Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Potencialidades dos materiais manipuláveis e do manual escolar no processo de ensino-aprendizagem da MatemáticaPublication . Dias, Catarina Correia; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. Na primeira parte são dadas a conhecer um conjunto de experiências e aprendizagens vivenciadas nos diversos contextos de estágio (Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico), e apresenta-se uma reflexão acerca da prática desenvolvida ao longo do meu percurso enquanto estagiária e futura profissional. A segunda parte é constituída pela componente investigativa, que tem como base a questão central da pesquisa: “Em que medida a utilização de materiais manipuláveis, em articulação com o manual escolar, promove o aprofundamento/consolidação de conceitos matemáticos?”. Neste sentido, a pesquisa foi realizada através de uma metodologia de natureza qualitativa com um design de investigação-ação. Os participantes deste estudo foram os alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade e duas professoras do 1º CEB, cooperantes da ESE, e que acompanharam os estágios. Os resultados deste estudo, parecem evidenciar que a aula de matemática, com o recurso a dois tipos diferentes de materiais didáticos (manual escolar e materiais manipuláveis) e com diferentes intencionalidades pode tornar-se mais estimulante e motivadora para os alunos e consequentemente potenciadora de aprendizagens. Os dados evidenciam, principalmente, na situação do estudo de números racionais sob a forma de fração, que os alunos recorrem, mais tarde, à representação dos materiais manipuláveis utilizados na resolução de outras tarefas. As professoras entrevistadas salientam a importância da utilização dos dois materiais didáticos bem como a estrutura da aula de matemática, onde se proporcionou aos alunos momentos de concretização através do material manipulável reforçando a sua importância no ensino da Matemática.
- Comportamentos emergentes de leitura em pré-escolarPublication . Clemente, Rita David; Santos, LeonorO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância – Jardim de Infância para a conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e obtenção do grau de mestre. Neste documento é apresentado o trabalho que foi desenvolvido durante o ano letivo 2014/15, incluindo os dois estágios em (creche e jardim de infância), integrando de forma coesa a investigação realizada na prática supervisionada em Educação Pré-escolar – “comportamentos Emergentes de Leitura em Pré-escolar”. Os intervenientes no estudo, para além de mim própria (investigadora participante), são oito crianças de quatro anos de idade fazendo parte do grupo no qual decorreu o estágio de prática supervisionada em Jardim de Infância. Como metodologia investigativa recorri à investigação-ação de forma a melhorar as minhas competências profissionais. Como técnicas e Instrumentos de recolha de dados foram utilizados o questionário, observação direta, registo fotográfico e análise documental. Os principais objetivos desta investigação foram: reconhecer comportamentos emergentes de leitura em crianças de pré-escolar e identificar estratégias de promoção de comportamentos emergentes de leitura em Jardim de Infância. Ao longo do trabalho, será apresentada a investigação teórica interligando-a com o trabalho desenvolvido na prática, que me permitiu concluir que os contactos precoces com a leitura e a escrita em idade pré-escolar são fundamentais para uma futura aprendizagem formal.
- A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professoresPublication . Melim, Ana Catarina Aveiro; Santos, LeonorO presente relatório de estágio foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente na componente de Prática de Ensino Supervisionada. Está dividido em duas partes complementares. A primeira parte apresenta as aprendizagens e os projetos construídos durante os estágios decorridos em contexto de jardim de infância (JI) e no 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma reflexão sobre o percurso de aprendizagem profissional e a consequente emergência do tema de pesquisa. A segunda parte destaca o trabalho empírico cujo objetivo se prende com conhecer e analisar as opiniões e prática de docentes face à diversidade cultural e a sua aptidão para investir na formação em educação intercultural. Para a realização do estudo utilizei uma metodologia qualitativa, em que os dados foram recolhidos através de um inquérito na forma de questionário e de uma entrevista. Pela análise dos dados saliento que, apesar da vontade de inovar nas suas estratégias de intervenção, os professores sentem-se limitados pela falta de apoio de outros profissionais, muitas vezes inexistentes nas escolas. No final, apresento uma reflexão global de todo o trabalho desenvolvido e aprendizagens realizadas, ao longo dos três semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.