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- O impacto dos estilos de liderança na satisfação profissional:um estudo sobre IPSS do distrito de SantarémPublication . Graça, Tânia Sofia Bernardo da; Serrano, João; Jorge, NunoA satisfação profissional e a liderança são aspetos essenciais para o sucesso de qualquer organização, mas o seu estudo nas organizações da economia social não tem sido muito frequente. Através da presente investigação, procura-se contribuir para o conhecimento sobre o nível de satisfação dos colaboradores, bem como identificar os estilos de liderança mais presentes nestas organizações e o impacto que têm na satisfação profissional dos seus colaboradores. Os dados empíricos deste estudo foram obtidos através da aplicação de 130 questionários a colaboradores, diretores técnicos e presidentes de direção, em seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Santarém. Foram também realizadas duas entrevistas a presidentes de direção, no sentido de aprofundar as temáticas em estudo.Entre outras conclusões, os resultados sugerem que o estilo de liderança tem impacto na satisfação profissional, sendo os colaboradores mais satisfeitos os que têm líderes que apresentam mais comportamentos de estilo transformacional, associado a uma elevada inteligência emocional. Foi possível encontrar diferenças significativas entre a perceção dos colaboradores e dos líderes relativamente ao estilo de liderança exercido, sendo que na perceção dos colaboradores, tanto diretoras técnicas como presidentes de direção apresentam principalmente comportamentos característicos do estilo de liderança transformacional. As diretoras técnicas consideram que os seus comportamentos são principalmente de estilo transacional, enquanto os presidentes de direção se reveem sobretudo no estilo transformacional. Foram ainda avaliados os comportamentos de filantropia, altruísmo e cooperação, que apresentam uma relação positiva e significativa, tanto com os estilos de liderança como com a satisfação profissional.
- Liderança e satisfação dos colaboradores:um estudo de caso aplicado a Organizações de Economia SocialPublication . Freire, Maria do Céu Santos; Leal, SusanaO presente estudo investiga de que forma as perceções de liderança ética influenciam o nível de satisfação dos colaboradores. Investiga, ainda, o efeito moderador do significado do trabalho na relação entre liderança ética e satisfação. O estudo é aplicado a três organizações de Economia Social. A amostra é constituída por 97 trabalhadores. Destes 90% são do género feminino, 45% têm habilitações literárias inferiores ao 9º ano, 28% ensino secundário e 27% ensino superior. A idade média é 43,8 anos (DP:11,1), 14% desempenham cargos de chefia e a antiguidade média na organização é de 11,1anos (DP:7,7). Os dados foram recolhidos através de questionário. A liderança ética foi medida através da escala de De Hoogh e Den Hartog (2008), abarcando três dimensões: moralidade e justiça, clarificação do papel dos colaboradores, e partilha de poder. A satisfação no trabalho através da escala de Fields (2002) e o significado no trabalho através da escala adaptada por Rego et al. (2013b) de Bakker (2005) e Fry et al. (2005).As principais conclusões a que se chegou são: (a). As perceções de liderança ética influenciam de modo positivo e significativo a satisfação com o trabalho; (b) O significado do trabalho modera a relação entre a liderança ética e a satisfação no trabalho; (c) A relação entre a liderança ética e a satisfação com o trabalho é mais forte para os indivíduos que possuem mais elevadas perceções de significado do trabalho. As pessoas que atribuem ao seu trabalho maior significado (vocação) reagem mais positivamente/fortemente com maiores níveis de satisfação perante líderes que reconhecem como éticos.