Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 223
Results Per Page
Sort Options
- Adequar a ação pedagógica: explorando modos de organização diferenciada do trabalho educativoPublication . Dinis, Liliana Gonçalves; Luis, Helena; Hamido, GracindaO trabalho desenvolvido contempla os estágios nos diferentes contextos (jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche) dos quais emergiu a questão investigativa, cuja temática está centrada na organização do trabalho educativo relacionando a mesma com a diferenciação pedagógica. No desenvolvimento desta problemática optei por duas técnicas de recolha: as narrativas (construídas durante os estágios) e as entrevistas semiestruturadas a dois cooperantes (um professor do 1º ciclo do Ensino Básico e uma educadora de infância). A análise permitiu a recolha de vários exemplos de adequação e, assim, refletir sobre a organização do trabalho educativo. Bem como, compreender as conceções dos profissionais de educação sobre os conceitos de adequação e diferenciação, e de que forma se revelavam na prática. Após o confronto com a fundamentação teórica, saliento o conceito de adequação que surge intimamente relacionado com os instrumentos concebidos na gestão do currículo e na organização do trabalho educativo. - The developed work gathers the internships in their different contexts (Kindergarten, Primary School and Daycare center) from which the research question emerged, its theme is focused on the organization of the educational work related to the learning differentiation. In the problem development I chose between two information gathering techniques: the narrative (built during the internships) and the semi-structured interviews to two collaborating people (a Primary School teacher and a Kindergarten teacher). The analysis allowed the gathering of multiple adaptation examples, therefor, helping to reflect over the organization of the educational work. As well as understand the education professionals’ conceptions about the adaptation and differentiation concepts, and in what way they reveal themselves in practice. After the confrontation with the theoretical foundation, I highlight the adaptation concept that comes up closely related to the instruments conceived in the curriculum management and in the organization of educational work.
- As representações externas - na resolução de problemas matemáticos no 2º e 3º anos do ensino básicoPublication . Mourinha, Ana Paula Dinis Simões; Branco, Neusa; Cavadas, BentoO presente relatório pretende evidenciar as experiências e aprendizagens adquiridas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. É composto por duas partes, na primeira apresenta-se a análise dos diferentes contextos de estágio e a reflexão sobre a prática desenvolvida nos três estágios. Na segunda parte, é desenvolvida a componente investigativa sobre representações externas na resoluções de problemas matemáticos, através da qual se pretende verificar quais as representações externas utilizadas pelos alunos em diferentes tipos de problemas matemáticos, no 2.º ano e 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste estudo depreende-se que as representações mais utilizadas no 2.º ano são as pictóricas e no 3.º ano as simbólicas. Nos diferentes tipos de problemas, o de combinatória é o que apresenta resultados mais significativos no uso da representação pictórica tanto no 2.º ano como no 3.º ano. No fim, é apresentada uma reflexão final sobre o contributo desta experiência para o meu desenvolvimento profissional.
- Prática de ensino supervisionada no 1º ciclo do ensino básico -3º e 4ºanos:as representações externas - na resolução de problemas matemáticos no 2º e 3º ano do ensino básicoPublication . Mourinha, AnaO presente relatório pretende evidenciar as experiências e aprendizagens adquiridas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. É composto por duas partes, na primeira apresenta-se a análise dos diferentes contextos de estágio e a reflexão sobre a prática desenvolvida nos três estágios. Na segunda parte, é desenvolvida a componente investigativa sobre representações externas na resoluções de problemas matemáticos, através da qual se pretende verificar quais as representações externas utilizadas pelos alunos em diferentes tipos de problemas matemáticos, no 2.º ano e 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste estudo depreende-se que as representações mais utilizadas no 2.º ano são as pictóricas e no 3.º ano as simbólicas. Nos diferentes tipos de problemas, o de combinatória é o que apresenta resultados mais significativos no uso da representação pictórica tanto no 2.º ano como no 3.º ano. No fim, é apresentada uma reflexão final sobre o contributo desta experiência para o meu desenvolvimento profissional. - This report aims at enhancing the experiences and learning acquired as to the Supervised Teaching Practice of the Master degree in kindergarten and ‘1.º Ciclo’ Education concerns. It is divided into two main parts: the first one develops the analysis of the different training contexts and also some thoughts about the practice developed along the three moments of the training process. The second part develops the investigation process on external representations in relation to math’s problems resolution. This aims at checking which are the external representations used by the pupils in different kinds of math’s problems – 2nd and 3rd levels of ‘1.º Ciclo– Ensino Básico’. This study shows that the majority of representations used by the 2nd level pupils are pictorial and those used by 3rd level pupils are symbolic. In the different kinds of problems the combinatorics are the ones presenting more significant results when using pictoric representations both in the 2nd and 3rd levels. In the end some final thoughts are presented about the contribution of this experience to my professional development.
- Adequar a ação pedagógica : explorando modos de organização diferenciada do trabalho educativoPublication . Dinis, Liliana Gonçalves; Luís, Helena; Hamido, GracindaO trabalho desenvolvido contempla os estágios nos diferentes contextos (jardim de infância, 1º ciclo do ensino básico e creche) dos quais emergiu a questão investigativa, cuja temática está centrada na organização do trabalho educativo relacionando a mesma com a diferenciação pedagógica. No desenvolvimento desta problemática optei por duas técnicas de recolha: as narrativas (construídas durante os estágios) e as entrevistas semiestruturadas a dois cooperantes (um professor do 1º ciclo do Ensino Básico e uma educadora de infância). A análise permitiu a recolha de vários exemplos de adequação e, assim, refletir sobre a organização do trabalho educativo. Bem como, compreender as conceções dos profissionais de educação sobre os conceitos de adequação e diferenciação, e de que forma se revelavam na prática. Após o confronto com a fundamentação teórica, saliento o conceito de adequação que surge intimamente relacionado com os instrumentos concebidos na gestão do currículo e na organização do trabalho educativo.
- Papel do educador e do professor do 1.º ciclo do ensino básico : conceções dos diferentes agentes envolvidos no processo educativoPublication . Loureiro, Joana Patrícia Simões; Hamido, Gracinda; Luís, HelenaO presente relatório evidencia as aprendizagens promovidas pela participação nos estágios em diferentes valências: Jardim-de-Infância, Ensino Básico e Creche. Este relatório foi desenvolvido numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional, propiciando uma postura crítica e reflexiva em relação à prática educativa. O trabalho empírico aborda as várias conceções que os diferentes agentes envolvidos no processo educativo têm sobre o papel do educador e do professor do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a realização do mesmo utilizei a técnica da entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas saliento como principal resultado a importância do profissional proporcionar aprendizagens significativas às crianças, num contexto facilitador de interações com outras crianças e adultos. Concluo que ser educador/professor é amar o seu trabalho, transbordando esse sentimento para a sua prática, alcançando e cumprindo os objetivos e competências específicas, procurando sempre estabelecer uma relação positiva com os seus educandos.
- Interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagemPublication . Ferreira, Vânia Carina Almeida; Santos, LeonorO presente relatório de estágio apresenta duas partes distintas, mas complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares, inicialmente em jardim de infância, posteriormente em 1º Ciclo do Ensino Básico e, por último, em creche. Os contextos são apresentados num breve resumo do trabalho desenvolvido ao longo de três semestres. Em simultâneo são descritas algumas das aprendizagens realizadas e, ainda neste capítulo, é feita uma breve reflexão sobre todo o processo investigativo. Na segunda parte é apresentado um trabalho de pesquisa cujo objetivo é perceber como a interação entre os adultos e as crianças pode promover aprendizagens significativas, nomeadamente ao nível da linguagem, em crianças de dois anos. O estudo é de natureza qualitativa, assentando nos registos dos discursos adulto-criança e nas notas de campo. No final deste relatório partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos três semestres correspondentes ao mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância - Creche : interação individualizada educador-criança e desenvolvimento da linguagemPublication . Ferreira, Vânia Carina Almeida; Santos, Maria LeonorO presente relatório de estágio apresenta duas partes distintas, mas complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares, inicialmente em jardim de infância, posteriormente em 1º Ciclo do Ensino Básico e, por último, em creche. Os contextos são apresentados num breve resumo do trabalho desenvolvido ao longo de três semestres. Em simultâneo são descritas algumas das aprendizagens realizadas e, ainda neste capítulo, é feita uma breve reflexão sobre todo o processo investigativo. Na segunda parte é apresentado um trabalho de pesquisa cujo objetivo é perceber como a interação entre os adultos e as crianças pode promover aprendizagens significativas, nomeadamente ao nível da linguagem, em crianças de dois anos. O estudo é de natureza qualitativa, assentando nos registos dos discursos adulto-criança e nas notas de campo. No final deste relatório partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos três semestres correspondentes ao mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. - This report presents two distinct but complementary parts. The first one relates to the curriculum traineeships, beginning in kindergarten, later in the 1st Cycle of Basic Education and lastly in day nursery. The contexts are presented, as well as a synthesis of the work developed along the eighteen months (three and a half years). We also describe some of the learnings and competences developed, and, still in this 1st, part we reflect about the investigative process. In the second part, it is presented a research work developed with the aim to understand how the interaction between adults and children can promote significant learnings especially in terms of language in two years old children. The study is a qualitative one, based on observations, records of the dialogues between children and adult, and field notes. At the end of this report we share some reflections about the academic route developed along the three and a half years of the Master in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education.
- Prática pedagógica em educação de infância : consciência fonológica e desenvolvimento de competências orais e escritasPublication . Coelho, Carla Sofia Marques; Santos, Leonor; Uva, MartaO presente trabalho sumariza essencialmente a minha frequência no Mestrado em Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde, primeiramente, abordo o meu percurso profissional ao longo dos três estágios que realizei e de seguida, aprofundo uma questão investigativa que surgiu ao longo dos mesmos. A primeira parte retrata aquilo que vivi como Educadora de Infância e professora de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em contexto de sala. É nesse sentido que abordo as minhas angústias, conquistas, trabalho desenvolvido com as crianças e as questões que foram surgindo ao longo da minha prática. Quanto à segunda parte deste trabalho, aborda e desenvolve uma questão que surgiu da minha prática, isto é através das minhas dúvidas e indo ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, procurei investigar qual o contributo da consciência fonológica para o desenvolvimento de competências orais e escritas em crianças em idade de Pré-escolar e 1º CEB. Através da metodologia de investigação-ação foi desenvolvido um trabalho colaborativo entre mim e as crianças, a fim de alcançar os objetivos propostos, identificar o papel da consciência fonológica no desenvolvimento de competências orais e escritas de crianças dos 3 aos 7 anos e os modos de promoção da consciência fonológica em crianças em Pré-escolar e 1º CEB com vista ao desenvolvimento de competências orais e escritas. E ainda contribuir para o desenvolvimento de aptidões para profissionais de educação. Assim sendo, este trabalho consiste na reflexão sobre a aprendizagem de uma prática profissional nos vários contextos inseridos no Mestrado e sobre o contributo da Consciência Fonológica no desenvolvimento de competências orais e escritas nas crianças em pré-escolar e 1º ciclo, bem como em apresentar atividades de suporte que visam esse desenvolvimento.
- Gestão de conflitos no espaço educativo : conceções de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Susana Margarida Demétrio da; Uva, Marta; Cardona, Maria JoãoO presente relatório de estágio resume o trabalho que foi sendo desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e está organizado em duas partes. Na primeira parte, necessitei de recorrer a informação contida nos projetos de intervenção, nas planificações elaboradas pares e reflexões individuais, para descrever o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de estágio (educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e creche), bem como o consequente percurso de desenvolvimento profissional e de aprendizagem que estes me proporcionaram. Na segunda parte, precisei de fundamentar o trabalho de pesquisa realizado sobre a gestão de conflitos no espaço educativo - conceções de educadores de infância e de professores do 1º ciclo do ensino básico, recorrendo a diversos autores/as que estudam esta problemática e à realização de entrevistas com educadoras de infância e professoras do 1º ciclo do ensino básico. Considero que de uma maneira geral as principais conclusões prendem-se com as semelhanças das respostas dadas por parte das educadoras de infância e as diferenças destas com as respostas das professoras do 1º ciclo do ensino básico. Se por um lado esta disparidade pode derivar do facto de as educadoras de infância entrevistadas serem mais experientes, por outro lado, penso poder dizer que estas diferenças estão também relacionadas com a especificidade da educação pré-escolar e escolar, bem como, as diferenças na forma de conceber o papel dos conflitos no processo educativo e a relação adulto-criança. O(s) conflito(s) naturalmente fazem parte da vida de todos/as nós. “[…] O receio de enfrentar os conflitos, é um problema que afeta as práticas educativas e que carece de ser trabalhado com os/as docentes dos vários níveis de ensino, desde a formação inicial. […] Tomar consciência do conflito e trabalhá-lo no seu sentido educativo é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adultos, de alunos/as e docentes.” (Cardona et al, 2011, p.85)
- Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacialPublication . Monteiro, Sónia Marisa dos Santos; Colaço, Susana; Branco, NeusaO presente relatório de estágio integra duas partes, uma referente aos estágios e outra à componente investigativa. A primeira parte apresenta os contextos de estágio, os objetivos essenciais dos documentos reguladores da prática de ensino e as reflexões decorrentes do período de observação e intervenção, no que respeita ao planeamento, operacionalização e avaliação da atividade educativa. Foca as aprendizagens dos alunos proporcionadas pelas práticas que concretizei e o meu desenvolvimento nesses estágios. O estudo realizado teve como objetivo principal identificar o contributo da utilização do jogo, com recurso a materiais manipuláveis estruturados, no desenvolvimento do sentido espa-cial. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu o trabalho de quatro pares de alunos, dois do 3.º ano e dois do 6.º ano de turmas onde realizei estágio. Os dados foram recolhidos por documentos produzidos pelos alunos, na resolução das tarefas de diagnóstico, de avaliação e nos jogos, e por gravação áudio das interações ocorridas em cada par. Os resultados eviden-ciaram que os jogos contribuíram para uma melhoria das capacidades de representação e de descrição de figuras no plano e de identificação das suas propriedades. Contudo, apenas dois alunos do 3.º ano manifestaram uma melhoria significativa quanto à visualização espacial, essencialmente, na perceção figura-fundo.