Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico by advisor "Colaço, Susana"
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- Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissionalPublication . Medinas, Lisandra Soeiro; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio sintetiza o trabalho que desenvolvi no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em duas partes distintas. Numa primeira parte é feita uma análise dos vários contextos de estágio (educação pré-escolar, 1ºciclo do ensino básico e creche) nos quais tive oportunidade de intervir e de seguida, ainda nesta primeira parte, o meu percurso de desenvolvimento profissional que os diferentes estágios me proporcionaram. Na segunda parte, é abordado o meu percurso investigativo focando algumas questões que foram surgindo ao longo dos estágios e, de seguida é apresentada a minha questão de investigação que está centrada no desenvolvimento profissional relativamente a esta temática pretendendo averiguar como é que durante o meu estágio em jardim de infância, fui integrando, em conjunto com o meu par de estágio, nas planificações realizadas, estratégias de diferenciação pedagógica. Para realizar o enquadramento teórico, recorri a diferentes autores que se debruçaram sobre este mesmo tema e como instrumentos de recolha de dados recorri à realização de uma entrevista à educadora cooperante do contexto de jardim de infância, que me acompanhou ao longo do estágio e a análise documental de quatro planificações minhas realizadas em momentos temporais diferentes, no contexto de jardim de infância. Por último, ainda integrada nesta segunda parte, são apresentadas as principais conclusões desta pesquisa evidenciando que existiu alguma evolução ao longo do estágio na adequação das estratégias que promovem o trabalho diferenciado em contexto de jardim de infância.
- Adequação dos instrumentos de avaliação às estratégias de ensino e aprendizagemPublication . Machado, Ana Helena Verdilheiro; Correia, Marisa; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Neste é apresentado o percurso desenvolvido ao longo dos estágios da Prática de Ensino Supervisionada e uma pesquisa realizada no âmbito da prática. Este relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte apresenta as aprendizagens desenvolvidas nos três estágios realizados na Prática de Ensino Supervisionada. O primeiro num grupo de crianças de Pré-Escolar e os outros dois em turmas de 1º Ciclo (2º e 4º anos). Relativamente à segunda parte, é apresentada uma pesquisa acerca da adequação dos instrumentos de avaliação às estratégias de ensino. Esta foi desenvolvida durante a prática, com a turma de 4º ano e com ela pretendeu compreender como ajustar os instrumentos de avaliação às estratégias de ensino e aprendizagem.
- Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficosPublication . Aperta, Daniela; Colaço, SusanaO presente relatório evidencia o trabalho desenvolvido no âmbito dos estágios integrados na Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB realizados em contexto de jardim-de-infância, 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e creche e com uma duração de três semestres. A realização dos mesmos contribuíram para o desenvolvimento de competências essenciais de um professor/educador, nomeadamente, a planificação, operacionalização, gestão da turma e avaliação. A investigação efetuada durante esse período teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos alunos de uma turma de 2ºano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos durante tarefas de recolha, organização e análise de dados. A abordagem foi essencialmente de natureza qualitativa de cunho interpretativo, recorrendo a dois estudos de caso. A recolha de dados teve por base a realização de três tarefas, a primeira relacionada com a interpretação de gráficos, a segunda envolvendo a construção e interpretação de gráficos e a terceira envolvendo a recolha, organização e análise de dados. Os instrumentos de recolha de dados foram as produções escritas dos alunos durante a realização das tarefas bem como o registo áudio e vídeo. Foram analisadas e discutidas as principais dificuldades dos alunos tendo por base um quadro de referencia teórico (Curcio (1989) e Friel, Curcio & Bright (2001)) relativo à construção e análise de gráficos. Os resultados mostram que os alunos, possuem dificuldades quanto à leitura dos gráficos nas categorias Ler entre dados e Ler além dos dados (Curcio, 1989) e em gráficos que não estão completos acabam também por manifestar dificuldades na categoria ler os dados. Na construção dos gráficos as dificuldades prendem-se com o desenho das barras, com a escala do gráfico e com a colocação dos elementos essenciais.
- A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º anoPublication . Correia, Filipa; Branco, Neusa; Colaço, SusanaO presente relatório está organizado em dois capítulos, o primeiro diz respeito ao meu percurso enquanto aluna do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, nos diferentes contextos de estágio, e o segundo foca a promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no âmbito do trabalho de pesquisa com sequências pictóricas. Os estágios realizados ocorreram no contexto de jardim-de-infância, 1.º Ciclo do Ensino Básico e creche, onde são mencionadas algumas das aprendizagens adquiridas no decorrer cada um. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizaram estratégias distintas em ambas as tarefas mas cada um determina de modo semelhante termos próximos e distantes. Todos manifestam dificuldade em expressar a generalização.
- A construção da profissionalidade docente no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Godinho, Susana Isabel de Ascensão; Colaço, SusanaEste relatório de estágio dá a conhecer o percurso realizado nos contextos de estágio em jardim-de-infância, 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e creche. O estudo, elaborado uma estudante do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB, pretende analisar a construção da profissionalidade docente, tendo em consideração as dimensões - função, saber, poder e reflexividade - definidas por Roldão (1998). A metodologia seguida é de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, tendo sido adotado o design de investigação-ação. Os dados foram recolhidos durante os estágios através dos diários de bordo e depois analisados tendo por base a fundamentação teórica. As principais conclusões do estudo são a importância do trabalho colaborativo, do aprofundamento dos conhecimentos teóricos aquando da preparação das intervenções e, por fim, a análise questionadora e pró-ativa realizada à ação pedagógica. Como estudo futuro propõe-se o mesmo tipo de análise no ano de indução.
- Contributos e potencialidades dos materiais manipuláveis no ensino da matemáticaPublication . Vrabie, Elena; Colaço, Susana; Mestrinho, NelsonO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º CEB. Na primeira parte são dadas a conhecer um conjunto de experiências e aprendizagens experienciadas nos diversos contextos de estágio (Creche, Jardim-de-Infância e 1º CEB), e apresenta-se uma reflexão acerca da prática desenvolvida ao longo do meu percurso enquanto estagiária e futura profissional. A segunda parte é constituída pela componente investigativa, que tem como base a questão central da pesquisa: “Quais são os contributos e potencialidades dos materiais manipuláveis no ensino da matemática?”. Os participantes deste estudo foram vinte crianças de uma sala de Jardim-de-Infância, vinte alunos de uma turma do 2º ano do 1.ºCEB e vinte alunos de uma turma de 3.º e 4.º ano de escolaridade do 1º CEB, uma educadora de infância e duas professoras do 1º CEB, que me orientaram durante os respetivos estágios. Neste sentido, a pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de natureza qualitativa de caráter descritivo e interpretativo. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas informais, fotografias e produções escritas de quatro episódios duma experiência de ensino que envolveu materiais manipuláveis. Através da análise de dados pode-se concluir que os materiais manipuláveis contribuíram no aprofundamento de algumas aprendizagens matemáticas, nomeadamente no que diz respeito à contagem, decomposição dos números, adição e subtração, o sentido da multiplicação como adição repetida de parcelas iguais, comparação de racionais na representação decimal e resolução de problemas. Além disso despertam o interesse e motivação nas crianças/ alunos durante realização das atividades matemáticas.
- A criança como agente autorregulador e cooperativo da sua aprendizagem em diferentes contextosPublication . Castelo, Mafalda Sofia Cordeiro; Colaço, Susana; OliveiraNeste Relatório Final de Estágio, tenciono apresentar as experiências de aprendizagem, os desafios enfrentados, as atividades realizadas e as vivências adquiridas ao longo dos estágios realizados em diversos contextos: creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além disso, o relatório inclui uma componente investigativa sobre o tema “A criança como agente cooperativo e autorregulador da sua aprendizagem em diferentes contextos”, proporcionando uma análise dos processos de autorregulação e corregulação da aprendizagem e colaboração. Diante da importância crescente da autonomia e da interação social na educação, o estudo contribui para a compreensão da forma como as crianças desenvolvem competências de autorregulação. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas observações e entrevistas com crianças, professoras e uma educadora. Este estudo oferece valiosas perceções sobre práticas pedagógicas, sugerindo que a relação entre autonomia e colaboração pode ser incentivada para promover a aprendizagem ativa e autorreguladora. Os resultados mostram que crianças conseguem desenvolver estratégias de autorregulação mais eficazes quando motivadas nas atividades e envolvidas em práticas colaborativas.
- A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de crechePublication . Arezes, Marta Lopes; Colaço, SusanaO presente relatório evidencia as experiências e aprendizagens desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica, espelhando o caminho percorrido pelos diferentes contextos de estágio, nas valências de jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche. São relatadas as principais dificuldades e aprendizagens vividas, com uma postura crítica e reflexiva sobre a prática. Este relatório integra também uma componente investigativa cujos dados foram recolhidos em contexto de creche, num grupo multietário. Adotando uma metodologia de investigação-ação, o estudo realizado centrou-se na promoção da interação e cooperação entre pares, procurando compreender as potencialidades desta prática pedagógica, nomeadamente para o desenvolvimento das crianças. Os resultados obtidos revelaram evidências na melhoria do bem-estar e envolvimento das crianças, bem como no seu desenvolvimento, nomeadamente ao nível da linguagem e autonomia. Assim, esta estratégia poderá potencializar as vantagens dos grupos multietários e promover, consequentemente, o desenvolvimento das crianças.
- Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da MatemáticaPublication . Dias, Catarina Correia; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Na primeira parte são dadas a conhecer um conjunto de experiências e aprendizagens vivenciadas nos diversos contextos de estágio (Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico), e apresenta-se uma reflexão acerca da prática desenvolvida ao longo do meu percurso enquanto estagiária e futura profissional. A segunda parte é constituída pela componente investigativa, que tem como base a questão central da pesquisa: “Em que medida a utilização de materiais manipuláveis, em articulação com o manual escolar, promove o aprofundamento/consolidação de conceitos matemáticos?”. Neste sentido, a pesquisa foi realizada através de uma metodologia de natureza qualitativa com um design de investigação-ação. Os participantes deste estudo foram os alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade e duas professoras do 1º CEB, cooperantes da ESE, e que acompanharam os estágios. Os resultados deste estudo, parecem evidenciar que a aula de matemática, com o recurso a dois tipos diferentes de materiais didáticos (manual escolar e materiais manipuláveis) e com diferentes intencionalidades pode tornar-se mais estimulante e motivadora para os alunos e consequentemente potenciadora de aprendizagens. Os dados evidenciam, principalmente, na situação do estudo de números racionais sob a forma de fração, que os alunos recorrem, mais tarde, à representação dos materiais manipuláveis utilizados na resolução de outras tarefas. As professoras entrevistadas salientam a importância da utilização dos dois materiais didáticos bem como a estrutura da aula de matemática, onde se proporcionou aos alunos momentos de concretização através do material manipulável reforçando a sua importância no ensino da Matemática.
- "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gonçalves, Carolina Silva; Colaço, SusanaO presente trabalho surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada - PES, tendo por base não só os diferentes estágios que foram realizados, onde se procurou descrever e discutir as atividades desenvolvidas com as crianças/alunos, mas também a realização de um trabalho de pesquisa que procurou compreender de que modo as rotinas podem promover a aquisição do conceito de tempo e da sua mensurabilidade, nos contextos do pré-escolar e do 1ºCEB. O desenvolvimento deste trabalho exigiu a necessidade de ir trabalhando os vários conceitos e processos ligados à sequência temporal (rotina diária, dias, meses, estações do ano, estre outros), à grandeza tempo e à sua mensurabilidade de uma forma interdisciplinar. A investigação baseou-se na realização de atividades nos vários contextos de estágios e consequentemente recolha de dados no âmbito dessas intervenções complementando com a realização de entrevistas semiestruturadas aos três docentes cooperantes dos estágios. A pesquisa realizada permite sustentar a importância do trabalho com base na rotina e na interdisciplinaridade para promoção da apropriação/desenvolvimento das noções temporais em jardim-de-infância e no primeiro ciclo do ensino básico.