Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
874.43 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A aprendizagem do conceito de densidade revela-se complexo e gerador de muitas dificuldades nos
alunos, devido à sua abstração (por não ser diretamente medida) e ao facto de derivar de duas
grandezas – massa e volume (Dawkins, Dickerson, McKinney & Butler, 2008; Hitt, 2005), o que exige,
de acordo com Hashweh (2015), o recurso a mais do que uma abordagem didática. Neste sentido,
propõe-se uma sequência didática que, para além de envolver uma atividade laboratorial, inclui uma
atividade de exploração de uma simulação interativa. Esta combinação de métodos – experimentação
real e experimentação virtual, segundo Zacharia (2007), favorece a mudança conceptual nos alunos,
como é disso exemplo a frequente confusão entre massa e densidade (Hashweh, 2015). As simulações
interativas permitem que os alunos manipulem diretamente as condições iniciais e imediatamente
consigam observar o efeito produzido (Zacharia, 2005). Hoje em dia, estas simulações são facilmente
acessíveis na internet, podendo nalguns casos ser utilizadas online e noutros é possível descarregar o
software gratuitamente.
Description
Keywords
orientações pedagógicas fisica quimica
Pedagogical Context
Citation
Correia, Marisa. Investigar um problema denso, Porto: Casa das Ciências, 2016.