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Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática

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Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Na primeira parte são dadas a conhecer um conjunto de experiências e aprendizagens vivenciadas nos diversos contextos de estágio (Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico), e apresenta-se uma reflexão acerca da prática desenvolvida ao longo do meu percurso enquanto estagiária e futura profissional. A segunda parte é constituída pela componente investigativa, que tem como base a questão central da pesquisa: “Em que medida a utilização de materiais manipuláveis, em articulação com o manual escolar, promove o aprofundamento/consolidação de conceitos matemáticos?”. Neste sentido, a pesquisa foi realizada através de uma metodologia de natureza qualitativa com um design de investigação-ação. Os participantes deste estudo foram os alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade e duas professoras do 1º CEB, cooperantes da ESE, e que acompanharam os estágios. Os resultados deste estudo, parecem evidenciar que a aula de matemática, com o recurso a dois tipos diferentes de materiais didáticos (manual escolar e materiais manipuláveis) e com diferentes intencionalidades pode tornar-se mais estimulante e motivadora para os alunos e consequentemente potenciadora de aprendizagens. Os dados evidenciam, principalmente, na situação do estudo de números racionais sob a forma de fração, que os alunos recorrem, mais tarde, à representação dos materiais manipuláveis utilizados na resolução de outras tarefas. As professoras entrevistadas salientam a importância da utilização dos dois materiais didáticos bem como a estrutura da aula de matemática, onde se proporcionou aos alunos momentos de concretização através do material manipulável reforçando a sua importância no ensino da Matemática.
The first part of this report is intended to present the experiences and the acquisitions experienced in the different contexts of my training (Preschool and 1st Cycle of Basic Education) as well as to reflect on the practice developed along my course as a trainee and a professional. The second part of this work includes the research based on the following central question: “To what extent may the use of materials to be manipulated aiming at introducing/deepening a mathematical concept together with the use of the textbook, for consolidation and reinforcement, promote the acquisition of those very concepts?”. Thus, the research was performed by means of an investigation-action methodology, with a fourth grade class and through semi-structured interviews to two teachers in order to achieve the following aim: to identify the potential of the use of manipulating materials and of textbooks, at different moments of mathematics class. This study leads to the conclusion that the use of both didactic materials in lesson planning and performance is essential when teaching Maths. Manipulative materials work to deepen the mathematical contents as students use them in order to get a proper knowledge of the contents that are being taught. As to the textbook it enables students to consolidate their acquisitions and works as a support and reinforcement device. The interviewed teachers point out the relevance of both didactic materials in the lesson dynamics devised by me and reinforce how essential they are in the teaching and learning of Mathematics.

Description

Relatório final apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Keywords

ensino-aprendizagem da matemática materiais didáticos materiais manipuláveis manual escolar mathematics teaching didactic materials manipulative materials textbook

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