Recursos Educacionais_ESES
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- Artesãos e Artesãs. Artes, Ofícios e Identidades CulturaisPublication . DA SILVA, Ana; Faria, Catarina; Soares, ZmFilme documentário sobre artes e ofícios do Ribatejo, Santarém, artefactos, ferramentas de tornearia.
- Bad plastics - Oceanos livres de plástico: participar na mudançaPublication . Linhares, Elisabete; Cavadas, BentoEsta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES). O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016) e destina-se a alunos do 12.º ano de escolaridade. Com este recurso didático procura-se que os alunos deem resposta à questão “Oceanos livres de plástico – Como posso contribuir para a mudança?”, sugere-se que os alunos realizem um conjunto de tarefas organizados nos diferentes momentos de ensino 7E. Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016). A escola é um dos intervenientes com um papel crucial na consecução dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente na promoção da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Texto descritivo: A presente atividade de Inquiry, envolve um conjunto de tarefas que visam envolver os alunos, de forma ativa, na construção de aprendizagens sobre a problemática da poluição dos oceanos pelos plásticos, através das etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016). Esta proposta de atividade é constituída por dois documentos, um guião do professor e um guião do aluno. Com este recurso, pretende-se que que os alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes de forma e: a) compreender a complexidade da problemática associada à presença de plásticos nos oceanos; b) identificar e caracterizar diferentes tipos de resíduos de plástico; c) distinguir e classificar os objetos que estão na origem dos plásticos existentes nos oceanos; d) formular hipóteses, realizar pesquisas, analisar e interpretar dados e resolver problemas; e)relacionar esta problemática com os seus impactos em diversos setores da sociedade e identificar formas de intervenção nesta área; f) utilizar as tecnologias de informação e comunicação; g) trabalhar em equipa, revelando capacidades de liderança, iniciativa, autonomia e cooperação; e e) mobilizar e integrar os conhecimentos científicos relevantes para tomar decisões informadas, mudar as suas atitudes e intervir na comunidade com vista à redução dos plásticos nos oceanos. É uma atividade que prioritariamente se destina a alunos do 12.º ano, podendo ser trabalhada em outro níveis de ensino mas com as adaptações necessárias. Para conseguir explorar um dos recursos digitais previsto nesta proposta de atividade, deverá ter instalado o Google Chrome (para ser possível utilizar o Google Earth) no computador. Todas as orientações e sugestões de exploração da atividade constam do guião do professor.
- As ciências em tempo de natal: uma proposta didática interdisciplinar para o 1º cicloPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, ClaraEsta proposta didática centra-se na abordagem dos circuitos elétricos e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
- Como funciona o balancé?Publication . Correia, Marisa; Santos, RaquelA atividade interdisciplinar proposta enquadra-se na Bloco 5 - “À Descoberta dos Materiais e Objetos”, que consta do Programa de Estudo do Meio do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (ME, 1991). Enquadra-se também nos domínios de Números e Operações (NO) e Geometria e Medida (GM) para esse mesmo ano de escolaridade (MEC, 2013), promovendo assim o início do trabalho de natureza algébrica com o estabelecimento de relações entre NO e GM (ME, 2016).
- Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática : materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Renata; Espadeiro, Rui Gonçalo; Branco, Neusa Cristina VicenteA publicação Contributos para o desenvolvimento do pensamento computacional em Matemática: Materiais de apoio para os professores do 1.º ciclo do ensino básico decorre do trabalho realizado na formação contínua de professores do 1.º ciclo do ensino básico pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, no âmbito do Projeto-Piloto MatemaTIC. Esta publicação, de acesso livre, discute as principais ideias relativas às práticas de pensamento computacional que orientaram a capacitação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e apresenta a organização dessa formação. Os materiais de formação que constam desta publicação são constituídos pelo enunciado da tarefa a propor aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e um guião de exploração de apoio ao trabalho do professor.
- CreativeLab_Sci&Math | Atividade outdoor no Arouca Geopark | 7.º ano | Ciências NaturaisPublication . Antunes, Ana Filipa; Leonardo, Ana Rita; Vicente, Joana; Fernandes, Mariana; Anselmo, Marta; Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteSegundo Brilha (2005), o património geológico compreende as ocorrências geológicas naturais que possuem inegável valor científico, educativo, cultural turístico ou outros. Este conceito relaciona-se com a geodiversidade, isto é, a variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos ativos, que são a base para a vida na Terra. Tais fenómenos originam as paisagens, as rochas, os minerais, os fósseis, os solos e outros depósitos superficiais (Brilha, 2005). Por sua vez, a geodiversidade manifesta-se em geossítios, os quais, segundo o mesmo autor, são ocorrências de formações geológicas bem demarcadas geograficamente, que contêm grande valor a nível científico, pedagógico, cultural, turístico ou outro. Exemplos desses geossítios são os vulcões, os afloramentos rochosos e os conjuntos de fósseis. De acordo com Brilha et al. (2013), o património geológico também implica a geoconservação, cujo principal objetivo é a conservação e preservação da geodiversidade. Além disto, inclui ainda o ordenamento do território, a política educativa e o turismo da natureza. Nesta linha de pensamento, surge o conceito de geoética, que explicita o código de conduta para os geólogos seguirem e tomarem as melhores decisões, de modo a proteger os geossítios e, por sua vez, a geodiversidade. Os geoparques Mundiais da UNESCO tem dado um grande contributo para a proteção do património geológico. Um Geoparque Mundial da UNESCO é “uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.” (Comissão Nacional da UNESCO / Ministério dos Negócios Estrangeiros, s.d.) Um Geoparque Mundial da UNESCO aproveita o seu património geológico, juntamente com outros aspetos do património natural e cultural da região, para sensibilizar e educar sobre questões essenciais que a sociedade enfrenta, como a utilização sustentável dos recursos do planeta, a mitigação das mudanças climáticas e a redução do impacto das catástrofes naturais (Comissão Nacional da UNESCO / Ministério dos Negócios Estrangeiros, s.d.). O Arouca Geopark, território classificado como Geoparque Mundial da UNESCO, desde 2009, é um espaço natural com um património geológico rico que abrange todo o concelho de Arouca. Este território alcança uma área de, aproximadamente, 328km2, na qual se podem observar diferentes geossítios, percorrendo diversos roteiros. No Arouca Geopark podem-se observar paisagens típicas da região, tais como afloramentos de granitos e de xistos, assim como cristas quartzíticas. Neste guião são explorados os seguintes pontos de interesse geológicos, que fazem parte da constituição dos 41 geossítios existentes no Arouca Geopark: Pedras parideiras, Coleção de fósseis do Museu das Trilobites, Icnofósseis de Cabanas Longas, Frecha da Mizarela e Pedras Boroas do Junqueiro. Relativamente à proposta de trabalho outdoor, esta é destinada ao 7.º ano de escolaridade e surge no âmbito da componente de currículo/disciplina de Ciências Naturais. Este documento é destinado ao professor e complementa o guião do aluno, pois engloba informações teóricas relacionadas com a pré-saída, a saída (paragens) e a pós-saída, assim como uma proposta de correção dos exercícios presentes no documento destinado ao aluno. Por sua vez, o guião do aluno inicia-se com informações sobre a atividade, às quais se sucedem tarefas que permitem aplicar as aprendizagens adquiridas durante cada paragem do trabalho de campo. Este guião termina com um momento de autoavaliação. Salienta-se que os materiais estão disponíveis em formato editável, para que se possam adaptar às características das turmas.
- CreativeLab_Sci&Math-CreativeLab_Sci&Math: atividades sobre exploração espacial 5-10 anosPublication . Clara Martins, Maria; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, RaquelDesde cedo, as crianças são atraídas pelo céu e o espaço, sendo o imaginário espacial largamente estimulado pelos livros e programas de televisão (Hartmann, 2011). O questionamento sobre esse assunto que grande parte das crianças desenvolve deve ser aproveitado e alimentado com atividades orientadas e estruturadas que permitam a construção de um conhecimento cientificamente correto. Os jardins de infância e as escolas têm, assim, um papel crucial na escolha de atividades estimuladoras, adequadas ao grupo etário e promotoras de pensamento reflexivo. Por essa razão, um conjunto de docentes do projeto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação de Santarém decidiu elaborar um conjunto de atividades, para os primeiros níveis de ensino, sobre exploração espacial e intituladas MAD Rocket. A abordagem didática proposta integra um conjunto de tarefas de acordo com o modelo de ensino dos 6E1 (Motivar, Explicar, Explorar, Elaborar, Partilhar e Avaliar). As propostas seguem, ainda, uma orientação CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dado o seu carácter interdisciplinar entre as diversas áreas da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. A sequência didática de cada atividade enfatiza a ciência prática, a recolha, a interpretação de dados, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas, numa perspetiva interdisciplinar.
- CreativeLab_Sci&Math: Atividade outdoor no Geopark Naturtejo_7.º AnoPublication . Enes, Alexandra; Salsa, Bruna; Pereira, Carla; Silva, Cláudia; Robalo, Daniela; Marques, Nicole; Ferreira, Rita; Martinho, Rita; Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteEste recurso consiste numa propostas de trabalho outdoor que se enquadra no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, do 7.º ano. . A proposta de trabalho contempla uma pré-saída, uma saída com oito paragens que exploram o valor cultural, científico e educativo do património geológico do Geopark Naturtejo e uma pós-saída.
- CreativeLab_SciMath. Atividades sobre exploração espacial 5-10 anosPublication . Clara Martins, Maria; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, RaquelDesde cedo, as crianças são atraídas pelo céu e o espaço, sendo o imaginário espacial largamente estimulado pelos livros e programas de televisão (Hartmann, 2011). O questionamento sobre esse assunto que grande parte das crianças desenvolve deve ser aproveitado e alimentado com atividades orientadas e estruturadas que permitam a construção de um conhecimento cientificamente correto. Os jardins de infância e as escolas têm, assim, um papel crucial na escolha de atividades estimuladoras, adequadas ao grupo etário e promotoras de pensamento reflexivo. Por essa razão, um conjunto de docentes do projeto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação de Santarém decidiu elaborar um conjunto de atividades, para os primeiros níveis de ensino, sobre exploração espacial e intituladas MAD Rocket.
- De onde vem a água da chuva? uma abordagem interdisciplinar sobre o ciclo da águaPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, ClaraEsta sequência didática centra-se na abordagem do ciclo da água e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
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