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A gestão dos centros de alojamento de emergência social (CAES) e a inclusão social dos utentes

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Abstract(s)

Os Centros de Alojamento de Emergência Social são uma resposta da Segurança Social para pessoas em situação de sem-abrigo, que se encontram numa situação de emergência social ou crise. Esta investigação procurou identificar quais as práticas de gestão dos CAES que têm impacto para a inclusão social dos utentes. Em termos metodológicos, procedeu-se à realização de um estudo qualitativo, pela recolha de dados através da análise documental e de inquéritos por entrevistas a um Órgão de Gestão da IPSS, a dois Técnicos que trabalham no CAES, a um Técnico Gestor e a dois utentes, para posterior análise de conteúdo. O modelo de análise teve por objetivo cruzar e correlacionar a dimensão da inclusão social dos utentes com a gestão da IPSS, a intervenção dos técnicos do CAES, a intervenção dos técnicos gestores, a comunidade e o indivíduo/utente do CAES. Neste sentido, foi possível concluir que existe uma forte correlação entre a gestão do CAES e a inclusão social dos utentes, pelas suas repercussões, no trabalho que é desenvolvido pelos técnicos e pela relação de proximidade que é criada com a comunidade. Estes resultados, para além de contribuírem para o objetivo principal da investigação, permitem aprofundar o conhecimento sobre os Centros de Alojamento e Emergência Social.
The Social Emergency Shelter Centers (CAES) are a Social Security response for homeless people, or who are in a situation of social emergency or crisis. This investigation sought to identify which CAES management practices have an impact on the social inclusion of users. In methodological terms, a qualitative study was carried out, by collecting data through document analysis and surveys through interviews with a Management Body of the IPSS, two Technicians who work at CAES, a Manager Technician and two users, and subsequent content analysis. The analysis model aimed to cross and correlate the dimension of social inclusion of users with IPSS management, the intervention of CAES technicians, the intervention of managers, the community, and the individual/user of CAES. In this sense, it was possible to conclude that there is a strong correlation between the management of CAES and the social inclusion of users, due to its repercussions in the work that is developed by the technicians and the close relationship that is created with the community. These results contribute to the main objective of the investigation and allow to deepen the knowledge about the Sheltering and Social Emergency Centers.

Description

Dissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2023

Keywords

Centros de Alojamento e Emergência Social Emergência Social Gestão de IPSS Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. Social Emergency Shelter Centers (CAES) Social Emergency IPSS Management Homeless people

Citation

Silva, C. (2023). A gestão dos centros de alojamento de emergência social (CAES) e a inclusão social dos utentes(Mestrado). Escola Superior de Gestão e Tecnologia, Santarém. Disponível na WWW em:<http://hdl.handle.net/10400.15/4592>

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