Browsing by Issue Date, starting with "2019-12"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Capacitar a pessoa com hipocoagulação para a gestão e adesão ao regime terapêuticoPublication . Frazão, Inês; Reis, AlcindaNos últimos anos têm-se verificado um aumento significativo na incidência e prevalência das doenças crónicas a nível mundial, bem como em Portugal. Dentro destas estão presentes as doenças cardiovasculares, onde se incluem as que necessitam de terapia permanente com anticoagulantes orais. A implementação do projeto Capacitar = Mais Saúde, na Unidade de Saúde Familiar CampuSaúde, surge da necessidade de intervenção nas pessoas com hipocoagulação, visando a sua capacitação para a gestão e adesão ao regime terapêutico. A scoping review realizada salientou a importância da relação terapêutica estabelecida com a pessoa e que a família deve ser envolvida no processo de cuidados. Enfatizou que a pessoa deve tomar as suas decisões, e que deve ser detentora de informação que as sustente. O enfermeiro especialista em saúde comunitária assume um papel preponderante na promoção da saúde. Face ao exposto, a mestranda realizou uma sessão de educação para a saúde, replicada seis vezes, enfatizando-se os pilares que contribuem para a gestão e adesão ao regime terapêutico. A recetividade das pessoas com hipocoagulação às sessões de educação para a saúde permite prognosticar mudanças efetivas nos comportamentos, visando ganhos em saúde, ou seja, diminuir o risco de formação de coágulos e prevenir hemorragias. In recent years there has been a significant increase in the incidence and prevalence of chronic diseases worldwide, as well as in Portugal. These include cardiovascular diseases, including those requiring permanent therapy with oral anticoagulants. The implementation of the Capacitate = More Health project at the Family Health Unit CampuSaúde arises from the need for intervention in people with hypocoagulation, aiming at their capacity to manage and adhere to the therapeutic regimen. The scoping review emphasized the importance of the established therapeutic relationship with the person and that the family should be involved in the care process. It also emphasized that the person must make his decisions, and that he should have the information that supports them. The nurse specialist in community health plays a leading role in health promotion. In view of the above, the master's degree has done a health education session, replicated six times, emphasizing the pillars that contribute to the management and adherence to the therapeutic regime. The receptivity of people with hypocoagulation to health education sessions can predict effective changes in behaviors, aiming at health gains, that is, the decrease in the risk of clot formation and prevent bleeding.
- Relato de uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professoresPublication . Correia, Marisa; Santos, Raquel; Maia E Carmo, TeresaO avanço vertiginoso das tecnologias digitais nos últimos anos tornou urgente a formação de cidadãos com novas competências, que lhes permitam tirar partido das suas potencialidades de forma crítica e consciente. Além disso, o desenvolvimento e a massificação das tecnologias abriram caminho a novos empregos nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). De acordo com indicadores da União Europeia (Caprile, Palmén, Sanz & Dente, 2015), a taxa de emprego em profissões STEM deverá aumentar significativamente até 2025, tornando-se necessário formar mais indivíduos altamente qualificados nestas áreas. Cabe, assim, à escola estimular desde cedo os alunos para prosseguirem carreiras nestas áreas, o que implica repensar o papel do aluno e do professor (Cohen & Patterson, 2012). Capraro e Slough (2013) consideram que, para dar resposta a tais desafios, os professores deverão apostar em metodologias de ensino inovadoras baseadas em projetos interdisciplinares, que envolvam os alunos em experiências autênticas e contextualizadas. Diversos autores têm destacado a integração da programação e da robótica na realização de projetos interdisciplinares (Bers, 2008; Chalmers, 2017; Jaipal-Jamani & Angeli, 2017; Martins & Fernandes, 2015; Sáez-López, Román-González & VázquezCano, 2016), com o intuito de promover as aprendizagens nas áreas STEM, desde o pré-escolar. Para além das vantagens da robótica na promoção de competências de lógica, de resolução de problemas, de pensamento crítico (Sáez-López et al., 2016), da criatividade (Martins, Teixeira & Vargas, 2016), da interdisciplinaridade (Bers, 2008; Sáez-López et al., 2016) e do interesse dos alunos (Benitti, 2012), esta permite a articulação com as Artes e com a aprendizagem da língua (Rusk, Resnick, Berg & Pezalla-Granlund, 2008). Em linha com estas ideias, Martins e Fernandes (2015) concluíram, no seu estudo, que o desenvolvimento de projetos no 1.º Ciclo com recurso a robôs fomenta a cooperação, a aprendizagem da Matemática e a escrita de histórias. Face aos importantes desafios que se colocam à escola, é fundamental preparar os professores, em formação (JaipalJamani & Angeli, 2017) e em exercício (Chalmers, 2017; Han, Yalvac, Capraro & Capraro, 2015), para integrar a programação e a robótica em projetos interdisciplinares nas áreas STEM. Neste sentido, apresentamos uma experiência interdisciplinar realizada com futuros educadores e professores do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB).
- Gestão ao Regime Terapêutico na pessoa com Asma ou DPOC.Publication . Galante, Maria; Santos, Maria IreneGestão do Regime Terapêutico na Pessoa com Asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) Este relatório visa a análise e reflexão sobre a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, no âmbito do projeto “utentes com Asma e DPOC – Gestão do Regime Terapêutico”. A investigação sustenta-se numa amostra de conveniência, constituída por 14 participantes, de ambos os sexos. Realizou-se a Scoping Review tendo como ponto de partida a questão PCC: Quais as intervenções de enfermagem em saúde comunitária na promoção da saúde da pessoa com Asma ou DPOC? Com o objetivo de identificar as intervenções de enfermagem em saúde comunitária, no âmbito da promoção da saúde em pessoas com Asma ou DPOC, selecionaram-se dois artigos de investigação. O estudo permitiu explorar aspetos relacionados com a doença e a gestão do regime terapêutico, num grupo de pessoas com Asma ou DPOC, revelando a necessidade de um plano de intervenção junto desta população. Management of Therapeutic Regimen in Person with Asthma or Chronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) This report aims to analyze and reflect on the intervention of the Community Nursing Specialist Nurse, under the project “users with Asthma and COPD - Management of Therapeutic Regime”. The research is based on a convenience sample of 14 participants of both genders. The Scoping Review was conducted based on the CCP question: What are the community health nursing interventions in promoting the health of people with asthma or COPD? In order to identify nursing interventions in community health, in the context of health promotion in people with asthma or COPD, two research articles were selected. The study explored aspects related to the disease and the management of the therapeutic regimen in a group of people with asthma or COPD, revealing the need for an intervention plan for this population.
- O que pode falhar nas fusões e aquisições:estudo de caso, Barraqueiro SGPS, S.A.Publication . Oliveira, Diana Cátia ConstantinoTendo em conta a conjuntura global, é cada vez mais recorrente por parte das empresas a opção pelas Fusões e Aquisições, como estratégia de crescimento e posicionamento no mercado tanto a nível nacional como internacional. Este aspeto deve-se a inúmeros fatores, seja pelo aumento de posicionamento no setor de atividade, seja pela busca da maximização do valor da empresa ou pela redução de custos que a operação possa proporcionar. Nesta investigação pretende-se analisar se os fatores de falha de Fusões e Aquisições recorrendo ao estudo de caso, em concreto do Grupo Barraqueiro que conta com mais de um século de história e entre fusões e aquisições já soma mais de quarenta operações, ao longo de todo esse tempo. Além da sua história e apetência para estes tipos de estratégias é importante referir também a importância da sua atuação e a componente social que representa, sobretudo em Portugal. Como forma de sustentar esta investigação, foram feitos dois tipos de abordagens aos funcionários, por um lado foram entrevistadas pessoas que intervêm diretamente nos processos do grupo, com poder ativo sobre as decisões, na ótica de adquirente, e foram inquiridas pessoas que têm vindo a acompanhar os processos de Fusão e Aquisição das empresas a que pertencem, numa ótica de adquirida. Das conclusões que poderão reter-se desta investigação, destaca-se o facto de no Grupo Barraqueiro serem apontados vários fatores de falha de Fusões e Aquisições e de ser notória a vontade de aprender com a experiência e reverter efeitos negativos em futuros processos. Esta investigação poderá ser do interesse das empresas que pretendam enveredar por este tipo de estratégias de crescimento, como forma de salvaguarda relativamente ao que se poderá constituir como entrave às Fusões e Aquisições.
- Curso técnico integrado em artesanato na modalidade Proeja: avaliando ações de intervenção para apoio à permanência dos estudantesPublication . Oliveira, Rosana Maria de Noronha; Cardona, Maria JoãoReconhecendo o elevado índice de evasão de estudantes do Curso Técnico Integrado em Artesanato do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o presente estudo, visando à definição de um plano de intervenção, teve o objetivo principal de analisar as ações realizadas pelas coordenações da área de ensino da instituição para promover a permanência dos/as estudantes no curso. Nesse sentido, procurou-se identificar o perfil dos/as estudantes matriculados no curso e identificar as ações promovidas pelas diversas coordenações, procurando avaliar as que mais favorecem a permanência dos/as estudantes no curso. Paralelamente foram recolhidas sugestões para a melhoria do atendimento aos estudantes. A recolha de dados foi de caráter qualitativo (análise documental e entrevista semiestruturada). Os resultados da pesquisa evidenciam que cada coordenação desenvolve uma ação específica no apoio aos estudantes, envolvendo ações diversas que se completam por meio de atividades ministradas na sala de aula e em todo o processo educacional. Apesar de as coordenações reconhecerem que as ações desenvolvidas contribuem para a permanência dos estudantes, foi possível perceber lacunas, problemas e dificuldades apontadas pelos entrevistados nomeadamente nos aspetos que envolvem organização logística e estrutural, bem como uma articulação entre todos os envolvidos. A partir das limitações identificadas, o presente estudo propõe um plano de ação, o Procedimento Operacional Padrão (POP), como forma de uniformizar as metodologias a serem desenvolvidas para melhoria do atendimento aos estudantes.
- Um olhar sobre a violência doméstica na mulher idosaPublication . Pão-Duro, Natália de Jesus Costa Oliveira; Delgado, LuísaA violência na intimidade atualmente é uma das preocupações, porque afeta mulheres e homens de todo o mundo, mas mais mulheres de forma isolada. Também faz parte da chamada questão social, revelando formas de dominação e opressão desencadeadoras de conflitos. A violência na intimidade, x que geralmente se denomina de “violência doméstica”, é mundialmente considerada como uma violação de direitos humanos. Neste estudo objetivamos clarificar os fatores associados à violência doméstica na mulher idosa, bem como perceber se as crenças das mulheres idosas, vítimas de violência doméstica, são um fator de risco. Assente numa metodologia de caráter qualitativo, entrevistaram-se quatro mulheres idosas, vítimas de violência doméstica, de forma a compreender os motivos que as levaram a ter casamentos duradouros com violência e a identificar qual o perfil dos agressores. Com base nos dados recolhidos, entendeu-se que as mulheres mantiveram-se nestas relações x pelos filhos e por vergonha do que os outros pudessem pensar, uma vez que sociedade em que viveram, bem como a sua educação primária, não via a violência doméstica como um problema, mas sim como um ato normal entre os casais. Por um lado, estas mulheres sentem-se culpadas de toda a sua vida ter sido vivida num ciclo de violência doméstica, minimizando por vezes alguns episódios. Por outro lado, não tinham conhecimento do funcionamento das entidades de 1ª linha e de como estas as podiam ter ajudado, mas sabem atualmente da sua existência.Conclui-se que muito há a fazer no apoio a vítimas de violência, devido ao facto de muitas destas idosas não terem conhecimento acerca dos procedimentos para por fim à violência vivida. Seria muito mais positivo que as medidas adotadas por estas entidades não fossem tanto de caráter remediativo, ou seja, se as medidas de afastamento fossem deliberadas em tempo útil, as vítimas não teriam que recorrer a casas abrigo ou a casas de familiares. Estas sentem a solidão, necessitando de alguém que, de uma forma amiga e solidária, as possa escutar, compreender e ajudar.
- A expressão dramática e o desenvolvimento pessoal e social da criança: um olhar sobre as práticas na educação de infânciaPublication . Faria, Catarina Castanho; Uva, MartaO presente relatório de investigação desenvolveu-se em contexto de Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como eixo investigativo a Importância da Expressão Dramática e do Jogo Dramático no Desenvolvimento Pessoal e Social da Criança. Inicialmente serão apresentados os estágios realizados em contexto de Creche e Jardim de Infância, que permitiram consolidar os objetivos deliniados para este percurso investigativo. De seguida, será apresentado o exercício investigativo desenvolvido. A metodologia utilizada foi de cariz predominantemente qualitativo, com recurso a entrevistas semi-estruturadas a cinco educadoras e uma e professora especialista. O estudo permitiu verificar que a Expressão Dramática é muito valorizada e desenvolvida com regularidade de forma integrada em Educação de infância, assumindo um papel muito importante no Desenvolvimento Pessoal e Social da criança. Verificou-se também que as entrevistadas acreditam que a Expressão Dramática é uma ferramenta potenciadora do desenvolvimento de aspetos da Formação Pessoal e Social das crianças.
- Digital Resources in Education - a master program in b-LearningPublication . Loureiro, AnaPara serem eficazes no séc. XXI, os cidadãos devem ser portadores de competências funcionais e de pensamento crítico relacionadas com a informação, os media e a tecnologia (P21, 2016). Para a UNESCO (2017), a capacitação dos cidadãos através da informação e da literacia mediática é um pré-requisito importante para promover o acesso equitativo à informação e ao conhecimento e construir sociedades de conhecimento inclusivas. Esta capacitação pode começar no seio familiar, mas também, e fundamentalmente, em contexto escolar. Dos estudantes de hoje em dia espera-se que possuam competências ao nível do Pensamento Crítico, da Criatividade, da Literacia Mediática, da Comunicação, da Literacia Informacional e da Colaboração, competências estas previstas em grande parte no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. De acordo com este princípio é importante que a Escola esteja capacitada para dar resposta a este desafio e o pessoal docente seja digitalmente competente conforme define o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). O DigCompEdu (Redecker e Punie, 2017) define vinte e duas competências organizadas em seis áreas: compromisso profissional, recursos digitais, ensino e aprendizagem, avaliação, capacitação de alunos e facilitação das competências digitais dos alunos. Importa salientar que o objetivo não são as competências técnicas, mas sim a forma como as tecnologias digitais podem ser usadas para potenciar a inovação educacional. O reforço de competências digitais dos professores é, hoje em dia, de maior importância como contributo para o perfil de saída do aluno à saída da escolaridade obrigatória. A sociedade digital pressupõe o domínio de determinadas literacias que nem sempre estão desenvolvidos nos cidadãos. Procurando dar resposta a este desafio a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém apresenta um mestrado na área de Recursos Digitais em Educação, cuja metodologia de trabalho das Unidades Curriculares (U.C.) é em blended learning. Esta modalidade de aprendizagem combina uma abordagem online e uma abordagem presencial (Heinze e Procter, 2004), em que os tempos passados em espaço físico de sala de aula são menores, combinando, assim, as oportunidades de eficácia e socialização proporcionadas pela sala de aula com as possibilidades de aprendizagem facilitadas pelas tecnologias e ambientes online. Neste poster iremos dar a conhecer a prática pedagógica implementada nas U.C. de Recursos Educativos Digitais I e II e Metodologias de Investigação, onde se recorreu a metodologias ativas de aprendizagem que combinam estratégias de sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem através de workshops e seminários. Iremos apresentar como foram implementadas as estratégias relacionadas com os workshops e seminários e a sua importância para atingir os objetivos de aprendizagem definidos para as U.C. em particular e para o curso em geral. Entendemos que os workshops e seminários são de importância crucial uma vez que permitem aos estudantes o contacto com especialistas de uma determinada área core de formação do curso, facilitam os saberes partilhados e a promoção do conhecimento coletivo. Entendemos que esta metodologia vai ao encontro dos pressupostos do quadro teórico do conetivismo, em que quanto mais ampla for a rede de contatos, a um maior leque de informação se poderá aceder. Estas sessões querem-se interativas, colaborativas, atrativas e ativas, onde os estudantes têm oportunidade de interagir com os especialistas convidados, questionando, partilhando, construindo conhecimento a partir das informações veiculadas e dos recursos educativos explorados. Tal como Palloff e Pratt (2005), consideramos que os principais benefícios de uma aprendizagem colaborativa são: o desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico; a co-criação de conhecimento e de significado; a reflexão; e a aprendizagem transformativa. No ano letivo 2018/2019 tivemos as seguintes temáticas: - Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem; - Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos; - Ferramentas Digitais no Ensino - A criação de jogos educativos e o desenho de aprendizagem através de apps móveis; - Jogos Digitais, Cognição e Aprendizagem; - Metodologias de Investigação: uma visão geral; - Gestão de Referências Bibliográficas: Mendeley; - Um brinquedo interativo baseado em Arduino - recurso de apoio na educação da CTEM; - Percursos de investigação: experiências e aprendizagens partilhadas. De referir que as sessões presenciais são abertas à comunidade, porque nos norteamos pela premissa de que partilhar é, provavelmente, a característica mais básica da educação: a educação é partilhar conhecimentos, ideias e informações com os outros; construindo novos conhecimentos, habilidades, ideias e compreensão. Defendemos que todos os cidadãos devem ter acesso a experiências e recursos educacionais de alta qualidade, contribuindo assim para este bem comum e para uma sociedade mais informada, baseada no conhecimento. A avaliação desta prática pedagógica, decorrente da análise exploratória, revela a superação dos desafios trazidos por uma experiência pedagógica inovadora num curso de mestrado em blended-learning, resultando em aprendizagens significativas.
- Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos: uma estratégia no IPSantarémPublication . Rocha, Dina; Loureiro, AnaA Ciência Aberta ou Open Science tem vindo a incrementar-se nos últimos anos a nível nacional e internacional, sob a premissa de que “O conhecimento é de todos e para todos”. Representa uma nova abordagem para o processo científico baseado no trabalho cooperativo e em novas formas de difusão do conhecimento, com recurso a tecnologias digitais e a ferramentas colaborativas. [EC, 2016:33]. A investigação científica deve, assim, ser partilhada e reutilizada, identificando-se como pilares de suporte o Acesso Aberto, os Dados Abertos, a Investigação e Inovação Aberta, as Redes Abertas de Ciência e a Ciência Cidadã. [MCTES, 2016]. Estes pilares estão consolidados do ponto de vista institucional pelos Estados, através de Políticas e Estratégias de Ciência, Desenvolvimentos & Inovação, de Legislação, de Recursos Educacionais Abertos (REA) e de Iniciativas de Ciência Aberta, de forma a que as sociedades se desenvolvam do ponto de vista social, económico e cultural em prol da qualidade de vida de todos os cidadãos. Tornar os resultados de investigação mais acessíveis a todos os atores sociais contribui para uma ciência melhor e mais eficiente e para a inovação nos setores público e privado. Partindo desta base, o IPSantarém, enquanto instituição de ensino superior que tem como missão “(…) a produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação”, considera estratégico o ensino a distância (EaD), como forma de fazer chegar a todos esta missão. Assim, foi definido o Projeto “Capacitar para a inclusão digital nas áreas de negócio do IPSantarém - #eCapacitar”, que tem por objetivo dinamizar e incrementar a adoção de cursos na modalidade de EaD através da operacionalização de uma infraestrutura capacitada para a aplicação de meios de comunicação síncrona e assíncrona que permitam cumprir todo um quadro de ensino, formação e capacitação não presencial, dentro do processo de modernização dos serviços a prestar às comunidades servidas pelo IPSantarém, tentando aumentar o seu potencial de captação de estudantes, prestação de serviços e transferência de conhecimento, nas suas áreas de negócio. O projeto #eCapacitar assenta em 3 eixos, a saber: • Plataforma CRM – transformação digital, simplificação dos processos, facilitação do acesso a serviços, tecnologias digitais e instrumentos de recolha de dados. • Plataforma de EaD – capacitação através do desenvolvimento e implementação de uma solução tecnológica para a disseminação da oferta formativa não presencial, democratização do acesso ao ensino e ao conhecimento. • Arquivo Digital do Conhecimento – sistema de Knowledge Database que privilegie a análise e agregação de grandes volumes de dados, tendo por base a combinação de diferentes fontes de informação, com vista à compilação, consolidação, organização, análise, monitorização e avaliação de atividades a desenvolver, de forma a preservar e tornar acessível a memória coletiva do IPSantarém. Este projeto, pretende, ainda, ir ao encontro da Meta 2 do Contrato para a Legislatura com o Ensino Superior para 2020 – 2023, que prevê o alargamento da participação de adultos no ensino superior. Referências Bibliográficas EC - European Commission (2016). Open innovation, Open Science, open to the world. A vision for Europe. Retrieved from: https://publications.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/3213b335-1cbc-11e6-ba9a-01aa75ed71a1 FOSTER. What is Open Science? Retrieved from: https://www.fosteropenscience.eu/content/what-open-science-introduction Governo da República Portuguesa (2019). Contrato para a Legislatura com o Ensino Superior para 2020 –2023. Retrieved from: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/documento?i=contrato-para-a-legislatura-com-o-ensino-superior-para-2020-2023 MCTES - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2016). Ciência Aberta. Retrieved from: https://www.ciencia-aberta.pt/ UNESCO. Open Educational Resources (OER). Retrieved from: https://en.unesco.org/themes/building-knowledge-societies/oer
- O papel do/a educador/a de infância na promoção de aprendizagens a partir de atividades centradas no brincarPublication . Antunes, Ana Raquel Martins; Uva, MartaO Presente Relatório Síntese de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvido na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém. Neste relatório síntese, é apresentado o meu percurso da Prática de Ensino Supervisionada em Contexto de Creche e Jardim de Infância, e desenvolvida a componente investigativa, em torno da questão: “O papel do/a educador/a de infância na promoção de aprendizagens, a partir de atividades centradas no brincar.” Na primeira parte deste relatório, inserem-se as caracterizações de cada contexto educativo onde realizei a minha prática, e relato as experiências que considero mais significativas, tanto a nível pessoal como profissional, que me enriqueceram quanto futura Educadora de Infância. Na segunda parte, no que se refere à componente investigativa, é apresentada a metodologia de cariz qualitativo, com recurso a entrevistas semi diretivas a cinco Educadores/ as de Infância em diferentes fases da carreira e com experiência profissional em Creche e Jardim de Infância. Estas entrevistas permitiram-me explorar o papel do/ educador/a de infância na promoção de aprendizagens, a partir de atividades centradas no brincar e as perceções dos/as Educadores/as de Infância acerca do brincar. Por consequência, será apresentado uma análise do diário de bordo que foi realizado em campo. É ainda apresentada a análise dos resultados que culminou numa síntese comparativa dos resultados obtidos. Os resultados permitiram-me perceber que as crianças quando brincam exploram o que as rodeia, desenvolvem-se e aprendem. De forma geral, todos/as os/as Educadores/as acreditam nos benefícios e na centralidade do brincar, enquanto atividade fundamental ao desenvolvimento da aprendizagem.