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- A gestão dos acolhedores do santuário de Fátima:um estudo retrospetivoPublication . Coelho, Cláudia Maria da Rocha Nunes Martins Camelo; Jorge, NunoA presente dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito da gestão de recursos humanos em organizações sem fins lucrativos. A partir de um estudo de caso, procura descrever a estratégia de gestão de pessoas definida pelo Santuário de Fátima, entre maio e outubro de 2021, para dar resposta à afluência de milhares de peregrinos, no contexto das medidas sanitárias restritivas, resultantes da pandemia motivada pelo vírus SARS-CoV-2, que atingiu Portugal (e o resto do mundo) em 2020. Este trabalho centra o seu estudo na gestão dos acolhedores, grupo especialmente constituído para implementar e garantir o cumprimento das medidas de segurança em vigor. Durante os meses referidos, realizaram-se 14.500 horas de acolhimento, asseguradas por colaboradores internos, remunerados e voluntários, e colaboradores externos provenientes de diferentes associações. A abordagem empírica utilizou inquéritos por questionário com questões de resposta aberta, realizados a todos os 3 intervenientes na conceção do Programa Operacional dos Acolhedores e a 13 dos acolhedores participantes na sua operacionalização. Os resultados apurados permitem confirmar que os objetivos foram alcançados, deixando em aberto a possibilidade de dar continuidade ao trabalho do acolhedor, adaptado a uma nova realidade pós-pandémica.
- Consciência emocional no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . José, Beatriz dos Santos; Seixas, SóniaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e encontra-se dividido em duas partes: uma primeira parte onde se apresentam as práticas de ensino supervisionadas em Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB e uma segunda parte sobre o exercício investigativo. No exercício investigativo envolveram-se três grupos de participantes (16 crianças do jardim de infância, 12 crianças do 1.º ano e 12 crianças do 4.º ano) das diferentes práticas de ensino supervisionadas, num estudo investigativo relacionado com a Consciência Emocional. Procurou-se responder à questão de investigação “Qual a importância da Consciência Emocional no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”, sendo que as questões orientadoras se encontram relacionadas com reflexão de como promover o desenvolvimento da inteligência emocional e a importância dos profissionais de educação no desenvolvimento emocional das crianças. A investigação incluiu-se numa metodologia de Investigação-Ação, tendo a problemática sido trabalhada através da planificação de atividades para as crianças, sendo as mesmas avaliadas através de um instrumento de avaliação sobre a sua consciência emocional. Através dos resultados obtidos, comparando as avaliações iniciais com as finais e observando a evolução das crianças nos vários domínios da consciência emocional, sobressai a importância de incluir esta temática na educação escolar. Constatou-se que as crianças, no final da intervenção, desenvolveram conhecimentos de nomeação das emoções primárias, de identificação em si mesmas e nos outros, e de compreensão.