Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social by advisor "Jorge, Nuno"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- O apoio financeiro das Fundações aos estudantes do ensino superior–avaliação do seu impacto na decisão de prosseguir estudosPublication . Duarte, Edite Cristina Marques Lourenço; Jorge, NunoAs medidas de apoio financeiro atribuídas pelas Organizações de Economia Social aos estudantes do ensino superior são de vital importância para estes estudantes e suas famílias. Numa pesquisa prévia, foi possível constatar que, em Portugal, não existem estudos sobre esta realidade e, portanto, esta investigação procura contribuir para o conhecimento sobre o impacto que estas medidas têm para os estudantes, na decisão de prosseguirem ou abandonarem os seus estudos. Os dados empíricos deste estudo foram obtidos através da aplicação de um questionário a 230 estudantes que frequentam Instituições de Ensino Superior em Portugal e que beneficiaram destes apoios, concedidos pelas quatro Fundações que colaboraram no trabalho. Foram ainda realizadas três entrevistas aos responsáveis pela atribuição dos referidos apoios nas fundações, no sentido de aprofundar o conhecimento da temática em estudo. Entre outras conclusões, os resultados sugerem que os tipos de apoios concedidos por estas organizações, referentes a bolsas de estudo, bolsas de investigação e prémios escolares, têm como objetivo principal apoiar na prossecução dos estudos, melhorando a formação do cidadão, premiando a excelência e estimulando a investigação. Estes apoios são de toda a importância, devido à incapacidade das famílias para suportar a totalidade das despesas com a frequência do ensino superior, e o apoio do Estado é também insuficiente para fazer face aos custos totais que os estudantes suportam. Neste contexto, o tema desta investigação enquadra-se no Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social, pois, são muitas vezes estas organizações, e em particular as fundações, que permitem reduzir este desajustamento entre a comparticipação do Estado e/ou das famílias e as despesas dos estudantes com a frequência do ensino superior, reduzindo as situações de carência económica, e permitindo a continuação dos estudos. O que este estudo permitiu concluir foi que, não fosse a bolsa paga pelas Fundações incluídas na amostra, grande percentagem dos inquiridos não teria possibilidade de continuar a estudar, pelo que este tipo de apoio se revela determinante na prossecução / conclusão dos estudos.
- Avaliação de impacto social do Projeto “Pare, Escute e Olhe”, da Associação para o Desenvolvimento do Concelho de MouraPublication . Miguinhas, Marta de Jesus Tareco; Jorge, NunoA avaliação de impacto social consiste na monitorização, análise e gestão das consequências sociais de determinada intervenção. Através desta investigação, pretendeu-se avaliar a importância e o impacto do projeto “Pare, Escute e Olhe” (desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura) na vida das comunidades ciganas e não ciganas, avaliando o retorno social do mesmo. Os dados empíricos para este trabalho foram obtidos através de questionários aplicados aos agentes educativos e aos familiares dos alunos que participam no projeto “Pare, Escute e Olhe” e de entrevistas indiretas realizadas a dois intervenientes no Projeto. Os resultados revelam que o desconhecimento do património cultural da minoria étnica (comunidade cigana) que a comunidade maioritária revela é um obstáculo na eliminação da discriminação racial dessa comunidade. Nesse sentido, o projeto “Pare, Escute e Olhe” dotou os “stakeholders” de ferramentas para suprimir a discriminação racial e assim promover a mudança de atuação no seu quotidiano profissional. Verificou-se também que a aceitação da comunidade cigana pela comunidade maioritária promove o respeito recíproco pelas diferenças culturais e que o desenvolvimento das atividades do projeto “Pare, Escute e Olhe” facilitou a integração da comunidade cigana, nomeadamente no contexto escolar.
- Effectiveness of internal marketing on employee performance in social economy organizationsPublication . ElGaed, Mahmud Elhadi Ali; Jorge, NunoThis study focuses on and analyses internal marketing procedures, their impact on employee performance and, furthermore, which internal marketing concepts are used in non-profit organizations in Libya. Internal marketing in non-profit organizations has gained relevance in the past few decades, which made the study of internal marketing more popular amongst researchers and authors, particularly after the emergence of the knowledge of the role it plays in employee performance and its impact on beneficiary satisfaction. Due to the existing limited number of studies which take on the relations between the aforementioned variables as their focal point, which are all the more insufficient if Libya is placed as the region of study, the researcher aimed to address these concerns. This study has taken on internal marketing and employee performance from theoretical and practical aspects. In the practical aspect of the study, a sample of non-profit organizations was selected to study. A questionnaire form was delivered as the main source to collect data from employees who are working in two NGOs. Several conclusions arose through the results of this questionnaire: - There is a statistical relation between internal marketing and employee performance. - There is no statistical relation between dissemination of marketing information to employees and employee performance. Additionally, this study came with several recommendations to the non-profit organizations that were studied in this study sample.
- A gestão dos acolhedores do santuário de Fátima:um estudo retrospetivoPublication . Coelho, Cláudia Maria da Rocha Nunes Martins Camelo; Jorge, NunoA presente dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito da gestão de recursos humanos em organizações sem fins lucrativos. A partir de um estudo de caso, procura descrever a estratégia de gestão de pessoas definida pelo Santuário de Fátima, entre maio e outubro de 2021, para dar resposta à afluência de milhares de peregrinos, no contexto das medidas sanitárias restritivas, resultantes da pandemia motivada pelo vírus SARS-CoV-2, que atingiu Portugal (e o resto do mundo) em 2020. Este trabalho centra o seu estudo na gestão dos acolhedores, grupo especialmente constituído para implementar e garantir o cumprimento das medidas de segurança em vigor. Durante os meses referidos, realizaram-se 14.500 horas de acolhimento, asseguradas por colaboradores internos, remunerados e voluntários, e colaboradores externos provenientes de diferentes associações. A abordagem empírica utilizou inquéritos por questionário com questões de resposta aberta, realizados a todos os 3 intervenientes na conceção do Programa Operacional dos Acolhedores e a 13 dos acolhedores participantes na sua operacionalização. Os resultados apurados permitem confirmar que os objetivos foram alcançados, deixando em aberto a possibilidade de dar continuidade ao trabalho do acolhedor, adaptado a uma nova realidade pós-pandémica.
- A gestão dos centros de alojamento de emergência social (CAES) e a inclusão social dos utentesPublication . Silva, Cláudia Isabel Lopes ; Jorge, NunoOs Centros de Alojamento de Emergência Social são uma resposta da Segurança Social para pessoas em situação de sem-abrigo, que se encontram numa situação de emergência social ou crise. Esta investigação procurou identificar quais as práticas de gestão dos CAES que têm impacto para a inclusão social dos utentes. Em termos metodológicos, procedeu-se à realização de um estudo qualitativo, pela recolha de dados através da análise documental e de inquéritos por entrevistas a um Órgão de Gestão da IPSS, a dois Técnicos que trabalham no CAES, a um Técnico Gestor e a dois utentes, para posterior análise de conteúdo. O modelo de análise teve por objetivo cruzar e correlacionar a dimensão da inclusão social dos utentes com a gestão da IPSS, a intervenção dos técnicos do CAES, a intervenção dos técnicos gestores, a comunidade e o indivíduo/utente do CAES. Neste sentido, foi possível concluir que existe uma forte correlação entre a gestão do CAES e a inclusão social dos utentes, pelas suas repercussões, no trabalho que é desenvolvido pelos técnicos e pela relação de proximidade que é criada com a comunidade. Estes resultados, para além de contribuírem para o objetivo principal da investigação, permitem aprofundar o conhecimento sobre os Centros de Alojamento e Emergência Social.
- O impacto da formação profissional e da certificação de competências das entidades do terceiro sectorPublication . Henriques, Rogério Paulo dos Santos; Jorge, NunoA aprendizagem ao longo da vida apresenta-se como estratégia necessária para responder às exigências da constante adaptação do ser humano e das instituições, enquadrados num mundo global e em permanente mutação. O exercício das atividades profissionais encontra-se marcado pela exigência da constante promoção das competências do capital humano, devendo ser realçado o papel da formação profissional. As entidades nacionais certificadoras obrigam as instituições formadoras a apresentar critérios claros de qualidade, em que o ciclo formativo deve consubstanciar procedimentos com esse fim. Uma das fases mais relevantes do ciclo formativo é a da avaliação que, se bem feita, contribui para alcançar os objetivos de melhoria constante a que estas instituições se votam.Partimos do modelo proposto por Kirkpatrick (1998) para aprofundar dois momentos da avaliação da formação. O primeiro é o da avaliação da transferência, que pode ser definida como o grau em que os formandos aplicam no seu contexto de trabalho as competências apreendidas, aqui medido pelo LTSI – Inventário da Transferência da Aprendizagem. Este instrumento foi aplicado a formandos da Associação dos Trabalhadores da Administração Local, da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, da Associação de Viticultores da Região do Cartaxo e Azambuja e do Centro de Recuperação Infantil de Abrantes. O segundo é o cálculo do retorno do investimento, mais recentemente proposto, e que procura clarificar os resultados líquidos obtidos face aos custos envolvidos na implementação dos programas formativos. A metodologia do return on investment foi implementada junto dos gestores da formação das entidades referidas.Estas questões ganham ainda mais sentido no caso das organizações de economia social com certificação para desenvolver formação profissional, que defendem, geneticamente, o respeito por princípios de igualdade, não discriminação, equidade no acesso, aumento da inserção social e não exclusão, igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, etc. Para estas, nem sempre é fácil encontrar equilíbrio entre esta missão e uma realidade em que os recursos são limitados e em que, cada vez mais, filantropos, stakeholders e entidades financiadoras de projetos formativos exigem conhecer com transparência os indicadores relacionados com o impacto dos seus investimentos.Foi possível identificar, a partir dos resultados recolhidos, claros indicadores positivos de transferência e de retorno do investimento, bem como interdependência destes indicadores, das ações de formação desenvolvidas por estas entidades. Realçámos, ainda assim, a especificidade da formação direcionada para pessoas com deficiência e incapacidade, tendo proposto a implementação de metodologias de medição do retorno social – Social Return on Investment como as mais adequadas.
- Impacto dos estilos de liderança na motivação profissional-análise comparativa entre estruturas residenciais para pessoas idosas do setor de economia social e do setor privadoPublication . Marques, Carina Alexandra Albano; Serrano, João; Jorge, NunoO grupo de trabalho de uma organização constitui-se como um fator distintivo das restantes. A motivação dos colaboradores pressupõe que haja um líder eficaz e eficiente, no sentido de as direcionar para o alcance dos objetivos previamente definidos pelas organizações. Deste modo, independentemente da natureza jurídica das organizações ter como objetivo (ou não) o lucro, a liderança e a motivação são indissociáveis, capazes de condicionar o sucesso das mesmas. Por essa razão, uma liderança de topo eficaz é determinante para motivar os colaboradores e, consequentemente, os resultados da organização. A presente investigação procurou analisar os estilos da liderança de topo em seis Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s) do distrito de Leiria: três pertencentes ao setor de economia privada e três com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), pertencentes ao setor de economia social. Procurou também compreender o impacto que esse estilo de liderança exerce na motivação profissional dos colaboradores, tendo para isso caracterizado e comparado os estilos de liderança da presidência e gerência das ERPI´s em estudo. Adicionalmente, pretendeu-se verificar se as variáveis idade, género, habilitações literárias, tempo de vinculação e distância entre local de trabalho e domicílio, influenciam a motivação dos colaboradores. Os dados empíricos deste estudo foram obtidos através de inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra total de 69 colaboradores. Como principais conclusões, destacamos que os resultados obtidos revelam que existe correlação entre os estilos de liderança e a motivação profissional, podendo o seu impacto ser positivo ou negativo. Os estilos de liderança, bem como a motivação profissional dos colaboradores, diferem consoante a natureza jurídica da organização. A inteligência emocional correlaciona-se com o estilo de liderança de forma diferente no setor da economia social e no setor privado, bem como os comportamentos de filantropia, altruísmo e cooperação entre organizações semelhantes.
- O impacto dos estilos de liderança na satisfação profissional:um estudo sobre IPSS do distrito de SantarémPublication . Graça, Tânia Sofia Bernardo da; Serrano, João; Jorge, NunoA satisfação profissional e a liderança são aspetos essenciais para o sucesso de qualquer organização, mas o seu estudo nas organizações da economia social não tem sido muito frequente. Através da presente investigação, procura-se contribuir para o conhecimento sobre o nível de satisfação dos colaboradores, bem como identificar os estilos de liderança mais presentes nestas organizações e o impacto que têm na satisfação profissional dos seus colaboradores. Os dados empíricos deste estudo foram obtidos através da aplicação de 130 questionários a colaboradores, diretores técnicos e presidentes de direção, em seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Santarém. Foram também realizadas duas entrevistas a presidentes de direção, no sentido de aprofundar as temáticas em estudo.Entre outras conclusões, os resultados sugerem que o estilo de liderança tem impacto na satisfação profissional, sendo os colaboradores mais satisfeitos os que têm líderes que apresentam mais comportamentos de estilo transformacional, associado a uma elevada inteligência emocional. Foi possível encontrar diferenças significativas entre a perceção dos colaboradores e dos líderes relativamente ao estilo de liderança exercido, sendo que na perceção dos colaboradores, tanto diretoras técnicas como presidentes de direção apresentam principalmente comportamentos característicos do estilo de liderança transformacional. As diretoras técnicas consideram que os seus comportamentos são principalmente de estilo transacional, enquanto os presidentes de direção se reveem sobretudo no estilo transformacional. Foram ainda avaliados os comportamentos de filantropia, altruísmo e cooperação, que apresentam uma relação positiva e significativa, tanto com os estilos de liderança como com a satisfação profissional.
- A influência da satisfação no trabalho no desempenho profissional um estudo de caso:as ajudantes de ação direta no Centro de Apoio Social da CarregueiraPublication . Valente, Maria João Soares; Silva, Susana Isabel Carreira de Carvalho e; Jorge, NunoA presente investigação inscreve-se no cruzamento entre as áreas do Comportamento Organizacional e da Gestão de Recursos Humanos, no contexto das organizações de Economia Social. O objeto de estudo foi a relação entre a satisfação no trabalho e o desempenho profissional, que além da necessária fundamentação teórica, foi sujeito a um estudo de caso, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) – o Centro de Apoio Social da Carregueira (CASC) e, em particular, a função de Ajudante de Ação Direta. Num primeiro momento, foi avaliado o nível de satisfação no trabalho de todos os colaboradores da instituição, sendo depois realizada uma avaliação de desempenho dos elementos pertencentes à equipa de Ajudantes de Ação Direta, com o objetivo de relacionar os seus níveis de desempenho com os seus níveis de satisfação no trabalho. Em termos metodológicos, estes objetivos materializaram-se na realização de uma entrevista à Direção do CASC, na análise de documentação da instituição, na construção, aplicação e análise de um inquérito por questionário e no desenho, desenvolvimento e aplicação de um sistema de avaliação de desempenho.No final do processo, foi possível verificar a existência de uma fraca relação entre satisfação no trabalho e desempenho profissional no CASC, à semelhança do que a literatura evidencia. Neste sentido, foi possível concluir que não existe uma relação linear entre os dois conceitos, antes se percebeu que para o desempenho profissional contribuem outros conceitos, como a motivação. Estes resultados, para além de darem resposta ao nosso objetivo geral de investigação, poderão dar outros contributos relevantes ao CASC, como percecionar os fatores que determinam a satisfação no trabalho e valorizar, melhorar e ajustar os desempenhos das Ajudantes de Ação Direta. Em última instância, permitirão orientar as práticas de gestão de recursos humanos, em prol de uma maior eficácia e eficiência organizacionais.
- As instituições de solidariedade de cariz evangélico e a importância da criação de uma estrutura federativa de trabalho em redePublication . Cartaxo, Pedro Filipe Ramos; Jorge, NunoO tema selecionado para desenvolver nesta dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito da Gestão das Organizações de Economia Social, particularmente das Instituições de Solidariedade de Cariz Evangélico (ISCE). Através deste trabalho, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento do papel dessas Instituições em Portugal, e da importância que atribuem ao trabalho em rede. Para a concretização dos objetivos definidos, socorremo-nos de uma revisão bibliográfica procurando definir os conceitos essenciais associados à economia social, às Instituições de Solidariedade e ao trabalho em rede. A metodologia utilizada assentou na aplicação de um inquérito por questionário às entidades de cariz evangélico, que têm como principais áreas de atuação, o apoio às famílias, à terceira idade e à infância e que dão resposta aos seus beneficiários, recorrendo principalmente a financiamentos da Segurança Social. Os resultados do questionário sugerem que as ISCE atribuem relevância ao trabalho em rede, porque consideram que ele poderá permitir o desenvolvimento de ações conjuntas, parcerias estratégicas, formação profissional e troca de experiências entre os diversos atores sociais, traduzindo-se num maior conhecimento do setor, e permitindo uma gestão mais eficaz e eficiente de todos os recursos. Com base no estudo feito e nos resultados obtidos propomos a criação de uma Federação de Rede de Ação Social localizada em Portugal, devendo chamar-se “Diaconia Portugal” (DP), e devendo ser fundada a partir da atual Aliança Evangélica Portuguesa (AEP).