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Authors
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Abstract(s)
A experimentação virtual através de simulações interativas, que envolvem a exploração de
interações entre variáveis, constitui um ambiente favorável à mudança conceptual,
desenvolvendo a capacidade dos alunos realizarem previsões e explicações aceitáveis dos
fenómenos (Rutten, van Joolingen & van der Veen, 2012; Smetana & Bell, 2012). Permite ainda
ultrapassar alguns constrangimentos que dificultam ou impossibilitam a realização da
experimentação real, designadamente a natureza do problema a investigar e a falta de
material na escola. No caso concreto do efeito de estufa, que é um tópico complexo e a sua
compreensão requer conhecimentos de muitos conceitos científicos, o recurso a simulações
virtuais propícia a alteração de conceções erradas nos alunos acerca do fenómeno, que
tendem a persistir em níveis de ensino superior e condicionam a adoção de hábitos mais
sustentáveis em relação à problemática do aquecimento global (Kukkonen, Kärkkäinen, Dillon
& Keinonen, 2014; Varma & Linn, 2011). Face ao exposto, pretende-se dar a conhecer aos
professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico uma proposta didática que envolve a investigação
dos processos subjacentes ao efeito de estufa através da exploração visual e interativa de uma
simulação virtual. A atividade aqui descrita enquadra-se na temática “A importância do ar para
os seres vivos”, que consta do Programa de Ciências da Natureza do 5.º ano de escolaridade
do 2.º Ciclo do Ensino Básico (ME, 1991).
Description
Keywords
ciências da natureza efeito de estufa
Citation
Correia, Marisa. O que é o efeito de estufa?, Porto: Casa das Ciências, 2016.