Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional by advisor "Cardona, Maria João"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da qualidade de vida no trabalho (QVT): o caso dos servidores da Reitoria de um Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaPublication . Carvalho, Jackeline Portela Fontenele; Cardona, Maria João; Silva, Maria Cristina Madeira daA Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma necessidade cada vez mais premente no contexto mundial atual. Em linhas gerais a QVT é isso: tornar o trabalhador satisfeito e motivado no seu ambiente laboral, resignificando trabalho e bem-estar. É a transformação de uma instituição, seja ela pública ou privada, num ambiente de atração e de promoção de desenvolvimento profissional. O levantamento bibliográfico permitiu concluir que políticas e programas de QVT são pouco difundidos no serviço público, e que os gestores destas organizações ainda estão diante de uma temática nova, permeada de grandes desafios práticos para sua implantação. Procurou-se verificar, na Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB)2 quais são as práticas de bem-estar no trabalho, se são de reconhecimento institucional e coletivo, se se incorporam de possibilidades de crescimento profissional e respeito às características individuais dos seus servidores. Procurou-se também reconhecer os tipos de serviços e ações que caracterizam o leque de QVT praticado na Reitoria estudada. Neste sentido foi feito um estudo de caso, em que os participantes foram os servidores que trabalham na Reitoria do IFB. Foi utilizada uma versão adaptada do QWLQ (Quality of Working Life Questionnaire – Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho), o qual é composto por 20 questões que englobam os domínios físico, saúde, psicológico, pessoal e profissional. O questionário foi enviado para todos os participantes para ser preenchido através da Internet. Por meio deste questionário procurou-se conhecer as expectativas, anseios e opiniões dos servidores no que se referia à sua própria QVT em 2017. A análise dos resultados revelou os seguintes índices gerais de QVT da Reitoria. Sendo 100 pontos o valor máximo, observou-se: no dominio físico 59 pontos; no psicológico 58 pontos; no pessoal 66 pontos e no profissional 52 pontos. Apesar do IFB não ter uma política de QVT instituída, os resultados demonstraram que a percepção dos servidores da reitoria, em relação à QVT, são satisfatórios. Para que esse nível de satisfação cresça, o estudo sugere a implementação de uma política de QVT para a instituição, de forma a garantir o alinhamento dos dirigentes e gestores no sentido de um trabalho mais humanizado, promovendo um ambiente laboral que possibilite o desenvolvimento profissional do servidor, em que a cultura e o clima organizacional estejam harmonizados em prol do seu bem-estar.
- Curso técnico integrado em artesanato na modalidade Proeja: avaliando ações de intervenção para apoio à permanência dos estudantesPublication . Oliveira, Rosana Maria de Noronha; Cardona, Maria JoãoReconhecendo o elevado índice de evasão de estudantes do Curso Técnico Integrado em Artesanato do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o presente estudo, visando à definição de um plano de intervenção, teve o objetivo principal de analisar as ações realizadas pelas coordenações da área de ensino da instituição para promover a permanência dos/as estudantes no curso. Nesse sentido, procurou-se identificar o perfil dos/as estudantes matriculados no curso e identificar as ações promovidas pelas diversas coordenações, procurando avaliar as que mais favorecem a permanência dos/as estudantes no curso. Paralelamente foram recolhidas sugestões para a melhoria do atendimento aos estudantes. A recolha de dados foi de caráter qualitativo (análise documental e entrevista semiestruturada). Os resultados da pesquisa evidenciam que cada coordenação desenvolve uma ação específica no apoio aos estudantes, envolvendo ações diversas que se completam por meio de atividades ministradas na sala de aula e em todo o processo educacional. Apesar de as coordenações reconhecerem que as ações desenvolvidas contribuem para a permanência dos estudantes, foi possível perceber lacunas, problemas e dificuldades apontadas pelos entrevistados nomeadamente nos aspetos que envolvem organização logística e estrutural, bem como uma articulação entre todos os envolvidos. A partir das limitações identificadas, o presente estudo propõe um plano de ação, o Procedimento Operacional Padrão (POP), como forma de uniformizar as metodologias a serem desenvolvidas para melhoria do atendimento aos estudantes.
- Um estudo sobre a relação entre a escola e o município - Preocupações e sugestões para a definição de um projeto promotor da melhoria educativaPublication . Pereira, Cristina Maria Simões; Cardona, Maria JoãoA transferência de competências do poder central para a responsabilidade das autarquias ao nível da educação, trouxe alterações significativas ao funcionamento dos estabelecimentos escolares. Embora os currículos sejam definidos centralmente pelo Ministério da Educação, podem ser articulados e aplicados com alguma diferenciação dado o contexto e especificidade de cada escola, e tendo por base a tão desejada flexibilidade curricular. Assim e perante diferentes realidades com comunidades também elas diversificadas na sua génese social, política e cultural pretendemos saber em que medida é que a educação pode ou não ser condicionada pelas diferentes posturas das autarquias. Debruçámo-nos sobre esta temática, de forma a tentar perceber as vantagens e desvantagens, garantias e riscos de termos escolas com um maior ou menor grau de dependência do poder autárquico. Sabendo que a descentralização pode trazer mais-valias às populações, por estas se sentirem mais perto do poder decisivo, que lhes pode melhorar as condições de vida, necessitamos saber em que medida a Municipalização está a contribuir para a melhoria das escolas. Neste sentido foram ouvidos um diretor de agrupamento, duas docentes e uma autarca, responsável pelo pelouro da educação. Os resultados do estudo revelaram que este concelho apresenta características promotoras de um bom trabalho ao nível da educação, que existe uma grande preocupação do poder autárquico com a escola e a população, mas que a comunicação entre Autarquia/Escola ainda revela algumas fragilidades. Propõe-se uma melhoria da comunicação, de forma a melhorar e clarificar as formas de atuação tanto da escola como da autarquia
- Fatores determinantes para o sucesso educacional no ensino médio no Brasil. Estudo de caso numa instituição pública federalPublication . Ledo, Roger Maia Dias; Cardona, Maria JoãoEntender os principais fatores que contribuem para o insucesso educacional nas trajetórias escolares é fundamental para a promoção de uma educação emancipatória, redutora de desigualdades sociais e promotora de oportunidades. Este tema é relevante para o Brasil, visto que o país possui altas taxas de reprovação e abandono escolar, sobretudo no primeiro ano do ensino médio. Realizamos aqui um estudo de caso, com o objetivo de identificar os principais fatores de insucesso educacional em uma instituição de ensino brasileira que oferece ensino profissional associado ao ensino médio. Para isso, realizámos entrevistas semiestruturadas a alunos/as aprovados e reprovados no primeiro ano do ensino médio, além de entrevistamos o coordenador de curso dessa instituição. Os resultados apontam que fatores (1) socioeconômicos e (3) escolares/institucionais locais são os que mais influenciaram as trajetórias dos estudantes no estudo de caso. De entre os entrevistados, não houve casos de aprovação em famílias com renda familiar muito baixa e não houve casos de reprovação em famílias com renda familiar mais alta. A renda ainda influenciou a decisão familiar de pagar reforço escolar a seus filhos e ainda influenciou decisões de prosseguimento de estudos rumo ao ensino superior. Em termos escolares/institucionais, todos os alunos relataram dificuldades de gerenciamento do tempo por conta do volume de matérias em escolas politécnicas. Relataram ainda problemas de excesso de conteúdo e dificuldades em estar nos atendimentos a alunos com dificuldade, por estes se concentrarem apenas em dois dias na semana. Como proposta de intervenção, são sugeridos um melhor acompanhamento dos alunos com menor poder aquisitivo em momentos iniciais e mais ações em sala de aula para o desenvolvimento e consecução de atividades, propiciando mais tempo fora de dela para estudo e plantões de dúvidas.
- Funções do diretor escolar do Campus Avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: desafios e possibilidadesPublication . Aparecida, Adriana; Cardona, Maria João; Fernandes, Fabricio AdemarEntender as funções de um diretor atuante, em um Instituto Federal de Educação, bem como as normas e legislação que norteiam o seu trabalho, constitui um importante referente para compreender o processo educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa que analisa a atuação do diretor escolar no desempenho de suas atribuições no campus avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como os desafios e possibilidades inerentes às suas funções. Efetuou-se a recolha de dados pela análise de documentos institucionais e de entrevistas semiestruturadas, permitindo ouvir o diretor geral e os membros do conselho acadêmico, analisando as atribuições legalmente instituídas para o cargo de direção As entrevistas demonstram o quanto os esforços e envolvimento dos responsáveis fazem a diferença em nível acadêmico e social. Ao final, são apresentadas sugestões de intervenção, para a melhoria do trabalho já em curso, conforme apontamentos dos resultados.
- O impacto dos conhecimentos construídos num programa de qualificação de uma Instituição Federal de EducaçãoPublication . Penteado, Simone Cardoso dos Santos; Cardona, Maria João; Silva, Maria Cristina Madeira daEste trabalho teve como objetivo estudar o impacto dos produtos educacionais e/ou conhecimentos construídos numa instituição de ensino superior brasileira, a partir de um Mestrado em Ciências da Educação/ Administração Educacional, resultante de um acordo de cooperação assinado com uma instituição de ensino superior de Portugal. Foi construído um questionário para a coleta de dados para servidores e gestores, a par da pesquisa documental realizada. Da análise dos dados obtidos, foi possível responder aos objetivos da pesquisa e apresentar algumas propostas de intervenção. Os resultados da pesquisa indicam que os conhecimentos construídos tiveram pouco impacto na instituição, havendo projetos que não foram implementados. A presente pesquisa apresenta um plano de intervenção para criar condições que facilitem implementar os conhecimentos/projetos construídos por meio do processo formativo a fim de poderem contribuir de forma mais efetiva para uma melhor qualidade do processo educacional na instituição.
- A importância do Projeto Político-Pedagógico como instrumento de planeamento institucionalPublication . Silva, Betânia Morais de Oliveira da; Cardona, Maria JoãoReconhecendo que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planeamento institucional a nível local, o presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições deste documento no direcionamento das práticas educativas em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Para se alcançar o objetivo proposto, buscou-se conhecer a percepção dos diversos atores da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários e estudantes) envolvidos na elaboração, execução e avaliação do documento. Trata-se de um estudo de caso misto, onde a recolha de dados foi de caráter qualitativo (análise documental e entrevista semiestruturada) e quantitativo (questionários). Os resultados da pesquisa apontaram para que apesar do PPP do campus apresentar estrutura e fundamentação adequados, a maior contribuição do documento decorreu durante sua elaboração. Esta fase inicial envolveu diferentes segmentos da comunidade escolar, favorecendo a reflexão coletiva sobre as necessidades do campus, os princípios e diretrizes que iriam nortear as suas ações, bem como a definição das estratégias necessárias para alcançar as metas e prioridades definidas. Porém, o processo de execução e acompanhamento do projeto revelou-se deficitário, condição que enfraqueceu a importância do documento em toda sua potencialidade e alcance, pois com o tempo o projeto ficou esquecido, não sendo uma referência para as ações da comunidade escolar. A partir das limitações identificadas, apresentam-se sugestões de melhoria para as fases da avaliação, reformulação e acompanhamento da execução do PPP da instituição.