Mestrado em Atividade Física e Saúde
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Atividade Física e Saúde by advisor "Branco, Marco"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Analysis of the complexity and variability of fine and gross motor tasks in fibromyalgia patients: precision and retrospective cross-sectional studiesPublication . Brígida, Nancy Anacleto; Branco, Marco; Catela, DavidFibromyalgia (FM) can be defined as a non-inflammatory chronic and widespread pain disease (Gentile et al., 2019) that present and series of other symptoms such as fatigue, Allodynia, Hyperalgesia, functional impairment, balance deficit, and others (ACSM, 2021; Rasouli et al., 2017). FM is considered to be a disease or syndrome that shows a central nervous system dysfunction in pain modulation (Gentile et al., 2019). This functional impairment in FM patients may be related to disturbances in motor functions, such as deficits in fine and gross motor control (Pérez-de-Heredia-Torres et al., 2013; Rasouli et al., 2017). Until today, it is still impossible to confirm the diagnosis of Fibromyalgia because no clinical tests are available for this purpose (ACSM, 2021). The present dissertation intends to verify if Inertial Measurement Units (IMU) are instruments that can facilitate the applicability (Study 1) of FTT; Analyze and interpret entropy values during fine and gross motor control tasks (Study 2), and assess the variability during the same fine and gross motor control tasks (Study 3) of individuals with FM diagnosis; and also to verify if the IMU with the non-linear analysis can characterize FM patients. The sample of 20 female subjects, 10 with FM and 10 without, with ages between 20 and 70 years old, was divided into experimental and control groups. Participants were asked to perform de finger tapping test with both hands, the gait task, and the sit and stand test. IMUs were used in all tasks to collect the required data for each study. Non linear measures of entropy and variability were used to allow a detailed and deeper motor control analysis, focusing on the process and on the quality of movement (Azami et al., 2017). The results showed that using inertial sensors may be of great applicability in the finger tapping test, and it could be a possible alternative to the traditional method. This method allows the tridimensional collection and analysis of other important information that we can only access by looking at the process and not just the results in a more practical, faster, and cheaper way. And the use of IMU, along with non-linear analysis in fine and gross motor control, could allow a better understanding and characterization of both groups, Fibromyalgia, and control, through the analysis of entropy and variability In conclusion, the use of inertial sensors to collect data from fine and gross motor has great potential and brings innovation to exercise researchers and professionals.
- Avaliação da coordenação motora em tarefas de motricidade fina e grossa em doentes de Parkinson: revisão sistemática e estudo transversalPublication . Rodrigues, Susana Dutra de Lacerda Alvernaz; Branco, Marco; Catela, DavidA doença de parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta entre 1% a 2% dos indivíduos com mais de 65 anos e 3% a 5% dos indivíduos com mais de 85 anos. Esta doença caracteriza-se, por alterações nas funções motoras dos pacientes noemadamente ao nível da motricidade fina e grossa. Esta dissertação pertende verificar o estado da arte acerca do efeito do exercício físico na coordenação motora fina e grossa em pacientes de Parkinson e, avaliar a recorrência em tarefas de motricidade fina e grossa nestes pacientes. Para o primeiro objetivo foi feita uma revisão sistemática com a pesquisa pelos termos “Parkinson”, “Exercise”, “Physical Activity”, “Train” e “Coordinat”. Para o segundo objetivo foram recolhidos dados com sensores inerciais sobre os quais foram aplicados os métodos não-lineares da análise da quantificação da recorrência. Os resultados mostram que o exercício físico tem beneficios no desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa, no entanto, é referido que deve existir um aprofundamento da análise destes tipos de motricidade, nomeadamente, aprofundar o tipo de análise das tarefas. No segundo estudo, verificase que os pacientes de Parkinson têm maior capacidade de coordenação nas tarefas de motricidade grossa, que nas tarefas de motricidade fina a mão preferida apresenta maior recorrência e determinismo, demonstrando maior dificuldade em coordenar este tipo de tarefas.
- Dinâmica do momento angular: parâmetro de controlo na exploração de padrões motores na bicicleta de equilíbrio em criançasPublication . Bernardino, Mafalda Filipa dos Santos; Mercê, Cristiana; Branco, MarcoA bicicleta reflete a cultura humana e a sua utilização exige equilíbrio e manutenção da estabilidade. A criança e a bicicleta formam um sistema único, o qual procura manter a sua estabilidade através da rotação das rodas que atuam como giroscópios, em constante interação com os constrangimentos da tarefa, organismo e envolvimento. A massa distribuída em cada roda não é igual, assim, o primeiro estudo desta dissertação analisou a proporção de massa entre as rodas dianteira e traseira do sistema criança-bicicleta. A amostra incluiu 18 crianças com uma média de 4,89±0,35 anos, para as quais o centro de gravidade (CG) foi calculado através do método de coordenadas, e o CG da bicicleta através do método de equilíbrio. A roda traseira apresentou uma proporção de 78,8% da massa total e a dianteira 21,3%. Considerando que a aprendizagem de andar de bicicleta resulta da interação dinâmica entre os vários constrangimentos como a massa da criança (organismo), massa e raio da roda da bicicleta (tarefa), a distribuição de massa das rodas no sistema criança-bicicleta deve ser considerada para análises posteriores da estabilidade. Neste sentido, e considerando igualmente que esta aprendizagem pode ser facilitada através de mudanças nos parâmetros de controlo, o segundo estudo investigou se o momento angular (MA) da bicicleta é um parâmetro de controlo para os padrões de ciclar na bicicleta de equilíbrio (BE). Este estudo incluiu recolhas transversais durante a aplicação de um programa de aprendizagem de ciclar. Participaram 25 crianças com uma média de 5,16±0,89 anos, as quais foram convidadas a usar livremente a BE, antes e depois da intervenção de 6 sessões com a BE. Os dados foram recolhidos através de vídeo e posteriormente categorizados para permitir a identificação dos padrões de ciclar. Adicionalmente, foram recolhidos dados de velocidade angular através de um sensor inercial fixado na roda da bicicleta, permitindo o cálculo posterior do MA. Os resultados evidenciaram que, à medida que o MA aumenta, as crianças tendem a transitar entre os padrões de ciclar. Com MA mais baixo, o padrão preferido consistiu em caminhar. A partir de 0,53 kg·m²/s, a maioria das crianças transitou para correr. E, a partir de 1,1162 kg·m²/s, a maioria das crianças transitou novamente para o padrão de planar. Com base nestes resultados, propomos que o MA é um parâmetro de controlo para a BE, sendo a velocidade linear uma expressão dele. Em conclusão, as características específicas da bicicleta e da criança influenciam o momento angular e, consequentemente, a transição entre os padrões. Todos estes aspetos devem ser considerados na promoção da aprendizagem de ciclar.
- Efeito de um programa de coordenação motora em atletas de futebol de formaçãoPublication . Madeira, Carlos Miguel Duarte; Branco, Marco; Fernandes, RenatoA dissertação teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um programa de coordenação motora para jovens atletas de formação de futebol supervisionado ao longo de 8 semanas. Para a elaboração do mesmo foram definidos objetivos e calendarizados programas para que todo o programa corresse conforme o planeamento e fosse ao encontro do modelo de dissertação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior no âmbito do Mestrado de Atividade Fisica e Saúde, mas também cumprisse com todas as diretrizes da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Santarém. Para tal, esta dissertação está dividida em 3 etapas, no qual é realizado uma revisão sistemática com o intuito de perceber toda a investigação que existe dentro da problemática no qual caracterizamos de estudo 1 – “Qual o efeito do treino específico de coordenação na performance de futebolistas na formação?” A etapa seguinte que é caraterizada por estudo 2 – “Construção e validação do Programa de exercício de coordenação motora nos escalões de formação em futebol”, onde o estudo passa por várias diretrizes de forma a ir de encontro ao modelo de validação. Por fim o estudo 3 – “Efeitos de um Programa de Coordenação Motora em Atletas de Futebol de Formação” onde é abordado toda a aplicabilidade do programa e os seus resultados obtidos. A informação recolhida não só foi importante na conclusão desta dissertação, mas poderá contribuir para estudos posteriores na área do futebol de formação.
- Efeito do exercício físico em doentes com estenose do canal vertebral: uma revisão sistemática e construção e validação de um programa de exercício físicoPublication . Silva, Bernardo Bento; Branco, Marco; Calado, CarlosO exercício tem se mostrado eficaz na prevenção e gestão de condições de saúde agudas e crónicas e, por isso, cada vez mais a atividade física é recomendada para inúmeras patologias, não só as associadas com o avançar da idade como também na generalidade dos casos. Esta dissertação resultou de uma investigação levada a cabo durante 10 meses. Com a mesma, procurei analisar o estado do conhecimento em relação às intervenções de exercício físico em indivíduos com estenose, identificando os seus benefícios, nomeadamente na redução da dor e melhoria da mobilidade do doente; e analisando qual a metodologia de exercício mais eficiente. Deste modo, foram realizados dois estudos: Estudo 1 - Revisão sistemática sobre o que é realizado em contexto de exercício em doentes com estenose do canal vertebral; Estudo 2 - Construção e Validação de um programa de Exercício para doentes com estenose. Para o estudo 1 foi utilizada a consulta de artigos e publicações de autores internacionais e pretendeu-se analisar se existem intervenções com exercício físico nestes doentes, que tipo de intervenção em exercício foram realizadas e que resultados foram obtidos. Para o estudo 2 foi utilizado o CERT para reportar o programa de exercício e o CReDECI2 para validação do programa de exercício. São escassos os programas validados para esta população, por isso, urge ser necessário a criação e validação dos mesmos por forma a dar suporte científico para a criação de diretrizes e métodos mais específicos para a avaliação e prescrição do exercício para esta população. Conclui-se através da validação do programa de exercício que o mesmo é uma excelente forma de proporcionar ao doente uma melhoria nas condições da sua vida, afetando positivamente a melhoria da mobilidade e redução da dor. O fortalecimento dos músculos do tronco, frequentemente mencionados na revisão sistemática pelos vários autores, resultaram numa maior estabilidade do tronco e consequentemente numa redução na dor.
- Efeitos da atividade física na interação velocidade-precisão do rato em jogadores de e-sportsPublication . Fernandes, David Faustino; Branco, Marco; Catela, DavidEste estudo tem como objetivo verificar se há ou não efeitos da atividade física na interação velocidade-precisão do rato em desportos eletrónicos, através da realização de um questionário de atividade física e de um teste de precisão com o rato de computador. A amostra foi constituída por 24 indivíduos (16 do género masculino e 8 do género feminino), com idades compreendidas entre os 15 e os 50 anos (24,79±9,23 anos). É possível verificar que não existem diferenças entre grupo no tempo sentado, embora exista uma associação inversa significativa entre o tempo sentado e a AFL e AFM. Verifica-se também não existirem diferenças significativas na performance, mas existe uma associação significativa entre mScore e mEfi, mAcc e mClic. Há também uma associação positiva significativa entre altura e mClic. O número de horas de jogo é inversa e totalmente associado à mScore, mEfi, mAcc e mClic, mas associa-se diretamente à AFV. A nível teórico é possível verificar a existência de uma relação entre os desportos eletrónicos e a atividade física a nível das capacidades e habilidades usadas por um jogador de jogos eletrónicos e que é possível através da atividade física melhorar essas capacidades de forma a obter uma melhor performance. O estudo em si revela que não existem grandes diferenças significativas entre grupos, mas apresenta associações significativas relevantes.
- Efeitos de um programa de caminhada e de treino funcional na coordenação e funcionalidade em indivíduos com mais de 65 anosPublication . Duarte, Miguel Ângelo Almeida; Ramalho, Fátima; Branco, MarcoO presente relatório de estágio tem como objetivo refletir sobre efeitos de um programa de exercício que combina a caminhada (rua e/ou passadeira) e o treino funcional, na coordenação e funcionalidade de indivíduos com mais de 65 anos. Neste programa de exercício foram estruturadas e implementadas sessões de exercício adequadas, com um processo gradual de evolução e foco na capacidade funcional de sujeitos com mais de 65 anos, ao nível da aptidão cardiorrespiratória, da força muscular, do equilíbrio, da flexibilidade e da coordenação intra-segmentar. Para perceber os efeitos do programa nos participantes, foram aplicados testes relacionados com a funcionalidade, agilidade e equilíbrio e coordenação selecionados a partir das baterias de testes do “Senior Fitness Test” e “Fullerton Advance Balance Test”, “Gait speed instrument” e o teste de marcha de 2 minutos para avaliar a coordenação intra-segmentar. A amostra deste estudo foi constituída por 2 grupos, Grupo de Intervenção, recrutado a partir de um grupo de idosos que já praticava exercício em sala no Clube de Saúde – Academia do Corpo, onde forma recrutados 7 participantes. No segundo tinha o Grupo de controlo, recrutado na Universidade Sénior de Belmonte, que também já tinham atividades relacionadas com exercício dentro da instituição. Neste grupo de início tinha 12 participantes e no final ficaram 6 participantes. O procedimento de avaliação foi aplicado em dois momentos: inicial (baseline) e final. Os participantes foram informados sobre as caraterísticas do programa de exercício, bem como dos protocolos de avaliação a serem realizados. Foi garantido o anonimato e segurança dos dados recolhidos, tendo os participantes assinado o seu consentimento para a recolha dos dados e integração no programa de exercício. A avaliação da coordenação no estudo exploratório mostrou evolução das variáveis MARP e DP revelando que o programa de exercício traz alterações a coordenação intra-segmentar da coxa nos idosos intervencionados. Ao nível das variáveis funcionais que se relacionam com o risco de quedas verificou-se ligeiras melhorias no parâmetro equilíbrio mostrando que o programa poderá ser eficaz na funcionalidade, contribuindo para a redução do risco de quedas nesta população.
- Efeitos de um programa de exercício físico na coordenação motora grossa e fina em idosos destreinadosPublication . Dias, Nuno Alexandre Gravato Pereira; Branco, Marco; Domingos, ChristopheA Europa Ocidental está entre as mais afetadas por lesões relacionadas a quedas e taxas de mortalidade em idosos (Haagsma et al., 2020). As quedas nos idosos são atualmente um problema de saúde pública que para além dos custos financeiros associados tornam os idosos muitas vezes dependentes de outrem e por sua vez levam a um maior número de institucionalizações. O processo de envelhecimento conduz a um declínio da aptidão funcional que contribui para o aumento da prevalência de quedas na população idosa e a deterioração da marcha é em grande parte acompanhada pela diminuição da massa muscular (Clemson et al., 2019) e perda ou lentidão de algumas funções cognitivas (Oliveira et al., 2018). A presente dissertação pretende verificar os efeitos de um programa de treino de força em idosos destreinados na realização de tarefas de coordenação motora grossa (Marcha e Sentar-Levantar, Estudo 1) e de coordenação motora fina (Finger Tapping Test, Estudo 2) e analisar e interpretar as variações ao nível da coordenação, através do uso de sensores inerciais, durante a realização dessas mesmas tarefas. A amostra desta dissertação é constituída por 10 sujeitos destreinados, sete do sexo feminino e três do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 66 e os 84 anos. Foi solicitado aos participantes que realizassem três tarefas motoras: o Finger Tapping Test em ambas as mãos (5 tentativas em cada mão), 2’ de Marcha no exterior e o teste de Sentar-Levantar. Os sensores inerciais foram utilizados em todas as tarefas para recolher os dados necessários para cada estudo, de modo a serem aplicadas medidas de análise da coordenação motora intra-segmentar. Os resultados dos estudos mostraram que: i) aplicar um programa de treino de força em idosos destreinados pode melhorar a coordenação motora grossa e fina e os níveis de força muscular dos idosos e ii) o uso de sensores inerciais pode ter uma grande aplicabilidade quando se pretende analisar a coordenação motora fina em tarefas como o Finger Tapping Test e a coordenação motora grossa em tarefas como a Marcha e o Sentar-Levantar, permitindo fazer uma análise tridimensional de todo o movimento de forma rápida e económica.
- Efeitos do exercício físico na funcionalidade motora em pessoas com hérnias discais lombaresPublication . Paterno, Rafaela Silva; Branco, MarcoA coluna vertebral é crucial para sustentar o corpo e permitir movimentos. Para o seu bom funcionamento e segurança, é necessário que os músculos do tronco, especialmente os profundos, estejam bem coordenados e robustos. Esses músculos atuam no controlo da estabilidade intersegmentar, sendo responsáveis por garantir que cada segmento da coluna se mova de forma controlada e harmoniosa, evitando movimentos excessivos ou desalinhamentos que possam causar lesões. Quando não tratada corretamente, Hérnia Discal Lombar (HDL) pode causar fraqueza muscular, prejudicando a funcionalidade motora. Desta forma é essencial o desenvolvimento e validação de programas de exercício físico específicos para esta população. O presente trabalho teve como objetivos: i) Desenvolver e validar um programa de exercício físico para portadores de hérnias discais lombares; ii) Avaliar o efeito do exercício físico na funcionalidade motora em pessoas com hérnias discais lombares. Para a validação do programa de exercício direcionado para adultos com hérnias discais lombares, foram seguidas as Linha Orientadora Revista para Critérios de Reporte sobre o Desenvolvimento e Avaliação de Intervenções Complexas em Saúde (CReDECI 2) por Möhler et al., (2015), assim como as diretrizes do Consenso sobre Modelo de Reporte de Programas de Exercício Físico (CERT) por Slade et al., (2016) para a descrição do programa. Para a recolha e avaliação do nível de atividade física e a sensação de dor, foram realizados testes “Multisegmental rotation” (Hoogenboom et al., 2013) e o “30-second chair stand” (Rikli & Jones, 2013), onde se preencheu uma escala de dor (Comissão Nacional de Controlo da Dor, 2011). Após intervenção com um programa de exercício físico, verificaram-se melhorias significativas na funcionalidade motora e dor. Desta forma podemos concluir que um programa de exercício físico de oito semanas tem o potencial de melhorar a funcionalidade motora, a sensação de dor em adultos com HDL.