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- Estudo de Caso : A influência da cultura e clima organizacional no processo de gestão democrática e participativaPublication . Tavares, Adriana Rodrigues de Melo; Galinha, SóniaEste Trabalho de Projeto em Administração Educacional do Instituto Politécnico de Santarém, refere-se a uma pesquisa realizada numa escola pública do Distrito Federal – DF, sobre a influência da cultura e clima organizacional. Neste intuito foram empregadas análise, identificação e proposição de ações que buscam a melhoria do desempenho, realização pessoal e profissional dos servidores, trazendo assim um ambiente favorável e produtivo para a implantação e consolidação de uma gestão democrática e participativa. Trata-se de um estudo de caso misto, onde a recolha de dados aconteceu em caráter qualitativo (entrevista semiestruturada) e quantitativo (questionário dentro da escala de resposta Likert). Nos resultados foram detectados pontos de oportunidades de melhoria, que podem auxiliar na implementação de avanços no processo de gestão democrática e participativa, reforçando a importância do ambiente organizacional como um de seus principais contributos.
- Funções do diretor escolar do Campus Avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: desafios e possibilidadesPublication . Aparecida, Adriana; Cardona, Maria João; Fernandes, Fabricio AdemarEntender as funções de um diretor atuante, em um Instituto Federal de Educação, bem como as normas e legislação que norteiam o seu trabalho, constitui um importante referente para compreender o processo educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa que analisa a atuação do diretor escolar no desempenho de suas atribuições no campus avançado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, bem como os desafios e possibilidades inerentes às suas funções. Efetuou-se a recolha de dados pela análise de documentos institucionais e de entrevistas semiestruturadas, permitindo ouvir o diretor geral e os membros do conselho acadêmico, analisando as atribuições legalmente instituídas para o cargo de direção As entrevistas demonstram o quanto os esforços e envolvimento dos responsáveis fazem a diferença em nível acadêmico e social. Ao final, são apresentadas sugestões de intervenção, para a melhoria do trabalho já em curso, conforme apontamentos dos resultados.
- A importância do Projeto Político-Pedagógico como instrumento de planeamento institucionalPublication . Silva, Betânia Morais de Oliveira da; Cardona, Maria JoãoReconhecendo que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planeamento institucional a nível local, o presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições deste documento no direcionamento das práticas educativas em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Para se alcançar o objetivo proposto, buscou-se conhecer a percepção dos diversos atores da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários e estudantes) envolvidos na elaboração, execução e avaliação do documento. Trata-se de um estudo de caso misto, onde a recolha de dados foi de caráter qualitativo (análise documental e entrevista semiestruturada) e quantitativo (questionários). Os resultados da pesquisa apontaram para que apesar do PPP do campus apresentar estrutura e fundamentação adequados, a maior contribuição do documento decorreu durante sua elaboração. Esta fase inicial envolveu diferentes segmentos da comunidade escolar, favorecendo a reflexão coletiva sobre as necessidades do campus, os princípios e diretrizes que iriam nortear as suas ações, bem como a definição das estratégias necessárias para alcançar as metas e prioridades definidas. Porém, o processo de execução e acompanhamento do projeto revelou-se deficitário, condição que enfraqueceu a importância do documento em toda sua potencialidade e alcance, pois com o tempo o projeto ficou esquecido, não sendo uma referência para as ações da comunidade escolar. A partir das limitações identificadas, apresentam-se sugestões de melhoria para as fases da avaliação, reformulação e acompanhamento da execução do PPP da instituição.