Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-16"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Adequação de práticas de diferenciação pedagógica em contexto de Jardim de Infância: implicações para o crescimento profissionalPublication . Medinas, Lisandra Soeiro; Colaço, SusanaO presente relatório de estágio sintetiza o trabalho que desenvolvi no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se dividido em duas partes distintas. Numa primeira parte é feita uma análise dos vários contextos de estágio (educação pré-escolar, 1ºciclo do ensino básico e creche) nos quais tive oportunidade de intervir e de seguida, ainda nesta primeira parte, o meu percurso de desenvolvimento profissional que os diferentes estágios me proporcionaram. Na segunda parte, é abordado o meu percurso investigativo focando algumas questões que foram surgindo ao longo dos estágios e, de seguida é apresentada a minha questão de investigação que está centrada no desenvolvimento profissional relativamente a esta temática pretendendo averiguar como é que durante o meu estágio em jardim de infância, fui integrando, em conjunto com o meu par de estágio, nas planificações realizadas, estratégias de diferenciação pedagógica. Para realizar o enquadramento teórico, recorri a diferentes autores que se debruçaram sobre este mesmo tema e como instrumentos de recolha de dados recorri à realização de uma entrevista à educadora cooperante do contexto de jardim de infância, que me acompanhou ao longo do estágio e a análise documental de quatro planificações minhas realizadas em momentos temporais diferentes, no contexto de jardim de infância. Por último, ainda integrada nesta segunda parte, são apresentadas as principais conclusões desta pesquisa evidenciando que existiu alguma evolução ao longo do estágio na adequação das estratégias que promovem o trabalho diferenciado em contexto de jardim de infância.
- Linking cardiorespiratory fitness classification criteria to early subclinical atherosclerosis in childrenPublication . Melo, Xavier; Santa-Clara, Helena; Santos, Diana; Pimenta, Nuno M.; Minderico, Cláudia S.; Fernhall, Bo; Sardinha, Luís B.It is unclear if cardiorespiratory fitness (CRF) can be used as a screening tool for premature changes in carotid intima-media thickness (cIMT) in paediatric populations. The purpose of this cross-sectional study was 3-fold: (i) to determine if CRF can be used to screen increased cIMT; (ii) to determine an optimal CRF cut-off to predict increased cIMT; and (iii) to evaluate its ability to predict increased cIMT among children in comparison with existent CRF cut-offs. cIMT was assessed with high-resolution ultrasonography and CRF was determined using a maximal cycle test. Receiver operating characteristic analyses were conducted in boys (n = 211) and girls (n = 202) aged 11-12 years to define the optimal sex-specific CRF cut-off to classify increased cIMT (≥75th percentile). Logistic regression was used to examine the association between the CRF cut-offs with the risk of having an increased cIMT. The optimal CRF cut-offs to predict increased cIMT were 45.81 and 34.46 mL·kg(-1)·min(-1) for boys and girls, respectively. The odds-ratios for having increased cIMT among children who were unfit was up to 2.8 times the odds among those who were fit (95% confidence interval: 1.40-5.53). Considering current CRF cut-offs, only those suggested by Adegboye et al. 2011. (Br. J. Sports Med. 45(9): 722-728) and Boddy et al. 2012 (PLoS One, 7(9): e45755) were significant in predicting increased cIMT. In conclusion, CRF cut-offs (boys: ≤ 45.8; girls: ≤ 34.5 mL·kg(-1)·min(-1)) are associated with thickening of the arterial wall in 11- to 12-year-old children. Low CRF is an important cardiovascular risk factor in children and our data highlight the importance of obtaining an adequate CRF.