Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- CONSUMO DE ÁLCOOL NA MULHER GRÁVIDA: UMA SCOPING REVIEWPublication . André, Clara; Candido, Anabela; Carreira, Teresa Margarida; Dias, Hélia; Santiago, Conceição; Cruz, Olímpia; Amendoeira, JoséQuestão Quais os instrumentos que permitem a caracterização do consumo de álcool na mulher grávida? Objetivo Identificar instrumentos para a caracterização do consumo de álcool na mulher grávida e identificar fatores que contribuem para o consumo de álcool na mulher grávida. Background O consumo de álcool pela mulher grávida reveste-se de particular relevância na medida em que está associado a graves consequências para o feto, entre as quais o síndrome fetal alcoólico. Contudo, em Portugal são raros os estudos sobre o consumo de álcool durante a gravidez e as suas consequências. Material e métodos As mulheres grávidas constituem-se a População da scoping sendo os Conceitos: gravidez, consumo de álcool e instrumentos de avaliação; o Contexto é onde a mulher grávida recorre aos cuidados de enfermagem e os estudos são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A expressão de pesquisa conjuga os descritores MeSH: Pregnant Women OR Pregnancy AND Alcohol Drinking AND “Weight and Measures”. Procedeu-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado de 1/1/2013 a 31/5/2018, humanos e faixa etária - Adultos (19-44 anos). Tratamento e análise dos resultados Os estudos foram selecionados de acordo com o PRISMA 2009, procedendo-se à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Conclusão A evidência demonstrada pela síntese dos resultados, permitirá a identificação de instrumentos quer no domínio da caracterização do consumo de álcool na mulher grávida bem como dos fatores que lhe estão associados. Referências Lowdermilk, D. L.; Perry, S. E. (2008). Enfermagem na Maternidade.7ªed., Loures: Lusodidacta. OMS (2014). Global Status Report on alcohol and health 2014. Switzerland. SICAD (2015) O Consumo de Álcool na Gravidez. SICAD
- (In)Formar para Capacitar o portador de CDI e Pacemaker: Uma Análise QualitativaPublication . Amendoeira, José; Candido, Anabela; Cunha, Fátima; Sarroeira, Cassilda; Ribeiro da Silva, Helena; Fernandes, Patrícia; Silva, ElsaIntrodução: O presente estudo insere-se num projeto de Investigação-ação desenvolvido pela UMIS (ESSS) em parceria com um Hospital da Região de Lisboa, mais concretamente com os enfermeiros do serviço de cardiologia, que realizam consulta de enfermagem a pessoas portadores de Pacemaker definitivo (PMD) e Cardioversor Desfibrilhador Implantável (CDI), no qual se pretende avaliar a efetividade da intervenção dos enfermeiros, junto destas pessoas. A capacitação da pessoa para o autocuidado é um dos objetivos dos enfermeiros nesta consulta, sendo que a Educação para a Saúde assume uma dimensão significativa durante a mesma, pelo que importa clarificar a intervenção do enfermeiro neste âmbito. Objetivo: identificar os conteúdos abordados pelos enfermeiros no âmbito da intervenção Informar junto das pessoas portadoras de Pacemaker definitivo e CDI, no decorrer das consultas. Método: Estudo de cariz exploratório, descritivo, qualitativo, transversal. A população alvo foram enfermeiros que realizam consulta de enfermagem. Dados recolhidos através de narrativas de ação, registos de enfermagem e entrevistas coletivas, as quais foram objeto de análise de conteúdo. Resultados: As consultas de enfermagem são realizadas após colocação dos dispositivos. A intervenção é dirigida à pessoa e/ou cuidador. O conteúdo da informação versa três domínios: a) Segurança da pessoa [Prevenção da Infeção; Cuidados com o Dispositivo]; b) Gestão do Regime Terapêutico (Compreender (Adaptação) a condição de saúde/doença; Gestão dos Sintomas; Gestão do Regime Medicamentoso; Retorno ao Desenvolvimento das Atividades de Vida; Vigilância de Saúde]; c) Gestão das emoções [Desmistificar receios/medos; Referenciação para Grupos de Apoio]. Conclusões: A intervenção dos enfermeiros na consulta no âmbito da Educação para a Saúde, desenvolve-se de forma individualizada, procurando ir ao encontro das necessidades das pessoas, tendo por base o “estado da arte” para esta situação, sendo que os conteúdos abordados vão no sentido da capacitação da pessoa/cuidador para o autocuidado, promovendo a adaptação da pessoa/família face à situação de saúde/doença. Palavras chave: Consulta; Enfermagem; Pacemaker/CDI; Educação para a saúde; Capacitar; auto-cuidado
- Fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida - Revisão Sistemática da LiteraturaPublication . Candido, Anabela; André, Clara; Santiago, Conceição; Dias, Hélia; Cruz, Olimpia; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, JoséIntrodução O consumo de tabaco, como determinante de saúde, está muitas vezes associado a comportamentos evitáveis. Quando falamos do consumo de tabaco na gravidez, este assume particular relevância pelo comprometimento da saúde e bem-estar materno-fetal estando associado a prematuridade, restrição de crescimento fetal e aumento das taxas de morbilidade e mortalidade perinatal e infantil. Objetivo Identificar fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida Metodologia Na Revisão Sistemática da Literatura (SLR) realizada, pelo método PI[C]OD, com a questão: Que instrumentos permitem a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida? A pesquisa de artigos científicos ocorreu na interface-EBSCOhost de 2003-2013. Dos 59 artigos identificados, selecionaram-se 11 que cumpriam os critérios de seleção. Resultados Como instrumentos que permitem determinar fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida identificámos três no âmbito da Depressão, dois relacionados com o Stress e 6 associados a diferentes domínios. Da análise realizada emergiram quatro categorias: Dados Sociodemográficos (idade, habilitações, raça/etnia, co-habitantes e nível socioeconómico); Literacia sobre tabagismo (conhecimento sobre o Impacto do consumo de tabaco e da exposição ao fumo de tabaco para mulher, feto e recém-nascido); Saúde reprodutiva (vigilância pré-concecional, pré-natal e pós-parto); Saúde mental (violência sobre as mulheres, outros consumos, stress e depressão). Conclusão Os resultados encontrados nesta SLR conduziram-nos a uma síntese de fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida, com contributos sustentados para a elaboração de um instrumento de colheita de dados que permita a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida e futura intervenção na comunidade.
- A escola promotora de saúde - promoção de saúde mental - área de investigaçãoPublication . André, Clara; Cruz, Olímpia; Candido, Anabela; Santiago, Conceição; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, José
- A escola como espaço de construção pessoal: Como Prevenir o Bullying?Publication . Carreira, Teresa Margarida; André, Clara; Candido, Anabela; Santiago, Maria Conceição; Cruz, Olímpia; Amendoeira, JoséA escola tem hoje a missão de contribuir para a construção pessoal e social de cada aluno a todos os níveis, particularmente na prevenção de comportamentos associados ao bullying. Assim, ao nível do desenvolvimento pessoal e social, existem muitos aspetos que urgem ser trabalhados e discutidos ao longo do crescimento e desenvolvimento de cada jovem. A Escola Superior de Saúde de Santarém do IPSantarém, como Escola Promotora de Saúde tem concretizado um conjunto de sessões de educação para a saúde com o objetivo de prevenir o bullying em meio escolar junto dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico. The school has now the mission of contributing to the personal and social construction of each student at all levels, particularly in the prevention of behaviours associated with bullying. Therefore, there are many aspects of personal and social development that need to be worked on and discussed throughout each young person's growth and development. The School of Health of Santarém of the IPSantarém, as a Health Promoting School, has carried out a series of health education sessions with the aim of preventing bullying in the school environment among students in the 1st and 2nd cycle of basic education.
- The school of health of Santarém as school health promoter on citizen’s health literacyPublication . Figueiredo, Maria; Amendoeira, José; Dias, Hélia; Spínola, Ana Cristina; André, Clara; Godinho, Celeste; Cruz, Olímpia; Cândido, Anabela; Carreira, Teresa Margarida; Santiago, Maria Conceição
- MONITORIZAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃOPublication . Godinho, Celeste; Amendoeira, José; Candido, Anabela; Dias, Hélia; Figueiredo, Maria do Carmo; Martins, Rosário; Pinto, CristinaO presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados das estratégias de monitorização da Intervenção realizada no âmbito do projeto Escola Promotora de Saúde - Crescer com peso e medida, integrado na Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde (UMIS). A população abrangida nesta fase do projeto foram 60 crianças do pré-escolar e 136 alunos de 1ºciclo; após as sessões desenvolvidas, visando o reconhecimento da importância dos alimentos constituintes de um pequeno almoço e lanches saudáveis, desenvolveram-se estratégias de avaliação, numa abordagem metodológica qualitativa com recurso à observação, inquérito por questionário e análise dos desenhos produzidos pelas crianças. Destaca-se uma apropriação de conhecimentos (pequeno almoço e lanche saudáveis), dissonante dos resultados obtidos com o questionário e observação, focados na constituição diária daquelas refeições preparadas em casa. Emerge aqui um novo planeamento de intervenções a desenvolver na continuidade da operacionalização do projeto, centradas no contexto familiar e comunitário destas crianças.
- Health promoting school. Healthy lifestyles: Mental health promotionPublication . André, Clara; Santiago, Conceição; Candido, Anabela; Cruz, Olímpia; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, José
- Instruments to evaluate alcohol consumption in the pregnant women: A Scoping ReviewPublication . Candido, Anabela; André, Clara; Carreira, Teresa; Dias, Hélia; Santiago, Maria Conceição; Cruz, Olimpia; Amendoeira, José
- Atividades formativas integradas num projeto de investigação-acçãoPublication . Candido, Anabela; Godinho, Celeste; Amendoeira, JoséO projeto Comer Bem Viver Melhor em Santarém, integrando como parceiros, a Câmara Municipal de Santarém (entidade promotora), a Escola Superior de Saúde de Santarém, o ACES Ribatejo e os Agrupamentos Escolares do concelho, tem-se desenvolvido numa lógica de cooperação e parceria entre diferentes sectores: saúde, educação, autarquias e empresas, num assumir de responsabilidades mútuas na redução da prevalência da pré-obesidade e obesidade em Portugal, determinando a indispensabilidade de uma atuação prioritária, quer num adequado diagnóstico de situação, quer no planeamento e operacionalização de intervenções individualizadas, sistematizadas e multidisciplinares. Tendo como objetivos avaliar a intervenção desenvolvida no transato ano lectivo junto da comunidade escolar, prosseguimos desta forma o desenvolvimento do projeto, assente num modelo de ciclos em espiral, em quatro etapas: planeamento, ação, reflexão e avaliação (Streubert e Carpenter, 2002). O desenho deste projeto assenta assim numa perspectiva de investigação-ação, permitindo em simultâneo a produção de conhecimentos sobre a realidade, a inovação no sentido da singularidade de cada caso, a produção de mudanças sociais e, ainda, a formação de competências dos intervenientes (Guerra,2000, p.52), considerando estes como todos os participantes do estudo. Simultaneamente orienta para uma abordagem sistémica dos fenómenos em estudo, definindo o problema a partir da prática e pretendendo voltar à prática para a resolução/transformação do que foi identificado; define-se assim como “um método que implica agir para melhorar a prática e estudar sistematicamente os efeitos da acção desenvolvida” (Streubert e Carpenter, 2002). A intervenção conjunta (saúde e social) desenvolveu-se em oito escolas e cinco jardins-de-infância de um agrupamento escolar, abrangendo 134 crianças do pré-escolar e 366 de 1º ciclo, professores, assistentes operacionais e pais, desenvolvendo atividades formativas integradas nos projetos de intervenção das Escolas piloto, sob diferentes temáticas: a importância do pequeno almoço, a constituição de lanches saudáveis, as frutas e os produtos hortícolas: o arco-íris no prato, receitas mágicas: à descoberta dos sabores. Como estratégias destacam-se sessões interativas em pequenos grupos, metodologias ativas e jogos didáticos, com elevada participação de todos os intervenientes. Em cada atividade foram disponibilizados materiais pedagógicos para continuidade do trabalho com as crianças e fichas de avaliação que traduziram aquisição de conhecimentos em diferentes âmbitos e sugeriram trilhos de orientação para a monitorização do trabalho a desenvolver posteriormente em cada um dos contextos escolares, da responsabilidade direta dos professores, visando a promoção do desenvolvimento pessoal e social das crianças e a construção de conhecimentos/atitudes face a estilos de vida saudáveis.