Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- "Quanto tempo o tempo tem?" A aquisição de noções temporais a partir de atividades de rotina e interdisciplinares com crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gonçalves, Carolina Silva; Colaço, SusanaO presente trabalho surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada - PES, tendo por base não só os diferentes estágios que foram realizados, onde se procurou descrever e discutir as atividades desenvolvidas com as crianças/alunos, mas também a realização de um trabalho de pesquisa que procurou compreender de que modo as rotinas podem promover a aquisição do conceito de tempo e da sua mensurabilidade, nos contextos do pré-escolar e do 1ºCEB. O desenvolvimento deste trabalho exigiu a necessidade de ir trabalhando os vários conceitos e processos ligados à sequência temporal (rotina diária, dias, meses, estações do ano, estre outros), à grandeza tempo e à sua mensurabilidade de uma forma interdisciplinar. A investigação baseou-se na realização de atividades nos vários contextos de estágios e consequentemente recolha de dados no âmbito dessas intervenções complementando com a realização de entrevistas semiestruturadas aos três docentes cooperantes dos estágios. A pesquisa realizada permite sustentar a importância do trabalho com base na rotina e na interdisciplinaridade para promoção da apropriação/desenvolvimento das noções temporais em jardim-de-infância e no primeiro ciclo do ensino básico.
- O contributo da área da educação artística para o desenvolvimento de competências transversais no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Mancini, Tatiana Marques; Togtema, MargaridaO presente relatório final descreve o desenvolvimento do meu percurso profissional e investigativo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Santarém e encontra se dividido em duas partes principais. Na primeira parte, é retratada, de forma reflexiva, as vivências, experiências, aprendizagens e os desafios/dificuldades que me surgiram durante os quatro estágios realizados, no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas, nos diferentes contextos, nomeadamente, no contexto de Pré-Escolar (Creche e Jardim-de-Infância) e no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte é referente à componente investigativa que procura dar resposta à questão de pesquisa que surgiu dessas mesmas práticas pedagógicas, procurando dar a conhecer de que forma os/as educadores/as e os/as professores/as podem assegurar o desenvolvimento de competências transversais, utilizando como maior ferramenta a área da Educação Artística e com base num processo reflexivo sobre o trabalho desenvolvido nos diferentes contextos de estágio, que passou por diferentes abordagens e estratégias, como a aprendizagem cooperativa, a integração de diferentes Áreas de Conteúdo/Curriculares e a metodologia de trabalho de projeto. Esta componente investigativa segue uma metodologia de natureza qualificativa, na modalidade de investigação-ação e envolve 41 participantes, incluindo eu própria, como estagiária em formação inicial, 20 crianças do JI e 20 crianças do 3º ano do 1º CEB. Os dados apresentados e analisados, através da observação participante, da análise documental, dos registos escritos sobre as atividades e os registos fotográficos e de áudio, permitiram verificar que, no processo ensino-aprendizagem, o educador/professor tem um papel fundamental na promoção de aprendizagens integradas e significativas, em que as crianças possuem um papel ativo na construção de conhecimentos novos, através dos seus conhecimentos prévios, e tendo em conta as suas vivências, interesses e necessidades reais, com vista ao desenvolvimento de competências cognitivas, metacognitivas, psicológicas, motoras e sócio afetivas.
- Educação Inclusiva: a importância de aprender no espaço exteriorPublication . Carrilho, Mariana Ferreira Canilhas Peliquito; Piscalho, IsabelO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte do relatório corresponde à caracterização e reflexão sobre as experiências adquiridas nos vários contextos da prática profissional, nomeadamente, em creche, no jardim de infância e em duas turmas de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 4.º anos de escolaridade). A segunda parte foca-se na componente investigativa, expondo um exercício de natureza qualitativa centrado na análise de perspetivas de especialistas obtidas através de entrevistas semidiretivas sobre educação inclusiva e nas potenciais aprendizagens que o exterior pode promover nas primeiras idades. Os resultados indicam que, efetivamente, o exterior é fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, sobretudo, através da exploração e do contacto direto com elementos da natureza. O exterior é realmente um espaço promotor da educação inclusiva das crianças, com ou sem necessidades educativas específicas, contribuindo para o seu desenvolvimento a nível de coordenação motora, cooperação entre pares e competências sociais. Verificou-se, também, que existem algumas barreiras a ultrapassar visto que existe muita proteção das crianças por parte das famílias e alguma resistência por parte de alguns profissionais de educação.