Recursos Educacionais_ESES
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Recursos Educacionais_ESES by Author "Correia, Marisa"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- As ciências em tempo de natal: uma proposta didática interdisciplinar para o 1º cicloPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, ClaraEsta proposta didática centra-se na abordagem dos circuitos elétricos e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
- Como funciona o balancé?Publication . Correia, Marisa; Santos, RaquelA atividade interdisciplinar proposta enquadra-se na Bloco 5 - “À Descoberta dos Materiais e Objetos”, que consta do Programa de Estudo do Meio do 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (ME, 1991). Enquadra-se também nos domínios de Números e Operações (NO) e Geometria e Medida (GM) para esse mesmo ano de escolaridade (MEC, 2013), promovendo assim o início do trabalho de natureza algébrica com o estabelecimento de relações entre NO e GM (ME, 2016).
- CreativeLab_Sci&Math-CreativeLab_Sci&Math: atividades sobre exploração espacial 5-10 anosPublication . Clara Martins, Maria; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, RaquelDesde cedo, as crianças são atraídas pelo céu e o espaço, sendo o imaginário espacial largamente estimulado pelos livros e programas de televisão (Hartmann, 2011). O questionamento sobre esse assunto que grande parte das crianças desenvolve deve ser aproveitado e alimentado com atividades orientadas e estruturadas que permitam a construção de um conhecimento cientificamente correto. Os jardins de infância e as escolas têm, assim, um papel crucial na escolha de atividades estimuladoras, adequadas ao grupo etário e promotoras de pensamento reflexivo. Por essa razão, um conjunto de docentes do projeto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação de Santarém decidiu elaborar um conjunto de atividades, para os primeiros níveis de ensino, sobre exploração espacial e intituladas MAD Rocket. A abordagem didática proposta integra um conjunto de tarefas de acordo com o modelo de ensino dos 6E1 (Motivar, Explicar, Explorar, Elaborar, Partilhar e Avaliar). As propostas seguem, ainda, uma orientação CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dado o seu carácter interdisciplinar entre as diversas áreas da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. A sequência didática de cada atividade enfatiza a ciência prática, a recolha, a interpretação de dados, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas, numa perspetiva interdisciplinar.
- CreativeLab_SciMath. Atividades sobre exploração espacial 5-10 anosPublication . Clara Martins, Maria; Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Correia, Marisa; Santos, RaquelDesde cedo, as crianças são atraídas pelo céu e o espaço, sendo o imaginário espacial largamente estimulado pelos livros e programas de televisão (Hartmann, 2011). O questionamento sobre esse assunto que grande parte das crianças desenvolve deve ser aproveitado e alimentado com atividades orientadas e estruturadas que permitam a construção de um conhecimento cientificamente correto. Os jardins de infância e as escolas têm, assim, um papel crucial na escolha de atividades estimuladoras, adequadas ao grupo etário e promotoras de pensamento reflexivo. Por essa razão, um conjunto de docentes do projeto CreativeLab_Sci&Math da Escola Superior de Educação de Santarém decidiu elaborar um conjunto de atividades, para os primeiros níveis de ensino, sobre exploração espacial e intituladas MAD Rocket.
- De onde vem a água da chuva? uma abordagem interdisciplinar sobre o ciclo da águaPublication . Dias, Diana; Correia, Marisa; Martins, ClaraEsta sequência didática centra-se na abordagem do ciclo da água e é dirigida a alunos do 4.º ano de escolaridade. O guião didático inclui um guião com indicações para professores e materiais para utilização em sala de aula.
- Investigação Criminal nas Aulas de Física e QuímicaPublication . Correia, MarisaA ciência forense tem ganho um enorme destaque nos últimos anos com a proliferação de programas de televisão, documentários e filmes. Assim, a implementação de uma estratégia didática com recurso ao tema da química forense constitui uma oportunidade de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos e fomentar uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos científicos. A atividade de investigação e de discussão compreende a pesquisa bibliográfica, o recurso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o trabalho laboratorial, o tratamento de resultados e a sua discussão. A implementação nas aulas de ciências deste tipo de atividade promove o desenvolvimento de capacidades inerentes ao trabalho científico, nomeadamente: a colocação de questões; a planificação e execução de experiências; a análise e interpretação de dados; o uso das TIC; o trabalho colaborativo; a formulação de explicações; a argumentação a partir da evidência; e a avaliação e comunicação da informação (Osborne, 2014; NRC, 2012). (...)
- Investigar um problema densoPublication . Correia, MarisaA aprendizagem do conceito de densidade revela-se complexo e gerador de muitas dificuldades nos alunos, devido à sua abstração (por não ser diretamente medida) e ao facto de derivar de duas grandezas – massa e volume (Dawkins, Dickerson, McKinney & Butler, 2008; Hitt, 2005), o que exige, de acordo com Hashweh (2015), o recurso a mais do que uma abordagem didática. Neste sentido, propõe-se uma sequência didática que, para além de envolver uma atividade laboratorial, inclui uma atividade de exploração de uma simulação interativa. Esta combinação de métodos – experimentação real e experimentação virtual, segundo Zacharia (2007), favorece a mudança conceptual nos alunos, como é disso exemplo a frequente confusão entre massa e densidade (Hashweh, 2015). As simulações interativas permitem que os alunos manipulem diretamente as condições iniciais e imediatamente consigam observar o efeito produzido (Zacharia, 2005). Hoje em dia, estas simulações são facilmente acessíveis na internet, podendo nalguns casos ser utilizadas online e noutros é possível descarregar o software gratuitamente.
- Os meus itineráriosPublication . Camacho, George; Clara Martins, Maria; Correia, MarisaEsta proposta apresenta uma abordagem integradora das STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) com as Ciências Sociais (História e Geografia). A atividade envolve conteúdos da Matemática, das Ciências Físico-Naturais e das Ciências Sociais; o uso das tecnologias digitais; e a resolução de desafios reais.
- O que é o efeito de estufa?Publication . Correia, MarisaA experimentação virtual através de simulações interativas, que envolvem a exploração de interações entre variáveis, constitui um ambiente favorável à mudança conceptual, desenvolvendo a capacidade dos alunos realizarem previsões e explicações aceitáveis dos fenómenos (Rutten, van Joolingen & van der Veen, 2012; Smetana & Bell, 2012). Permite ainda ultrapassar alguns constrangimentos que dificultam ou impossibilitam a realização da experimentação real, designadamente a natureza do problema a investigar e a falta de material na escola. No caso concreto do efeito de estufa, que é um tópico complexo e a sua compreensão requer conhecimentos de muitos conceitos científicos, o recurso a simulações virtuais propícia a alteração de conceções erradas nos alunos acerca do fenómeno, que tendem a persistir em níveis de ensino superior e condicionam a adoção de hábitos mais sustentáveis em relação à problemática do aquecimento global (Kukkonen, Kärkkäinen, Dillon & Keinonen, 2014; Varma & Linn, 2011). Face ao exposto, pretende-se dar a conhecer aos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico uma proposta didática que envolve a investigação dos processos subjacentes ao efeito de estufa através da exploração visual e interativa de uma simulação virtual. A atividade aqui descrita enquadra-se na temática “A importância do ar para os seres vivos”, que consta do Programa de Ciências da Natureza do 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico (ME, 1991).