Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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- As artes visuais como forma de promover competênciasPublication . Graça, Kátia dos Santos; Brito, ClaraO presente Relatório de Estágio concretizado no âmbito do Mestrado em Edu-cação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta inicialmente uma breve caracterização dos diferentes contextos de estágio e dos projetos imple-mentados, bem como uma reflexão do percurso formativo e das práticas de ensino supervisionadas, revelando as principais aprendizagens e dificuldades sentidas. É, ainda, apresentado o exercício investigativo desenvolvido no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico para compreender as Artes Visuais como forma de promover aprendizagens. Este exercício sugere que as Artes Visuais pro-movem a construção de um conhecimento transversal a outras áreas e contexto, além de incentivar uma aprendizagem ativa, questionadora e criadora.
- Importância do envolvimento parental no desempenho escolar das criançasPublication . Santos, Magda Alexandra Grazina dos; Cardona, Maria JoãoO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém. Encontra-se dividido em quatro partes, sendo a primeira parte referente ao percurso realizado ao longo das quatro práticas de ensino supervisionadas, nas valências de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico. A segunda parte apresenta uma reflexão sobre as aprendizagens adquiridas e dificuldades sentidas ao longo de todo o percurso de formação e as questões que levaram à escolha do tema da pesquisa que é apresentada na terceira parte deste relatório. Na apresentação desta pesquisa, num primeiro momento, são explicitados os objetivos, refletindo a importância que o envolvimento parental tem no desempenho escolar das crianças. Neste estudo utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de entrevistas realizadas a três educadoras e três professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Na quarta, e última parte do relatório, é feita uma reflexão acerca da globalidade do trabalho desenvolvido nos estágios e na pesquisa realizada e das suas implicações a nível da aprendizagem profissional. Os resultados do estudo evidenciaram que as crianças cujos/as pais/famílias estão mais presentes no seu percurso educativo, apresentam mais segurança e motivação em todas as atividades e tarefas realizadas no jardim de infância e na escola, contribuindo, positivamente, para o desenvolvimento integral e desempenho escolar das crianças. Partindo desta reflexão, foram estudadas algumas sugestões acerca da forma como os/as docentes podem motivar uma maior participação das famílias nas práticas educativas das crianças.
- A avaliação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Azinheira, Liliana Sofia Pereira; Cardona, Maria JoãoO presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém e está organizado em duas partes. Na primeira parte, é apresentado o trabalho desenvolvido no decorrer dos estágios realizados, sendo evidenciados os principais aspetos positivos e negativos vivenciados, assim como as principais experiências de aprendizagem realizadas. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa, que teve como objetivo analisar a avaliação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação contou com a participação das estudantes do mestrado que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2022/2024), procurando-se estudar a avaliação observada e realizada nas suas práticas supervisionadas e as suas dificuldades na realização da mesma. Contou, ainda, com a participação de uma educadora de infância e duas professoras do 1.º Ciclo. Pretendi com esta pesquisa aprender mais sobre as formas e meios de avaliação utilizados no jardim de infância e na escola. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se utilizado técnicas de recolha de dados como o inquérito por questionário, entrevista e análise documental. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. O presente estudo pretendeu identificar as estratégias, os métodos e os instrumentos de avaliação a que os/as educadores/as e professores/as recorrem para realizarem a avaliação dos alunos. Foi feito um inquérito por questionário às estudantes da turma, para recolher dados sobre as observações feitas durante os estágios relativamente à avaliação das crianças. A partir da análise destes dados foi possível verificar que, durante os estágios, os instrumentos mais utilizados foram: as grelhas de avaliação, a observação direta, o portefólio e os/as testes/fichas de avaliação. Foram, ainda, feitas entrevistas a uma educadora e duas professoras cooperantes. De acordo com a análise destes dados observamos que nas suas práticas educativas integram com regularidade os trabalhos de grupo e os projetos. Recorrem com regularidade a ferramentas digitais/tecnológicas que consideram uma mais-valia na avaliação. Relativamente ao envolvimento das crianças e das famílias, tanto as mestrandas como as profissionais cooperantes, requerem uma constante preocupação em incluí-las na prática, utilizando diversas estratégias de forma a ser possível esse envolvimento, nomeadamente a autoavaliação das crianças, o feedback das suas aprendizagens e a transmissão de informações aos encarregados de educação.
- A Literatura Infantil e a interdisciplinaridade na aprendizagem: ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Marques, Maria da Nazaré da Silva; Mourato, Ana; Cardoso, InêsO presente Relatório de Estágio foi elaborado com vista à conclusão do Mestrado em Educa-ção Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educa-ção de Santarém. Num primeiro momento, o documento contempla uma análise e reflexão do que foi aprendido no decorrer das práticas de ensino supervisionadas nas várias valências: Creche, Jardim de Infância (JI) e 1.º CEB. A segunda parte do documento foca-se na compo-nente investigativa que teve por base o papel do livro, a par das atividades interdisciplinares por ele induzidas, no envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem e na am-pliação de aprendizagens em contexto de JI e do 1.º CEB. A investigação realizada é de na-tureza qualitativa, na qual foram dinamizadas atividades interdisciplinares introduzidas por um livro de literatura infantil nos contextos referidos, sendo posteriormente analisados os níveis de envolvimento e de aprendizagem dos alunos. Existiu, ainda, uma vertente comparativa, visto que foram analisados os níveis de envolvimento e as aprendizagens alcançadas por um grupo de controle, no contexto de atividades dinamizadas pela colega estagiária sobre os mesmos conteúdos, mas não recorrendo à estratégia em estudo. Nesta investigação partici-param: duas estagiárias; uma sala de JI; duas turmas de 1.º ano do 1.º CEB. Empreendemos notas de campo, preenchemos grelhas de observação e rubricas de avaliação dos aspetos em análise e procedemos à videogravação das atividades estudadas. Recorrendo aos dados obtidos, podemos verificar que o livro, a par das atividades interdisciplinares, podem ter um excelente contributo para o envolvimento e para a aprendizagem dos alunos, destacando-se os resultados obtidos na área de Português.
- A reflexão na formação inicial como processo de (re)configuração de perspetivas sobre a educação inclusivaPublication . Silva, Ângela Maria Santos Lopes; Piscalho, IsabelO presente relatório sintetiza a experiência no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A primeira parte aborda a caracterização e reflexão sobre práticas e aprendizagens adquiridas em diversos contextos de prática profissional: creche, jardim de infância e 1.º CEB. A segunda parte foca-se no desenvolvimento de um exercício investigativo emergente e ancorado na prática pedagógica, centrando-se na reflexão sobre a formação inicial como um processo de (re)configuração de perspetivas sobre a educação inclusiva. Este estudo de natureza qualitativa desdobrou-se em duas fases distintas. Na primeira fase, foi realizada a análise de dados provenientes de um inquérito por questionário com perguntas abertas, direcionado a vinte estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Básica e de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Na segunda fase, procedeu-se à análise minuciosa dos diários de bordo da investigadora principal, que detalham as narrativas mais relevantes relacionadas com a educação inclusiva, resultantes das experiências de estágio. Os resultados obtidos revelam que, apesar da formação inicial abordar diversos conteúdos teórico-práticos sobre educação inclusiva e diferenciação pedagógica, na prática identificam-se dificuldades na sua promoção em contextos reais. Destaca-se a importância da reflexão contínua sobre a prática ao longo de toda a trajetória profissional, como um elemento crucial para o aprimoramento pedagógico. Adicionalmente, foram identificadas estratégias e metodologias que favorecem o desenvolvimento das competências reflexivas de um educador/professor em fase de formação inicial, contribuindo para uma abordagem mais inclusiva e eficaz nos contextos educativos.
- Brincar ao ar livre: a perceção e utilização do espaço exterior em contexto de jardim de infância e 1.º cebPublication . Marques, Catarina Isabel Henriques; Luís, HelenaO presente Relatório de Estágio elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo reflete todo o percurso realizado nos estágios em creche, jardim de infância e em 1.º Ciclo, bem como o trabalho investigativo. As Práticas de Ensino Supervisionadas permitiram o enriquecimento de vivências únicas e aprendizagens significativas, fulcrais para o percurso académico e futuro profissional. A temática em estudo surge a partir do contexto de estágio em creche, pretendendo assim, compreender a perceção e utilização do espaço exterior em contexto de jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo caso de natureza qualitativa e quantitativa desenvolveu-se em duas fases: na primeira fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a solicitação de desenhos a 18, 16 e 21 crianças nos contextos de Jardim de Infãncia e 1.º Ciclo (1.º ano e 3.º ano) respetivamente; na segunda fase efectuou-se observações das brincadeiras de quatro, duas e outras duas crianças no espaço exterior, em contexto de Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano e 3.º ano) respetivamente. O estudo permitiu compreender que as crianças elegem o espaço exterior como o local preferido para as suas brincadeiras e interação com os pares. Porém, a falta de alguns materiais e equipamentos constituem uma das lacunas mais evidenciadas pelas crianças. Escutar as crianças, bem como conceder-lhes tempo e espaço ao ar livre revela-se assim imprescindível.
- A Educação Ambiental no JI e 1.º CEB e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento SustentávelPublication . Pereira, Márcia Sofia Vinagre; Linhares, ElisabeteEste relatório da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém, organizase em duas partes: a primeira apresenta a análise e reflexão das aprendizagens adquiridas nas práticas pedagógicas desenvolvidas em Creche, Jardim de Infância e 1.º CEB; a segunda contempla a componente investigativa. Os objetivos do estudo foram: identificar as perceções dos profissionais de educação relativamente à Educação Ambiental e à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na sua prática, compreender como se processa a Educação Ambiental /Educação para o Desenvolvimento Sustentável na escola na promoção dos ODS e se contribuem para os atingir. O estudo qualitativo envolveu educadores e professores de 1.º CEB (estudo exploratório) e as crianças de uma sala do Pré-Escolar e de uma turma de 4.º ano (estudo sobre a própria prática profisisonal). As narrativas permitiram identificar o trabalho realizado e as perceções quanto à prática e à promoção dos ODS. Nos estudo sobre a prática profisional, verificou-se que as atividades realizadas com as crianças contribuiram para promover objetivos relacionados com a aprendizagem cognitiva, socioemocional e comportamental de diversos ODS.
- A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Joana Filipa Gonçalves; Rauber, AndréEsta investigação foi executada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém. Durante os estágios curriculares foi desenvolvido um estudo com o tema “A influência das ilustrações na compreensão textual na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, tendo por base a importância das ilustrações na compreensão de textos. A investigação assentou na metodologia investigação-ação com a seguinte questão central: De que forma as ilustrações contribuem para a compreensão textual nos primeiros anos de escolaridade? Após o tratamento e análise dos dados recolhidos, os resultados evidenciaram dois aspetos importantes acerca da pertinência das ilustrações para a compreensão textual: textos com enredo mais temático são compreendidos com maior dificuldade quando não acompanhados das ilustrações; já os textos de natureza mais figurativa são compreendidos pelos sujeitos deste estudo sem a presença das suas respetivas ilustrações.
- A articulação interdisciplinar das Artes Performativas com as restantes áreas do currículo do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Duarte, Ana Margarida Vasco; Brito, Clara; Xavier, Maria InêsO Relatório de Estágio foi realizado para a obtenção de grau mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Está organizado em duas partes: Práticas de Ensino Supervisionadas, caracterizando e refletindo sobre as práticas e intervenções nos diversos contextos de estágio e, ainda, a Componente Investigativa, efetuada através de um estudo de caso qualitativo sobre a articulação das Artes Performativas com o restante currículo de modo Interdisciplinar. Ao longo do estudo foram analisados diversos dados, recolhidos ao longo das PES, tais como, Diário de Bordo dos diferentes contextos, Grelhas de Observação Direta das dinâmicas de intervenção, Grelhas de Observação Direta das semanas de observação da prática docente, e por fim, um Questionário aplicado aos docentes cooperantes e partilhados com os colegas das instituições/escolas nas quais se elaborou o estágio. O presente estudo contribuiu para a compreensão e constatação das vantagens da articulação das Artes Performativas para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e alunos.
- Transição entre a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Antunes, Beatriz Maria Figueiredo; Cardona, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta o percurso efetuado nos estágios realizados e o trabalho de pesquisa desenvolvido paralelamente. As Práticas de Ensino Supervisionadas em creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico constituíram-se como oportunidades de aprendizagem fundamentais e de desenvolvimento do pensamento crítico relativamente ao meu futuro desempenho profissional. A necessidade de estudar a transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico emergiu dos contextos de estágio. Efetuou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a 4 docentes – 2 profissionais da Educação Pré-Escolar e 2 profissionais do 1.º Ciclo do Ensino Básico –, com o intuito de compreender o processo de transição através da sua perceção. Escutámos, também, 13 crianças, para uma melhor compreensão dos fatores que favorecem e/ou afetam a transição entre o jardim de infância e a escola. O exercício investigativo revelou a necessidade de “cuidar das transições” (Vasconcelos, 2007, p. 45), evitando, deste modo, percursos educativos desarticulados e sem continuidade.