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  • Relato de uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores
    Publication . Correia, Marisa; Santos, Raquel; Maia E Carmo, Teresa
    O avanço vertiginoso das tecnologias digitais nos últimos anos tornou urgente a formação de cidadãos com novas competências, que lhes permitam tirar partido das suas potencialidades de forma crítica e consciente. Além disso, o desenvolvimento e a massificação das tecnologias abriram caminho a novos empregos nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). De acordo com indicadores da União Europeia (Caprile, Palmén, Sanz & Dente, 2015), a taxa de emprego em profissões STEM deverá aumentar significativamente até 2025, tornando-se necessário formar mais indivíduos altamente qualificados nestas áreas. Cabe, assim, à escola estimular desde cedo os alunos para prosseguirem carreiras nestas áreas, o que implica repensar o papel do aluno e do professor (Cohen & Patterson, 2012). Capraro e Slough (2013) consideram que, para dar resposta a tais desafios, os professores deverão apostar em metodologias de ensino inovadoras baseadas em projetos interdisciplinares, que envolvam os alunos em experiências autênticas e contextualizadas. Diversos autores têm destacado a integração da programação e da robótica na realização de projetos interdisciplinares (Bers, 2008; Chalmers, 2017; Jaipal-Jamani & Angeli, 2017; Martins & Fernandes, 2015; Sáez-López, Román-González & VázquezCano, 2016), com o intuito de promover as aprendizagens nas áreas STEM, desde o pré-escolar. Para além das vantagens da robótica na promoção de competências de lógica, de resolução de problemas, de pensamento crítico (Sáez-López et al., 2016), da criatividade (Martins, Teixeira & Vargas, 2016), da interdisciplinaridade (Bers, 2008; Sáez-López et al., 2016) e do interesse dos alunos (Benitti, 2012), esta permite a articulação com as Artes e com a aprendizagem da língua (Rusk, Resnick, Berg & Pezalla-Granlund, 2008). Em linha com estas ideias, Martins e Fernandes (2015) concluíram, no seu estudo, que o desenvolvimento de projetos no 1.º Ciclo com recurso a robôs fomenta a cooperação, a aprendizagem da Matemática e a escrita de histórias. Face aos importantes desafios que se colocam à escola, é fundamental preparar os professores, em formação (JaipalJamani & Angeli, 2017) e em exercício (Chalmers, 2017; Han, Yalvac, Capraro & Capraro, 2015), para integrar a programação e a robótica em projetos interdisciplinares nas áreas STEM. Neste sentido, apresentamos uma experiência interdisciplinar realizada com futuros educadores e professores do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB).
  • Creative lab_sci&math: inovação no ensino da matemática e das ciências físico-naturais
    Publication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
    CreativeLab_Sci&Math is a didactic initiative within the department of Mathematical and Natural Sciences of the School of Education of the Polythecnic Institute of Santarém, that aims the innovation of the pedagogical practices in Higher Education, particularly in teacher education. Our didactic approach is based on following principles: use of 7E instructional model and Inquiry-Based Learning, use of innovative educational environments and curricular integration of digital technologies. Other goals of CreativeLab_Sci&Math are the dissemination of these innovative teaching practices in scientific events, development of initiation activities in programming and robotics, development of educational resources for mathematics and science and the provision of these resources to teachers on online platforms with peer review, such as Casa das Ciências®. Some activities are implemented in CreativeLab_Sci&Math with two teachers, one of each subjects, science and mathematics. This collaboration has the advantage of diverse skills in students, such as scientific, technical and technological knowledge, critical and creative thinking, reasoning and problem-solving skills, through their involvement in interdisciplinary tasks that relate content and processes of learning of the two areas.
  • Utilização do recurso digital scratch na articulação entre as ciências e a matemática na formação de professores
    Publication . Santos, Raquel; Correia, Marisa
    As mudanças na sociedade decorrentes do avanço das tecnologias digitais exigem o desenvolvimento de novas competências nos cidadãos fomentando a criatividade, a flexibilidade e a capacidade de criar soluções inovadoras. Assim, torna-se essencial a formação de professores com capacidade de integrar a tecnologia em sala de aula, especialmente articulando diferentes áreas curriculares e recorrendo a ferramentas de programação, que têm o potencial de desenvolver o pensamento computacional. Neste artigo apresentamos uma experiência didática de utilização da ferramenta Scratch na formação inicial de educadores/professores, numa articulação entre duas unidades curriculares, de Matemática e de Ciências. Esta experiência culminou com a produção, por parte dos estudantes, de um recurso educativo digital para crianças, fazendo uso do Scratch, envolvendo conteúdos das duas unidades curriculares. Através de questionários, analisámos as opiniões dos estudantes sobre essa experiência didática e as perspetivas que desenvolveram para o seu futuro profissional. Os resultados revelaram-se positivos, fazendo sobressair a importância atribuída ao recurso à programação com crianças. Concluímos que experiências desta índole, de integração curricular envolvendo a programação, podem fazer a diferença na formação inicial e no desenvolvimento profissional dos professores.
  • Livro de resumos - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
    Publication . Cavadas, Bento (ed.lit.); Linhares, Elisabete (ed.lit.); Martins, M. Clara( ed.lit.); Correia, Marisa (ed.lit.); Mestrinho, Nelson (ed.lit.); Branco, Neusa Cristina Vicente (ed.lit.); Santos, Raquel ed.lit.); Colaço, Susana (ed.lit.); Ribeirinha, Teresa (ed.lit.)
    O Encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024 (IEMC 2024)” realiza-se nos dias 15 e 16 de março de 2024 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém). Este evento científico decorre do trabalho que os docentes do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da ESE-IPSantarém têm vindo a desenvolver no âmbito do projeto CreativeLab_Sci&Math. A 3.ª edição do evento centra-se na inovação em educação em matemática e ciências, decorrente de práticas interdisciplinares colaborativas, do uso de tecnologias digitais, da exploração de ambientes educativos inovadores e diferentes contextos associados à formação integral do aluno, como a educação para o desenvolvimento sustentável. Nesse evento será também promovida a reflexão sobre o futuro da formação de professores de matemática e de ciências. O encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2024” pretende constituir-se como um espaço de partilha e discussão de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, tendo como objetivos: • Divulgar práticas, recursos educativos e projetos de inovação, nacionais ou internacionais, no ensino presencial ou a distância da matemática ou das ciências, nos diferentes níveis de ensino; • Promover a reflexão crítica sobre abordagens educativas interdisciplinares na formação inicial e contínua de educadores e professores; • Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, colaboração e inovação pedagógica em matemática e ciências; • Compreender as potencialidades dos ambientes educativos inovadores no ensino da matemática e das ciências; • Discutir as implicações das inteligências artificiais no ensino da matemática e das ciências. O Encontro envolve dinâmicas diversificadas, como sessões plenárias, sessões práticas e simpósios de comunicações, prevendo-se a existência de momentos presenciais e a distância. Tem como destinatários estudantes de licenciatura e mestrado, educadores, professores, formadores de professores e outros profissionais interessados nesta temática.
  • A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores
    Publication . Correia, Marisa; Santos, Raquel
    Nos últimos anos, as tecnologias têm sido cada vez mais usadas em contexto educativo, não só por facilitarem a comunicação e o acesso à informação, mas também devido ao seu potencial motivacional. A aprendizagem baseada em jogos, através de ferramentas digitais como o Kahoot!, combina a dinâmica de jogo com as potencialidades na monitorização das aprendizagens desenvolvidas pelos estudantes. Nesse sentido, este artigo relata um estudo realizado na formação de professores, com o intuito de analisar as opiniões de futuros professores e formadores de professores sobre a utilização da plataforma de aprendizagem pelo jogo Kahoot!. Os participantes apontam como principais potencialidades desta ferramenta digital o maior envolvimento e participação dos estudantes, e a promoção das aprendizagens.
  • Expedição a Marte – Relato de um Projeto Interdisciplinar na Formação de Professores
    Publication . Correia, Marisa; Maia E Carmo, Teresa; Santos, Raquel
    A sociedade em mudança em que vivemos devido ao avanço crescente das tecnologias exige a formação de cidadãos criativos, flexíveis e inovadores. A integração da programação e da robótica em projetos realizados pelos alunos permite-lhes desenvolver as competências do séc. XXI, a motivação e aprendizagens em diferentes áreas curriculares. Assim, é essencial formar professores aptos para integrar estas tecnologias nas escolas, em particular através da realização de projetos de natureza interdisciplinar. Nesta comunicação apresenta-mos as perspetivas de estudantes da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém sobre o projeto “Expedição a Marte”, que combinava a robótica com a aprendizagem de conteúdos de três unidades curriculares das áreas das Ciências, da Matemática e da Língua Portuguesa.
  • Pedagogical statistical knowledge of a prospective teacher
    Publication . Santos, Raquel; Ponte, João Pedro da
    We present a case study of a prospective kindergarten and elementary teacher at the end of her teacher education program, when she had the opportunity to teach statistics in a classroom. With the aim of understanding her pedagogical statistical knowledge, we focus on her knowledge of students and knowledge of teaching. Results show that this prospective teacher reveals some knowledge of students and of teaching methods and strategies, but seems to have difficulty in translating that to practice.
  • Relato de uma experiência de articulação entre ciências e matemática no ensino superior: a utilização do recurso digital Scratch
    Publication . Santos, Raquel; Correia, Marisa
    Relato de uma experiência de utilização do Scratch na formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.º ciclos, envolvendo a articulação de duas unidades curriculares da área da Matemática e das Ciências.