Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-05"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Efeito de um programa de coordenação motora em atletas de futebol de formaçãoPublication . Madeira, Carlos Miguel Duarte; Branco, Marco; Fernandes, RenatoA dissertação teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um programa de coordenação motora para jovens atletas de formação de futebol supervisionado ao longo de 8 semanas. Para a elaboração do mesmo foram definidos objetivos e calendarizados programas para que todo o programa corresse conforme o planeamento e fosse ao encontro do modelo de dissertação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior no âmbito do Mestrado de Atividade Fisica e Saúde, mas também cumprisse com todas as diretrizes da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Santarém. Para tal, esta dissertação está dividida em 3 etapas, no qual é realizado uma revisão sistemática com o intuito de perceber toda a investigação que existe dentro da problemática no qual caracterizamos de estudo 1 – “Qual o efeito do treino específico de coordenação na performance de futebolistas na formação?” A etapa seguinte que é caraterizada por estudo 2 – “Construção e validação do Programa de exercício de coordenação motora nos escalões de formação em futebol”, onde o estudo passa por várias diretrizes de forma a ir de encontro ao modelo de validação. Por fim o estudo 3 – “Efeitos de um Programa de Coordenação Motora em Atletas de Futebol de Formação” onde é abordado toda a aplicabilidade do programa e os seus resultados obtidos. A informação recolhida não só foi importante na conclusão desta dissertação, mas poderá contribuir para estudos posteriores na área do futebol de formação.
- Contributos da implementação de um Espaço Maker para o Desenvolvimento de Competências do PASEOPublication . Chambel, Ana Filipa Cardoso de Almeida; Rocha, AndréO presente estudo procura compreender a forma como os espaços maker poderão contribuir para o desenvolvimento de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Para a concretização deste objetivo é apresentada a planificação e a implementação de um espaço maker no Agrupamento de Escolas de Sampaio (AES) em colaboração com a comunidade educativa. Esta implementação foi delineada de modo a responder aos requisitos estabelecidos pelos objetivos do Projeto Educativo do AES, pelas competências do PASEO e pelas necessidades diagnosticadas nos diversos documentos de avaliação externa do agrupamento. Enquanto projeto, a implementação deste espaço permitiu identificar e avaliar dificuldades da sua concretização e utilização bem como as suas vantagens para o desenvolvimento de atividades de ensino/aprendizagem; É apresentada uma revisão de literatura que contextualiza os pressupostos que estão subjacentes às dinâmicas promovidas por estes espaços, bem como as suas mais valias em contextos educativos. No segundo capítulo descreve-se o planeamento, a implementação e a avaliação do projeto, que contou com a participação de 10 docentes de diferentes áreas curriculares, para dar resposta à questão problema. Para além dos dados de ordem qualitativa, o estudo apoiou se numa abordagem autoetnográfica da autora que assume o papel de observadora e participante do estudo. Os resultados mostram que os projetos desenvolvidos em espaços maker são promotores do desenvolvimento das competências de todas as áreas de conhecimento do PASEO. São identificados os obstáculos à implementação destes espaços, a referir os recursos materiais e humanos, o tempo dispensado para a planificação de atividades e as dificuldades ao nível da articulação curricular.