Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

KED a KED construímos o LED 5.0 – Um modelo de transição para os Ambientes Educativos Inovadores

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este trabalho de projeto, assenta no lema “KED a KED construímos o LED 5.0” e visou transformar as salas de aula em Laboratórios Educativos Digitais 5.0 (LED 5.0), convertendo Ambientes Educativos Tradicionais em Ambientes Educativos Inovadores. Para tal, foi criado o Kit Educativo Digital 5.0 (KED 5.0), um modelo facilitador da criação de cenários de aprendizagem, que tem em consideração as dimensões pedagogia, tecnologia e espaço, e os princípios de aprendizagem dos Ambientes Educativos Inovadores. No primeiro dos dois capítulos do trabalho, é apresentada uma revisão da literatura sobre as características dos ambientes educativos inovadores subjacente à transformação que se pretende realizar neste contexto específico. No segundo, descreve-se o planeamento, a implementação e a avaliação do projeto desenvolvido com os professores dos 1º e 3º anos, para dar resposta à questão problema: Qual é o impacto da utilização do KED 5.0 na criação de ambientes educativos inovadores designados LED 5.0, no agrupamento de escolas? Os resultados mostram que os 16 docentes participantes criaram 15 KED 5.0 e estão 12 LED 5.0 em processo de desenvolvimento. Das entrevistas realizadas a quatro dirigentes, verifica-se uma maior valorização dos princípios dos Ambientes Educativos Inovadores e um afastamento das características dos Ambientes Educativos Tradicionais, resultante da implementação do KED 5.0.
This project, based on the "DEK by DEK we build DEL 5.0" motto, aimed to transform classical classrooms into Digital Educational Laboratories 5.0 (DEL 5.0), converting Traditional Learning Environments into Innovative Learning Environments. In order to achieve this goal was created the Digital Educational Kit 5.0 (DEK 5.0), a facilitating model for creating learning scenarios, which takes into account the pedagogy, technology and space dimensions and the learning principles of Innovative Learning Environments. In the first two chapters of the paper, a literature review is presented on the characteristics of innovative learning environments underlying the transformation intended to be carried out in this specific context. The second chapter describes the planning, implementation and evaluation of the project developed with 1st and 3rd grade teachers, to answer the study’s problem: What is the use of DEK 5.0’s impact in the creation of innovative learning environments called ILE 5.0 in the school cluster? The results show that the 16 participating teachers who have created 15 DEK 5.0 and 12 DEL 5.0 are in a development process. From the interviews conducted to 4 leaders, there is a tendency to value the principles of Innovative Learning Environments and move away from the characteristics of Traditional Learning Environments, resulting from the implementation of DEK 5.0.

Description

Keywords

ambiente educativo inovador cenário de aprendizagem espaço de aprendizagem recurso educativo digital tecnologia digital innovative learning environment digital learning resource digital technology learning scenario learning space

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License