Browsing by Issue Date, starting with "2017-04-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O meio social e publicidade - Um contributo para resistir às pressões sociaisPublication . Godinho, Ana; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Martins, Maria do Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emilia; Nunes, Marisa; Rainha, Luis; Ferreira, Madalena; Pintor, MartaCONTEXTO: A Organização Mundial de Saúde revela que por ano morrem 6 milhões de pessoas devido ao tabagismo, sendo este considerado um problema de saúde prioritário, em Portugal. A Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde e a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã encontram-se a desenvolver um projeto de investigação ação com o objetivo de “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. Este projeto iniciou-se em 2015/2016, no Agrupamento A e B, com alunos do 7º ano, tendo continuidade no 8º ano, num total de 13 sessões dinamizadas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, Professoras e Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Este póster emerge da segunda sessão com os alunos do 8º ano. A evidência demonstra que o marketing da indústria tabaqueira é estrategicamente dirigido aos jovens, integrando na sua conceção o sistema social dos mesmos, emergindo a necessidade de «Desenvolver Capacidade de Resistir às Pressões sociais para fumar», neste grupo-alvo. Assim, nesta sessão abordaram-se estratégias de publicidade ao tabaco, a sua regulamentação e campanhas anti-tabágicas. OBJETIVO: Ilustrar o Processo de Planeamento, Implementação e Avaliação da sessão “O Meio Social e Publicidade”. METODOLOGIA: A sessão desenvolveu-se através de uma aula expositiva-dialogada, com participação dos alunos, mobilizando uma apresentação powerpoint, um questionário inicial, e um questionário final de perguntas fechadas, que permitiu avaliar a sessão. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Da análise dos questionários verificou-se que: 95% dos alunos identificaram uma das estratégias de marketing utilizada pela indústria tabaqueira para promover o tabagismo e 84% referiram que a publicidade ao tabaco, em Portugal, é totalmente proibida, o que superou a meta prevista de 80%, para os dois indicadores; 80% dos alunos, classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25], atingindo-se a meta prevista.
- (In)Formar para Capacitar o portador de CDI e Pacemaker: Uma Análise QualitativaPublication . Amendoeira, José; Candido, Anabela; Cunha, Fátima; Sarroeira, Cassilda; Ribeiro da Silva, Helena; Fernandes, Patrícia; Silva, ElsaIntrodução: O presente estudo insere-se num projeto de Investigação-ação desenvolvido pela UMIS (ESSS) em parceria com um Hospital da Região de Lisboa, mais concretamente com os enfermeiros do serviço de cardiologia, que realizam consulta de enfermagem a pessoas portadores de Pacemaker definitivo (PMD) e Cardioversor Desfibrilhador Implantável (CDI), no qual se pretende avaliar a efetividade da intervenção dos enfermeiros, junto destas pessoas. A capacitação da pessoa para o autocuidado é um dos objetivos dos enfermeiros nesta consulta, sendo que a Educação para a Saúde assume uma dimensão significativa durante a mesma, pelo que importa clarificar a intervenção do enfermeiro neste âmbito. Objetivo: identificar os conteúdos abordados pelos enfermeiros no âmbito da intervenção Informar junto das pessoas portadoras de Pacemaker definitivo e CDI, no decorrer das consultas. Método: Estudo de cariz exploratório, descritivo, qualitativo, transversal. A população alvo foram enfermeiros que realizam consulta de enfermagem. Dados recolhidos através de narrativas de ação, registos de enfermagem e entrevistas coletivas, as quais foram objeto de análise de conteúdo. Resultados: As consultas de enfermagem são realizadas após colocação dos dispositivos. A intervenção é dirigida à pessoa e/ou cuidador. O conteúdo da informação versa três domínios: a) Segurança da pessoa [Prevenção da Infeção; Cuidados com o Dispositivo]; b) Gestão do Regime Terapêutico (Compreender (Adaptação) a condição de saúde/doença; Gestão dos Sintomas; Gestão do Regime Medicamentoso; Retorno ao Desenvolvimento das Atividades de Vida; Vigilância de Saúde]; c) Gestão das emoções [Desmistificar receios/medos; Referenciação para Grupos de Apoio]. Conclusões: A intervenção dos enfermeiros na consulta no âmbito da Educação para a Saúde, desenvolve-se de forma individualizada, procurando ir ao encontro das necessidades das pessoas, tendo por base o “estado da arte” para esta situação, sendo que os conteúdos abordados vão no sentido da capacitação da pessoa/cuidador para o autocuidado, promovendo a adaptação da pessoa/família face à situação de saúde/doença. Palavras chave: Consulta; Enfermagem; Pacemaker/CDI; Educação para a saúde; Capacitar; auto-cuidado
- Ver ... para decidir - Um olhar para a mudança de comportamentoPublication . Rainha, Luis; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, Maria do Carmo; Martins, Maria do Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emilia; Nunes, Marisa; Godinho, Ana; Ferreira, Madalena; Pintor, MartaCONTEXTO: O tabagismo assume atualmente “contornos pandémicos”. O início do consumo de tabaco situa-se entre os 12 e os 20 anos, num período de descoberta e aprendizagem, em que fatores como a curiosidade e a pressão dos pares predispõem à iniciação, após a qual se caminha para a dependência, devido à nicotina. Neste sentido, a Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, encontra-se a desenvolver um projeto de investigação-ação no âmbito da prevenção do consumo de tabaco, realizado em dois Agrupamentos Escolares da Região de Lisboa e Vale do Tejo, com o objetivo de “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. Iniciou-se no ano letivo 2015/16 com alunos do 7º ano, tendo continuidade no 8º ano, através de 13 sessões desenvolvidas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, por professores e estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Este poster resulta da primeira sessão realizada com os alunos do 8º ano. OBJETIVO: Apresentar o processo de desenvolvimento da sessão “Ver… para decidir”. METODOLOGIA: Aula prática, com demonstração dos resíduos presentes no fumo do cigarro, mobilizando-se uma apresentação powerpoint para sistematizar a informação. O objetivo desta sessão foi aprofundar conhecimentos sobre as substâncias presentes no fumo do cigarro. A avaliação da sessão realizou-se através de um questionário com três questões e uma grelha de avaliação de opinião da sessão. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Apenas 52,5% dos alunos tinham ideia de que as substâncias apresentadas na sessão estavam presentes no fumo do tabaco; 99,0% dos alunos identificaram corretamente duas substâncias presentes no fumo do tabaco e 94,9 % referiram objetos onde as podem encontrar; 87,9% dos alunos, classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25] o que superou as metas estabelecidas para os indicadores da sessão 80%.
- [Des]Construir comportamentos - Construção de uma atitude assertiva face ao consumo de tabacoPublication . Ferreira, Madalena; Pintor, Marta; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, Maria do Carmo; Martins, Maria do Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emilia; Nunes, Marisa; Godinho, Ana; Rainha, LuisCONTEXTO: O consumo de tabaco constitui-se a principal causa evitável de doença e morte, tendo repercussões a nível social, económico e de saúde. A evidência científica salienta a importância da assertividade para a adoção de um comportamento salutogénico. O presente póster decorre da intervenção realizada no âmbito do projeto de investigação/ação desenvolvido pela Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde e a Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã que tem como objetivo “capacitar os alunos do 3º ciclo para a tomada de decisão responsável na prevenção do consumo de tabaco”. O projeto processa-se ao longo de dois anos letivos (2015/16-2016/17), em dois agrupamentos de escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo: o Agrupamento A e o Agrupamento B, com início no 7º ano seguindo os alunos até ao 8º ano, num total de 13 sessões desenvolvidas pela equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade Chamusca/Golegã, Professoras e Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém/Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. OBJETIVO: Partilhar o Processo de Estruturação, Dinamização e Avaliação da sessão “[Des]Construir Comportamentos”, realizada com os alunos do 8º ano (terceira sessão). METODOLOGIA: Sabe-se atualmente que os jovens no seu processo de maturação necessitam desenvolver competências pessoais, na área da comunicação/relação interpessoal, que os capacite para saber “dizer não”. A sessão realizou-se tendo por base os métodos expositivo e recurso ao desempenho de papéis, onde foi mobilizada uma apresentação em Powerpoint que englobava vídeos que demonstram o comportamento assertivo face aos incentivos de consumo de tabaco. A mesma foi avaliada através de um questionário com uma pergunta de resposta curta e uma escala de opinião. RESULTADOS/CONCLUSÕES: Da avaliação realizada verificou-se que 93 alunos afirmaram “dizer não”, se lhe oferecessem um cigarro, o que superou a meta prevista; 77% dos alunos classificaram a grelha de avaliação de opinião da sessão, com um score [20;25] o que ficou aquém da meta estipulada (80%).