Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-22"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributos e potencialidades dos materiais manipuláveis no ensino da matemáticaPublication . Vrabie, Elena; Colaço, Susana; Mestrinho, NelsonO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º CEB. Na primeira parte são dadas a conhecer um conjunto de experiências e aprendizagens experienciadas nos diversos contextos de estágio (Creche, Jardim-de-Infância e 1º CEB), e apresenta-se uma reflexão acerca da prática desenvolvida ao longo do meu percurso enquanto estagiária e futura profissional. A segunda parte é constituída pela componente investigativa, que tem como base a questão central da pesquisa: “Quais são os contributos e potencialidades dos materiais manipuláveis no ensino da matemática?”. Os participantes deste estudo foram vinte crianças de uma sala de Jardim-de-Infância, vinte alunos de uma turma do 2º ano do 1.ºCEB e vinte alunos de uma turma de 3.º e 4.º ano de escolaridade do 1º CEB, uma educadora de infância e duas professoras do 1º CEB, que me orientaram durante os respetivos estágios. Neste sentido, a pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de natureza qualitativa de caráter descritivo e interpretativo. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas informais, fotografias e produções escritas de quatro episódios duma experiência de ensino que envolveu materiais manipuláveis. Através da análise de dados pode-se concluir que os materiais manipuláveis contribuíram no aprofundamento de algumas aprendizagens matemáticas, nomeadamente no que diz respeito à contagem, decomposição dos números, adição e subtração, o sentido da multiplicação como adição repetida de parcelas iguais, comparação de racionais na representação decimal e resolução de problemas. Além disso despertam o interesse e motivação nas crianças/ alunos durante realização das atividades matemáticas.