarcadas geograficamente, que contêm grande valor a nível científico, pedagógico, cultural, turístico ou outro. Exemplos desses geossítios são os vulcões, os afloramentos rochosos e os conjuntos de fósseis. De acordo com Brilha et al. (2013), o património geológico também implica a geoconservação, cujo principal objetivo é a conservação e preservação da geodiversidade. Além disto, inclui ainda o ordenamento do território, a política educativa e o turismo da natureza. Nesta linha de pensamento, surge o conceito de geoética, que explicita o código de conduta para os geólogos seguirem e tomarem as melhores decisões, de modo a proteger os geossítios e, por sua vez, a geodiversidade. Os geoparques Mundiais da UNESCO tem dado um grande contributo para a proteção do património geológico. Um Geoparque Mundial da UNESCO é “uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.” (Comissão Nacional da UNESCO / Ministério dos Negócios Estrangeiros, s.d.) Um Geoparque Mundial da UNESCO aproveita o seu património geológico, juntamente com outros aspetos do património natural e cultural da região, para sensibilizar e educar sobre questões essenciais que a sociedade enfrenta, como a utilização sustentável dos recursos do planeta, a mitigação das mudanças climáticas e a redução do impacto das catástrofes naturais (Comissão Nacional da UNESCO / Ministério dos Negócios Estrangeiros, s.d.). O Arouca Geopark, território classificado como Geoparque Mundial da UNESCO, desde 2009, é um espaço natural com um património geológico rico que abrange todo o concelho de Arouca. Este território alcança uma área de, aproximadamente, 328km2, na qual se podem observar diferentes geossítios, percorrendo diversos roteiros. No Arouca Geopark podem-se observar paisagens típicas da região, tais como afloramentos de granitos e de xistos, assim como cristas quartzíticas. Neste guião são explorados os seguintes pontos de interesse geológicos, que fazem parte da constituição dos 41 geossítios existentes no Arouca Geopark: Pedras parideiras, Coleção de fósseis do Museu das Trilobites, Icnofósseis de Cabanas Longas, Frecha da Mizarela e Pedras Boroas do Junqueiro. Relativamente à proposta de trabalho outdoor, esta é destinada ao 7.º ano de escolaridade e surge no âmbito da componente de currículo/disciplina de Ciências Naturais. Este documento é destinado ao professor e complementa o guião do aluno, pois engloba informações teóricas relacionadas com a pré-saída, a saída (paragens) e a pós-saída, assim como uma proposta de correção dos exercícios presentes no documento destinado ao aluno. Por sua vez, o guião do aluno inicia-se com informações sobre a atividade, às quais se sucedem tarefas que permitem aplicar as aprendizagens adquiridas durante cada paragem do trabalho de campo. Este guião termina com um momento de autoavaliação. Salienta-se que os materiais estão disponíveis em formato editável, para que se possam adaptar às características das turmas.
  • Manual de Formação Aprendizagem ao longo da vida Cuidadores Formais
    Publication . Jacob, Luis
    O processo de envelhecimento é incontornável, dinâmico, cumulativo e heterogéneo. É necessário contrariar a ideia de que o processo de envelhecimento é marcado pela incapacidade, inutilidade, solidão e isolamento. A aprendizagem ao longo da vida (ALV) pode permitir que esse processo de envelhecimento seja percebido de forma mais positiva, proporcionando a todos, e principalmente às pessoas seniores, possibilidades de uma contínua participação, integração, atividade, autonomia, independência, desenvolvimento e valorização de saberes adquiridos em várias dimensões das suas vidas
  • Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática : materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Carvalho, Renata; Espadeiro, Rui Gonçalo; Branco, Neusa Cristina Vicente
    A publicação Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: Materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico decorre do trabalho realizado na formação contínua de professores do 1.º ciclo do ensino básico pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, no âmbito do Projeto-Piloto MatemaTIC. Esta publicação, de acesso livre, discute as principais ideias relativas às práticas de pensamento computacional que orientaram a capacitação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e apresenta a organização dessa formação. Os materiais de formação que constam desta publicação são constituídos pelo enunciado da tarefa a propor aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e um guião de exploração de apoio ao trabalho do professor.
  • CreativeLab_Sci&Math: Atividade outdoor no Geopark Naturtejo_7.º Ano
    Publication . Enes, Alexandra; Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Martinho, Rita; Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete
    Este recurso consiste numa propostas de trabalho outdoor que se enquadra no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, do 7.º ano. . A proposta de trabalho contempla uma pré-saída, uma saída com oito paragens que exploram o valor cultural, científico e educativo do património geológico do Geopark Naturtejo e uma pós-saída.
  • Os meus itinerários
    Publication . Camacho, George; Clara Martins, Maria; Correia, Marisa
    Esta proposta apresenta uma abordagem integradora das STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) com as Ciências Sociais (História e Geografia). A atividade envolve conteúdos da Matemática, das Ciências Físico-Naturais e das Ciências Sociais; o uso das tecnologias digitais; e a resolução de desafios reais.
  • Teachers' Toolkit in Civic Education - Primary School
    Publication . Torres, Ana Luísa Mateus Oliveira Chança; DA SILVA, Ana; Cavadas, Bento; Maurício Dias, José; Lazarova, Elena; Tsvetanska, Silviya; Timologou, Anastasia
    The YESI teacher's tool book is a guide for primary school teachers that includes 36 training sessions on Children's Rights, Human Rights, Diversity, Social Inclusion, Identity, Active Citizenship and Involvement. The book is a result of a collective effort by the “Prosveta - Sofia” Foundation and its partners, and was created with the input and participation of volunteer teachers from Bulgaria, Greece, Portugal, and Serbia, who piloted the materials with their students and provided feedback for improvement. The book utilizes dramatic activities, artistic creations, and electronic games to engage students in learning about these topics.
  • CreativeLab_SciMath. Atividades sobre exploração espacial 5-10 anos
    Publication . Clara Martins, Maria; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, Raquel
    Desde cedo, as crianças são atraídas pelo céu e o espaço, sendo o imaginário espacial largamente estimulado pelos livros e programas de televisão (Hartmann, 2011). O questionamento sobre esse assunto que grande parte das crianças desenvolve deve ser aproveitado e alimentado com atividades orientadas e estruturadas que permitam a construção de um conhecimento cientificamente correto. Os jardins de infância e as escolas têm, assim, um papel crucial na escolha de atividades estimuladoras, adequadas ao grupo etário e promotoras de pensamento reflexivo. Por essa razão, um conjunto de docentes do projeto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação de Santarém decidiu elaborar um conjunto de atividades, para os primeiros níveis de ensino, sobre exploração espacial e intituladas MAD Rocket.
  • CreativeLab_Sci&Math-CreativeLab_Sci&Math: atividades sobre exploração espacial 5-10 anos
    Publication . Clara Martins, Maria; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, Raquel
    Desde cedo, as crianças são atraídas pelo céu e o espaço, sendo o imaginário espacial largamente estimulado pelos livros e programas de televisão (Hartmann, 2011). O questionamento sobre esse assunto que grande parte das crianças desenvolve deve ser aproveitado e alimentado com atividades orientadas e estruturadas que permitam a construção de um conhecimento cientificamente correto. Os jardins de infância e as escolas têm, assim, um papel crucial na escolha de atividades estimuladoras, adequadas ao grupo etário e promotoras de pensamento reflexivo. Por essa razão, um conjunto de docentes do projeto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação de Santarém decidiu elaborar um conjunto de atividades, para os primeiros níveis de ensino, sobre exploração espacial e intituladas MAD Rocket. A abordagem didática proposta integra um conjunto de tarefas de acordo com o modelo de ensino dos 6E1 (Motivar, Explicar, Explorar, Elaborar, Partilhar e Avaliar). As propostas seguem, ainda, uma orientação CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dado o seu carácter interdisciplinar entre as diversas áreas da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. A sequência didática de cada atividade enfatiza a ciência prática, a recolha, a interpretação de dados, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas, numa perspetiva interdisciplinar.
  • Artesãos e Artesãs. Artes, Ofícios e Identidades Culturais
    Publication . DA SILVA, Ana; Faria, Catarina; Soares, Zm
    Filme documentário sobre artes e ofícios do Ribatejo, Santarém, artefactos, ferramentas de tornearia.