Mestrado em Recursos Digitais em Educação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Recursos Digitais em Educação by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Criação de um dispositivo de baixo custo para comunicação aumentativa ou alternativa com recurso a software livre e a um Raspberry PiPublication . Nunes, Paulo Luís Gomes; Dias, José MauricioOs comunicadores são dispositivos que permitem implementar comunicação aumentativa ou alternativa. Têm um custo geralmente elevado, fazendo com que o acesso aos mesmos seja difícil por utentes com poucos recursos económicos. O objetivo deste estudo consiste na descrição da criação de um dispositivo de baixo custo para comunicação aumentativa ou alternativa com recurso a software livre e a um Raspberry Pi. Baseou-se num paradigma qualitativo, em que foi efetuada uma observação direta que permitiu a descrição do processo, e num paradigma quantitativo, em que recorremos a dados resultantes de um inquérito por questionário, assumindo uma tipologia de estudo de caso. Como resultado desse processo foram descritos recursos tanto de hardware como de software livre necessários para criar um dispositivo com aquelas características e implementadas adequações materiais para que o mesmo disponibilizasse as funcionalidades correspondentes. Concluímos assim que é possível criar um dispositivo de baixo custo para comunicação aumentativa ou alternativa com recurso a software livre e a um Raspberry Pi.
- Ferramentas digitais colaborativas e inclusão de alunos com necessidades específicas num Centro Escolar do Agrupamento Gil PaesPublication . Samartinho, Ana Catarina Oliveira Galrinho Fernandes; Novo, CristinaO presente estudo teve como objetivo principal perceber em que medida a utilização de Recursos Educativos Digitais (RED) em contexto de sala de aula, são um fator de maior participação, motivação, inclusão bem como de desenvolvimento pessoal e autonomia para alunos com necessidades específicas (NE) no 1º Ciclo. O estudo utilizou a Investigação-Ação e teve dois objetivos: o de perceber se os alunos com NE se sentiam motivados, integrados e aceites pelos seus pares; o de desenvolver um conjunto de boas práticas para potenciar a inclusão dos alunos com NE em sala de aula. Como principais contributos destacam-se: a proposta de boas práticas, que representa um referencial para orientação ao professor, na construção de aprendizagens inclusivas a partir de RED; e a identificação de um conjunto de orientações para a inclusão destes alunos que permitam, ao mesmo tempo, a sua aceitação pelos seus pares.
- Recursos educativos digitais: visões e perceções nas ciências naturais do 2.º CEBPublication . Silva, Maria Adília Morais Bento da; Loureiro, AnaA investigação aqui apresentada consiste num estudo de caso com o intuito de verificar o que condiciona o uso dos recursos educativos digitais pelos professores de Ciências Naturais nos agrupamentos de escolas da cidade de Santarém, com o objetivo de compreender melhor o nível de competência digital dos professores, perceber que tipo de Recursos Educativos Digitais (RED) são usados pelos professores, se a curadoria do conteúdo digital é feita de forma responsável, se a aula está centrada no professor ou no aluno, se os RED são usados para inovar a prática pedagógica de forma colaborativa e perceber o que pensam os alunos sobre o uso dos RED na prática pedagógica. Os resultados obtidos mostraram que os professores utilizam Recursos Educativos Digitais, mas maioritariamente como material de apoio não como um recurso interativo. Quando são usados recursos educativos digitais, estes não alteram significativamente a estratégia pedagógica dos professores. Os dados revelam que é escasso o conhecimento dos professores sobre recursos educativos existentes e disponíveis e que são ainda significativas as necessidades de formação neste domínio. O estudo permitiu ainda identificar fatores que os professores levam em consideração durante os processos de utilização dos seus recursos e apresenta algumas evidências acerca das dificuldades sentidas pelos professores enquanto utilizadores de RED, nomeadamente as dificuldades organizacionais, pedagógicas relacionadas com a falta de formação específica e algumas dificuldades técnicas.
- Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEBPublication . Moita, Alexandre Redol; Cavadas, BentoAtravés deste projeto pretendeu-se criar um Ambiente Educativo Inovador (AEI) numa escola do 1.º ciclo, com poucos recursos materiais e financeiros. O diagnóstico da situação foi realizado a partir de inquéritos aplicados a 27 alunos de 3.º e 4.º anos da escola do 1.º ciclo do ensino básico de Tremês, assim como aos respetivos encarregados de educação. Os inquéritos também foram aplicados a quatro docentes e à Diretora do Agrupamento de Escolas. Através dos dados obtidos aferiu-se que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e professores estavam bastante motivados para a criação de um AEI na escola. O principal obstáculo à sua criação era a falta de recursos, materiais e humanos, e hábitos de ensino com recurso a abordagens tradicionais. Para dar início à criação do AEI que se passou a designar” Laboratório de Ideias”, em primeiro lugar foi necessário verificar quais os recursos já disponíveis na escola, assim como as características do espaço a modificar. O AEI foi equipado paulatinamente, com o apoio de vários encarregados de educação e de empresas da região e da autarquia. Com o decorrer do projeto, o AEI foi construído colaborativamente com o contributo de vários elementos da comunidade escolar e foram implementadas abordagens ativas no AEI “Laboratório de Ideias”. Este estudo também veio mostrar que é possível criar um AEI a partir de ambientes educativos tradicionais, com poucos recursos financeiros, desde que com o apoio da comunidade escolar.
- O contributo de cenários de aprendizagem interdisciplinares entre a matemática e as ciências naturais para a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º cicloPublication . Correia, Maria Manuela Fernandes; Cavadas, Bento; Correia, MarisaEste trabalho apresenta o contributo dos cenários de aprendizagem entre a Matemática e as Ciências Naturais para a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º ciclo, tendo sido realizado no âmbito do Mestrado em Recursos Digitais em Educativos. Os cenários de aprendizagem interdisciplinares, a integração curricular, as metodologias ativas, e o raciocínio e a resolução de problemas, enquanto áreas de competências do perfil dos alunos, são assuntos explorados no trabalho. A metodologia consiste numa abordagem qualitativa através de um estudo de caso. Foram construídos e aplicados dois cenários de aprendizagem entre a Matemática e as Ciências Naturais para promover a mobilização de competências de raciocínio e de resolução de problemas nos alunos do 2.º ciclo. Posteriormente foram aplicados instrumentos de avaliação às turmas nas quais se aplicou os cenários de aprendizagem e às turmas de controlo. De seguida analisou- -se o desempenho das turmas de 2.º ciclo. Os resultados mostram que nas questões de articulação entre a matemática e as ciências naturais, em que era necessário a mobilização de competências de resolução de problemas e raciocínio, as turmas de controlo de 2.º ciclo apresentaram um menor desempenho nos instrumentos avaliação. Desta forma conclui-se que a aplicação de cenários de aprendizagem interdisciplinares permitiu ao aluno mobilizar competências que conduziu a um desempenho ativo no ensino/aprendizagem e à consolidação de aprendizagens de aprendizagens de Matemática, em prol de novas aprendizagens em Ciências Naturais essenciais para a disciplina e para a vida ativa como cidadão.
- Estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias na produção oral dos alunos de Espanhol do 9.º Ano do 3.º CEBPublication . Valéria, Cátia Liliana Pimenta; Loureiro, AnaEsta dissertação almeja ser uma base de estudo sobre as potencialidades das estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias na produção oral em Espanhol. Numa sociedade globalizante, multicultural, cujos cidadãos respiram mobilidade e interações permanentes, saber línguas apresenta-se como condição capital. A promoção da comunicação oral em Espanhol incorpora o objetivo primordial desta investigação, ambicionando dotar os alunos de estratégias promotoras de autorreflexão de desempenhos ao mesmo tempo que os capacita digitalmente e enquanto intervenientes ativos e autónomos nos seus processos de aprendizagem. Realizou-se a pesquisa teórica das temáticas em estudo; as caraterizações do contexto educativo e dos participantes no projeto de intervenção pedagógica; o desenho e a implementação da intervenção; a análise dos resultados e as principais conclusões, limitações e recomendações. Saliente-se que os resultados deste estudo apresentam as estratégias ativas com recurso às tecnologias como favorecedoras e potenciadoras da qualidade do desempenho comunicativo dos alunos participantes.
- Um estudo sobre a implementação da Plataforma Digital UBBU no Ensino BásicoPublication . Palma, Célia Maria Cerqueira Godinho da; Santos, RaquelEste estudo centra-se na implementação da plataforma digital ubbu, a uma turma de 6.º ano de escolaridade, com o objetivo principal de analisar o seu impacto no desenvolvimento das capacidades matemáticas de resolução de problemas e de pensamento computacional. Mais concretamente, pretende-se identificar a evolução da capacidade de resolução de problemas dos alunos, durante e após a realização de sessões da plataforma ubbu, enquanto se implementa uma prática pedagógica inovadora que pode ser promotora de sucesso educativo. Adicionalmente, pretende-se observar se os alunos demonstram a capacidade de pensamento computacional durante a realização dessas sessões. A fundamentação teórica apresenta os seguintes tópicos, elencados da seguinte forma: programação no ensino básico, pensamento computacional e resolução de problemas. Esta investigação segue uma abordagem qualitativa e insere-se no paradigma estudo de caso. Para avaliar o impacto da plataforma no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, foram criados dois grupos de alunos (duas turmas de 6.º ano de escolaridade). Uma turma serviu de controlo e seguiu o método tradicional de ensino, e a outra turma explorou as atividades da plataforma. Para a realização do estudo com a plataforma participaram vinte e sete alunos, tendo sido escolhidos três alunos para uma análise mais aprofundada das suas produções, nomeadamente, no desenvolvimento das atividades propostas na plataforma e na resolução de problemas. Os problemas foram aplicados a ambas as turmas, na mesma data, em três momentos distintos. Os três problemas aplicados basearam-se no uso da estratégia “trabalhar do fim para o princípio”. A recolha de dados foi conseguida através da observação participante e da análise documental. Devido à situação pandémica surgiram alguns constrangimentos, sobretudo, causados pela passagem do ensino presencial para o ensino a distância. Assim, a recolha de dados decorreu nos 1.º e 3.º períodos letivos, com os reajustes necessários. Da análise dos resultados deste estudo, há algumas evidências que a plataforma ubbu tem potencial pedagógico e que poderá aumentar o interesse e a qualidade das aprendizagens efetuadas na área da Matemática, desenvolver o pensamento computacional e melhorar a capacidade de resolução de problemas. O trabalho que aqui se apresenta poderá dar um contributo importante para esta área específica e a plataforma ubbu poderá ser uma ferramenta interessante à qual o professor pode recorrer, para promover a aprendizagem dos alunos na capacidade de resolução de problemas.
- Smartpholio - Portefólio com smartphone aplicado ao ensino profissionalPublication . Antunes, Rafael Alexandre de Oliveira; Loureiro, Ana; Carmo, Teresa Maia eEste projeto foi desenvolvido durante a pandemia Covid 19, no âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Destinado a alunos do ensino profissional, visa a implementação da metodologia Investigação-ação, na criação de e-portefólio, com recurso a smartphone. Designado de Smartpholio, o projeto propõe uma estrutura orientada pelo modelo de aprendizagem m-learning apoiado na utilização da estratégia “Bring Your Own Device” (BYOD). Aos alunos são disponibilizados Recursos Educativos Digitais compostos por: guia Smartpholio, e vídeos tutoriais, com princípios orientadores para o desenvolvimento de um e-portfólio, que visa a consolidação de competências digitais e comunicacionais, num registo informal e autónomo, no qual o aluno atua como autorregulador da sua aprendizagem. Esta, que pode ocorrer, a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Literacia e inclusão digital dos assistentes operacionais na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de SantarémPublication . Plantier, Joana Margarida Serralheiro; Loureiro, Ana; Silva, FranciscoO presente relatório centra-se num estudo aplicado em contexto real. Isto é, procurou se aplicar um modelo de capacitação em competências digitais direcionado a um público-alvo específico. Neste caso, a um grupo de técnicos assistentes operacionais que apresentava determinadas dificuldades no que toca ao uso de meios digitais no seu local de trabalho. Assim, foi possível verificar a metodologia aplicada e o planeamento traçado, acente numa ordem mudança, pois a meta deste estudo é a transformação de uma realidade social/operacional e a melhoria de vida laboral das pessoas envolvidas em contexto de trabalho, procedendo à sua posterior análise e avaliação. A metodologia aplicada neste projeto foi a Investigação Ação (IA), na medida em que se procurou estudar vários elementos tais como um grupo de trabalho com características únicas, especificas e diferentes, (Assistentes Operacionais (AO)) que, no ponto de vista deste estudo, designa concretamente a componente mais prática e interventiva deste tipo de metodologia. Os resultados demonstram que os usos efetivos das tecnologias digitais tornaram-se num fator essencial para que este público alvo compreendesse os benefícios de participarem ativamente numa formação em Literacia Digital.
- KED a KED construímos o LED 5.0 – Um modelo de transição para os Ambientes Educativos InovadoresPublication . Trovão, Joaquim António Mendes; Cavadas, BentoEste trabalho de projeto, assenta no lema “KED a KED construímos o LED 5.0” e visou transformar as salas de aula em Laboratórios Educativos Digitais 5.0 (LED 5.0), convertendo Ambientes Educativos Tradicionais em Ambientes Educativos Inovadores. Para tal, foi criado o Kit Educativo Digital 5.0 (KED 5.0), um modelo facilitador da criação de cenários de aprendizagem, que tem em consideração as dimensões pedagogia, tecnologia e espaço, e os princípios de aprendizagem dos Ambientes Educativos Inovadores. No primeiro dos dois capítulos do trabalho, é apresentada uma revisão da literatura sobre as características dos ambientes educativos inovadores subjacente à transformação que se pretende realizar neste contexto específico. No segundo, descreve-se o planeamento, a implementação e a avaliação do projeto desenvolvido com os professores dos 1º e 3º anos, para dar resposta à questão problema: Qual é o impacto da utilização do KED 5.0 na criação de ambientes educativos inovadores designados LED 5.0, no agrupamento de escolas? Os resultados mostram que os 16 docentes participantes criaram 15 KED 5.0 e estão 12 LED 5.0 em processo de desenvolvimento. Das entrevistas realizadas a quatro dirigentes, verifica-se uma maior valorização dos princípios dos Ambientes Educativos Inovadores e um afastamento das características dos Ambientes Educativos Tradicionais, resultante da implementação do KED 5.0.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »