Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O papel da expressão motora em educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico no desenvolvimento da formação pessoal e socialPublication . Ribeiro, Tânia; Guimarães, António MesquitaO presente relatório de estágio, inserido na Prática Supervisiona no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como finalidade a execução de um estudo de modo a dar resposta a uma problemática – Qual O Papel da Expressão Motora na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico no Desenvolvimento da Formação Pessoal e Social. Com a realização deste documento, pretendi não só realizar uma descrição reflexiva e fundamentada sobre todo o processo de estágio (observação, planificação, intervenção, avaliação e reflexão), bem como realizar um estudo de forma a conhecer e compreender quais são os contributos da Expressão Motora no desenvolvimento da criança em idade Pré-Escolar e idade Escolar (1.º Ciclo). Foi também minha intenção saber como é que esta área pode desenvolver competências essenciais e transversais, nomeadamente na área da Formação Pessoal e Social. A prática baseou-se numa metodologia de investigação-ação, ao qual esteve presente a ação educativa, tendo em vista o desenvolvimento de competências ao nível da Expressão Motora, de forma a serem significativas para a aprendizagem de regras e valores sociais, assim como, para encontrar respostas às questões do estudo. Em síntese, este estudo realça a importância da Expressão Motora no desenvolvimento de competências na área da Formação Pessoal e Social, sendo que o educador/professor tem um papel fundamental, fomentado a prática de atividade física nas crianças e, simultaneamente, desenvolvendo competências transversais a partir da mesma.
- Parceria escola-família: como envolver os pais nas práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Galvão, JoanaO presente Relatório Final Parceria Escola-Família: Como envolver os pais nas práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, evidencia o percurso desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCEB, através de uma componente de investigação centrada na prática. Este trabalho tem como finalidade, conhecer qual o valor que as famílias atribuem à aprendizagem, à escola e ao professor. Conhecer práticas de envolvimento parental que têm maior impacto na qualidade de aprendizagem dos alunos, e perceber que postura, que estratégias, que instrumentos potenciadores de uma relação escola-família pode o docente adotar para contribuir para uma aproximação entre a escola e a família. Tendo em conta a questão problema dei início ao meu relatório, que está dividido em dois capítulos. O primeiro é referente aos níveis de ensino em que estagiei, fazendo uma breve caracterização e contextualização do meu percurso académico na valência pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. No segundo capitulo, referente à revisão da literatura e ao estudo empírico, procurei justificar e dar a conhecer os benefícios que esta relação pode ter na vida da criança, dos encarregados de educação e dos próprios docentes, no entanto, também foi importante aprofundar os obstáculos a esta interação e estratégias que se poderão adotar. Tentando procurar justificações e compreender melhor sobre a evolução deste envolvimento no nosso sistema educativo e nos documentos oficiais de ensino, também realizei uma pesquisa sobre este tema. O estudo empírico está assente num trabalho de investigação realizado ao longo dos estágios e de uma metodologia qualitativa, que procura dar a conhecer a realidade vivida pelos docentes, pelos encarregados de educação e pelas crianças. Para a realização desta investigação utilizou-se como instrumentos de recolha de dados, entrevistas, inquéritos por questionário e observação. A análise dos dados recolhidos apresenta algumas disparidades no que toca às respostas das famílias e docentes da valência respetiva. Observa-se assim diferenças entre os dois níveis de ensino, tanto pelo testemunho dos docentes, das crianças e das famílias inquiridas.
- A relevância da educação de Infância na perspetiva dos paisPublication . Ornelas, Fátima; Luís, HelenaO presente trabalho abarca um relatório de estágio que elucida todo o percurso vivido e experienciado dos três semestres integrantes do Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. O mesmo inclui duas partes, a primeira referente aos estágios curriculares em creche, jardim-de-infância e o 1º ciclo do ensino básico, e outra à componente investigativa. Como tal, o presente relatório organiza-se em duas partes principais. A primeira onde consta a contextualização das diversas experiências de iniciação à prática profissional, os grupos de crianças, com os quais estagiei, os projetos desenvolvidos com os mesmos e a caraterização da instituição e do ambiente educativo. Seguidamente refiro o meu percurso de desenvolvimento profissional e educativo, onde explicito as dúvidas suscitadas, as respostas que procurei encontrar e as razões que me levaram à escolha da problemática que investiguei. A segunda parte corresponde a questão de investigação formulada, à descrição da opção metodológica e o respetivo objeto de estudo. É nesta seção, ainda, que apresento as questões de partida e os objetivos a atingir, os procedimentos para a concretização do mesmo e as formas de tratamento dos dados recolhidos. Por último o trabalho termina com algumas considerações finais e as referências bibliográficas que utilizei para o sustentar
- Análise das principais dificuldades dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficosPublication . Aperta, Daniela; Colaço, SusanaO presente relatório evidencia o trabalho desenvolvido no âmbito dos estágios integrados na Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB realizados em contexto de jardim-de-infância, 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e creche e com uma duração de três semestres. A realização dos mesmos contribuíram para o desenvolvimento de competências essenciais de um professor/educador, nomeadamente, a planificação, operacionalização, gestão da turma e avaliação. A investigação efetuada durante esse período teve como objetivo identificar as principais dificuldades dos alunos de uma turma de 2ºano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos durante tarefas de recolha, organização e análise de dados. A abordagem foi essencialmente de natureza qualitativa de cunho interpretativo, recorrendo a dois estudos de caso. A recolha de dados teve por base a realização de três tarefas, a primeira relacionada com a interpretação de gráficos, a segunda envolvendo a construção e interpretação de gráficos e a terceira envolvendo a recolha, organização e análise de dados. Os instrumentos de recolha de dados foram as produções escritas dos alunos durante a realização das tarefas bem como o registo áudio e vídeo. Foram analisadas e discutidas as principais dificuldades dos alunos tendo por base um quadro de referencia teórico (Curcio (1989) e Friel, Curcio & Bright (2001)) relativo à construção e análise de gráficos. Os resultados mostram que os alunos, possuem dificuldades quanto à leitura dos gráficos nas categorias Ler entre dados e Ler além dos dados (Curcio, 1989) e em gráficos que não estão completos acabam também por manifestar dificuldades na categoria ler os dados. Na construção dos gráficos as dificuldades prendem-se com o desenho das barras, com a escala do gráfico e com a colocação dos elementos essenciais.