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- Retiros de ioga: influência na qualidade do sono, ansiedade, pressão arterial e glicémiaPublication . Gonçalves, Pedro Miguel Ferreira; Franco, SusanaTrata-se de um estudo quase experimental com uma amostra de 27 mulheres com idades compreendidas entre os 29 e os 49 anos que participaram num retiro de Ioga de uma semana com o objetivo de comparar a qualidade do sono, os níveis de ansiedade, pressão arterial e glicémia no início e no fim do retiro de Ioga. Este retiro consistiu na acomodação de todos os participantes durante seis dias, em quarto privado, com toda a alimentação incluída (alimentação vegetariana), com prática diária de duas aulas de Ioga (asanas, pranayama, meditação, mantras), e duas caminhadas pela natureza. Foram utilizados os questionários The Pittsburgh sleep quality index, The Epworth Sleepiness Scale e o State-Trait Anxiety Inventory para medirem respetivamente a qualidade do sono, sonolência diurna, e ansiedade. Para a medição da pressão arterial foi utilizado o aparelho “Sanitas, modelo SBM 52” e para a medição da glicémia capilar em jejum foi utilizado o dispositivo “Accu-Chek, modelo Guide”. Os dados foram recolhidos num documento em software Excel e posteriormente tratados com o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os questionários e a recolha de dados foram efetuados no início e no final do retiro e posteriormente comparados utilizando o teste T Pares ou em alternativa o teste de Wilcoxon de forma a perceber os efeitos nas diferentes variáveis. Para verificar a normalidade da amostra, foi utilizado o teste Shapiro-Wilk. Obtiveram-se resultados positivos significativos nas variáveis da Qualidade do Sono (p=0,017), Ansiedade Estado (p=0,000), Ansiedade Traço (p=0,000) e Pressão Arterial Diastólica (p=0,021). Embora tenham sido verificadas melhorias nas variáveis da Glicémia (p=0,135), Pressão Arterial Sistólica (p=0,699) e Sonolência Diurna (p=0,677), as diferenças não foram significativas. Conclusão: A participação num retiro de Ioga com a prática bi-diária de Ioga, alimentação vegetariana, caminhadas pela natureza, poderá contribuir para a melhoria da Qualidade do Sono, Ansiedade e Pressão Arterial Diastólica.
- Padrão Alimentar Mediterrânico e Estilo de Vida: impacto no bem-estar subjetivoPublication . Pinto, PaulaO aumento do bem-estar subjetivo da população é um dos objetivos da Organização Mundial de Saúde, tendo o Padrão Alimentar Mediterrânico, e outros fatores de estilo de vida saudável associados, um papel essencial na melhoraria do bem-estar subjetivo. Setores de atividade nas áreas da saúde, educação, alimentação, turismo, e atividade física, têm um papel decisivo na promoção de estilos de vida associados a um melhor bem-estar subjetivo, sendo importante os profissionais destas áreas acompanharem as evidências científicas, de forma a delinearem novas estratégias.
- Projeto Laboratório de ideias - Um Ambiente Educativo Inovador numa escola de 1.º CEBPublication . Moita, Alexandre Redol; Cavadas, BentoAtravés deste projeto pretendeu-se criar um Ambiente Educativo Inovador (AEI) numa escola do 1.º ciclo, com poucos recursos materiais e financeiros. O diagnóstico da situação foi realizado a partir de inquéritos aplicados a 27 alunos de 3.º e 4.º anos da escola do 1.º ciclo do ensino básico de Tremês, assim como aos respetivos encarregados de educação. Os inquéritos também foram aplicados a quatro docentes e à Diretora do Agrupamento de Escolas. Através dos dados obtidos aferiu-se que, tanto os alunos, como os encarregados de educação e professores estavam bastante motivados para a criação de um AEI na escola. O principal obstáculo à sua criação era a falta de recursos, materiais e humanos, e hábitos de ensino com recurso a abordagens tradicionais. Para dar início à criação do AEI que se passou a designar” Laboratório de Ideias”, em primeiro lugar foi necessário verificar quais os recursos já disponíveis na escola, assim como as características do espaço a modificar. O AEI foi equipado paulatinamente, com o apoio de vários encarregados de educação e de empresas da região e da autarquia. Com o decorrer do projeto, o AEI foi construído colaborativamente com o contributo de vários elementos da comunidade escolar e foram implementadas abordagens ativas no AEI “Laboratório de Ideias”. Este estudo também veio mostrar que é possível criar um AEI a partir de ambientes educativos tradicionais, com poucos recursos financeiros, desde que com o apoio da comunidade escolar.