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- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem - Da investigação à açãoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana; Figueiredo, Maria do Carmo; Godinho, Celeste; André, Clara; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Ferreira, Mónica; Simões, Teresa; Duarte, Josué; Pintor, Marta; Ferreira, MadalenaBackground The “Your PEL - Promote and empower for literacy in health in young people” project focus on a health approach, supported by the new technologies, including three different areas: feeding, harmful consumption and sexuality. It is based on scientific evidences of health pro-motion, on which the need to refocus the action on the results implies the development of appropriate interventions [1, 2]. It is a multi-regional project outlined in the national strategy of smart specialization ,in a partnership between IPSantarém–ESSS and ESGT, IPLeiria–ESSLeIPViseu–ESSV, the Agrupamento de Escolas da Chamusca, the Agrupamento de Escolas da Golegã and ACES Lezíria–UCC Chamusca/Golegã. The students’ participation reveals itself in the project construction, framed in the curricular program and valued by the knowledge mobilization and by the skill gaining on real context. Objective Develop a tool for impact evaluation of health education programs for school in the feeding, harmful consumption and sexuality areas, at ages between 12 to 15 years old and monitoring the health determinants and the effectiveness of the developed strategies. Methods A research-action study divided in three phases: I) construction of the data collection tool and web communication platform; II) evaluation of the intervention needs of the students, development and implementation of the intervention program using the web platform; and III) evaluation of the impact of the program developed. The valuation of the knowledge generated by the project is based on a plan of actions different from the diffusion and dissemination of results, involving the institutions plots and adapted to the very essence. Results The project strategic impact is situated at two levels. One, evaluated after execution, corresponding to the expected results: tool development for impact measurement of the program and intervention pro-gram creation, supported by the web platform. The other, longer in time, that will be evaluated by health gains of the populations in the future. Conclusions The project’s relevance and originality support themselves on scientific evidence, reviling the monetarization as an essential component of the promotional health program [3, 4], valorising the innovation and sustentation of the action on the results, including more suitable interventions for the young population on a school environment. The scientific and technological knowledge impact generated and disseminated by the project will contribute for regional and national valorisation, on a logic translation of knowledge. References 1. Amendoeira J, Carreira T, Cruz O, Dias H, Santiago MC. Programas de educação sexual em meio escolar: Revisão sistemática da literatura”, Revista da UIIPS. 2013;1(4):198-211. 2. André C, Amendoeira J. Intervention programs for the prevention ofsmoking in children and adolescents: A systematic literature review. Atención Primaria. 2013;45(Especial C):23. 3. Matos M, Simões C, Camacho I, Reis M. A Saúde dos Adolescentes Portugueses em tempos de recessão. HBSC; 2015. Acedidoem:www.aventurasocial.com 4. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Saúde - Orientações estratégicas para 2012-2016. Lisboa, Portugal: DGS; 2012.KeywordsHealth promotion, Empowerment, Health literacy, Young population.
- Relato de uma experiência de articulação entre ciências e matemática no ensino superior: a utilização do recurso digital ScratchPublication . Santos, Raquel; Correia, MarisaRelato de uma experiência de utilização do Scratch na formação inicial de educadores e professores dos 1.º e 2.º ciclos, envolvendo a articulação de duas unidades curriculares da área da Matemática e das Ciências.
- A gramática nos manuais escolares. Contributo para uma avaliaçãoPublication . Lopes, Sandra Filipa Domingues; Teixeira, MadalenaO presente relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e descreve todo o percurso realizado nos diversos estágios, destacando aspetos da prática cruciais para o trilhar de um caminho profissional. Este estudo é sobre a transposição didática dos conteúdos gramaticais para os manuais escolares, no 1.º e 2.º Ciclos, sendo nossa intenção aferir em que medida os manuais escolares estão de acordo com as Metas Curriculares de Português (MCP, 2012). Como é nosso entendimento conhecer e compreender detalhadamente a situação particular de uma coleção de manuais escolares, em vigor ao longo de todos os estágios, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa. Os resultados obtidos demonstram que os manuais escolares analisados, de um modo geral, não se encontram articulados com as MCP (2012).
- Effect of Slow Abdominal Breathing Technique on Heart Rate Variability in Male SmokersPublication . Catela, David; Seabra, Ana Paula; Mercê, Cristiana; Branco, Marco A. C.Cigarette smoking is one of the highest contributors to the risk of cardiovascular diseases. The aim of the study was to verify the effect of a breathing technique on cardiac autonomic function in long-term male smoker subjects, by short-term heart rate variability analysis. The effect of a breathing technique on heart rate variability, in five long-term male smokers was analyzed. For almost all participants in this study, paced and predominantly abdominal breathing was beneficial, because it afforded greater asymmetry in short-term heart rate variability, as expressed by Poincaré plots, reinforced by significantly higher shortterm variability, long-term variability, root mean square of successive differences, differences of successive intervals greater than 50ms, and Approximate Entropy. An easily learned breathing technique, which is inexpensive and non-intrusive, can help smokers to momentarily remedy the nefarious cardiac effects of their smoking habit.
- Políticas públicas sociais: a subsidiariedade gera maior eficiência e eficácia nas organizações de economia social?Publication . Branco, Susana Veiga; Oliveira, PedroO objetivo geral do presente estudo é investigar se a subsidiariedade poderá gerar maior eficiência e eficácia na gestão das organizações de economia social. Pretende-se, assim, desenvolver uma reflexão, abrangente e alargada à comunidade, percebendo-se como o ambiente organizacional pode determinar a estratégia e levar os gestores de tais organizações no caminho de redobrados cuidados e a necessidade de clarividência na avaliação da mudança ambiental, nomeadamente no contexto político-legal. A questão de investigação é a seguinte: será que a subsidiariedade gera maior eficiência e eficácia nas organizações de economia social? A metodologia adotada baseou-se no estudo de caso, abarcando quatro organizações de economia social, designadamente: Cáritas Diocesana de Santarém, APPACDM de Santarém - Associação de Pais, Amigos e Cidadãos com Deficiência Mental, Fundação Luíza Andaluz de Santarém e SCMS - Santa Casa da Misericórdia de Santarém. A escolha assenta no facto de serem organizações representativas do setor da economia social, com forte reconhecimento e impacto sociais no Concelho de Santarém. Para efeito de coleta de dados, recorreu-se a técnicas qualitativas: análise documental, entrevistas, grupos de foco e observação direta. A recolha de evidência baseou-se no cruzamento da informação obtida. Como principais conclusões o estudo aponta que, apesar das orientaçõespolíticas da União Europeia dadas aos Estados Membros, a subsidiariedade em matéria de políticas públicas sociais tem ainda um longo caminho a percorrer em Portugal. A eficiência e a eficácia geradas das organizações de economia social selecionadas revelam-se favorecidas com a subsidiariedade. Verifica-se que esta faz aumentar o espaço de autonomia das Organizações de Economia Social para desenharem e aplicarem estratégias realistas face às necessidades das respetivas populações-alvo e à base de recursos de que dispõem. A aplicabilidade das mesmas é impulsionada pela proximidade e inteligência emocional.
- A organização de grupos/turmas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Martins, Cristiana Sofia dos Santos; Cardona, Maria JoãoO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico na Escola Superior de Educação de Santarém. Apresenta uma reflexão das aprendizagens adquiridas ao longo dos dois anos de mestrado, com especial foco nas Práticas de Ensino Supervisionadas e num estudo que realizei sobre os grupos/turmas com diferentes idades/anos de escolaridade. Com este estudo analisei o que dizem docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público, sobre a forma como é feita a organização das turmas, com a preocupação de estudar aspetos positivos e dificuldades que decorrem desta organização, assim como as estratégias de trabalho utilizadas para uma resposta diferenciada às necessidades de cada criança de cada grupo/turma. A existência de grupos/turmas de diferentes idades/anos de escolaridade é cada vez maior no nosso país, realidade que preocupa muitos docentes. Assim, procurei estudar esta problemática pensando no meu futuro profissional como educadora/professora.
- O processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gregório, Carolina Isabel Ferreira; Cardona, Maria JoãoA transição entre ciclos de ensino é descrita pela literatura como um acontecimento de vida que pode ser problemático e desencadear situações de tensão e de fragilidade nas crianças e nas suas famílias. Assim, a adaptação da criança aos novos problemas e desafios vai depender em grande medida das experiências precedentes, assim como da qualidade das experiências vividas na escola de acolhimento. Por isso, professores e pais/encarregados de educação concordam que os momentos de transição devem ser muito bem pensados, de modo a realizarem-se de forma harmoniosa (Bento, 2007). Este relatório final está organizado em três partes: na primeira é feita uma síntese dos diferentes estágios realizados, onde são descritos os vários contextos e experiências vividas, sendo também realizada uma autoavaliação do percurso de aprendizagem; na segunda parte é apresentado uma pesquisa que emergiu de questões vivenciadas nos estágios, onde se analisou o processo de transição entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico; por fim, na terceira e última parte são descritas algumas considerações finais referentes a toda esta experiência. Como referido anteriormente, a presente investigação teve como propósito conhecer a problemática do processo de transição das crianças entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, num centro escolar, percecionada pelas crianças, respetivos pais/encarregados de educação e docentes. Para o efeito, a pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso e, por isso, recorreu-se à realização de entrevistas às crianças e docentes de ambos os ciclos de ensino e à aplicação do inquérito por questionário aos respetivos pais/ encarregados de educação. Apontou-se para uma metodologia que, apesar de ter contado com indicadores quantitativos, assumiu forte preocupação interpretativa, com o intuito de atingir uma maior profundidade de análise dos processos de pensamento e de ação dos intervenientes na transição escolar. Dos resultados obtidos foi possível inferir que a transição entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico era preparada no interior de cada ciclo de ensino e que as crianças se sentiam, na generalidade, confiantes e preparadas. Esta evidência é também confirmada pelos pais e pelos docentes. No entanto, apesar dos docentes reconheceram que a articulação entre ciclos de ensino promove uma maior continuidade e proporciona uma melhor adaptação, verifica-se que ainda há trabalho a fazer para um melhor desenvolvimento das práticas de articulação que na generalidade são promovidas entre a educação pré-escolar e a escola.
- Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediênciaPublication . Alberto, Carla Almoster; Marques, RamiroO presente relatório encontra-se inserido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no primeiro ciclo do ensino básico – 3º e 4º anos que por sua vez se encontra integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e tem como vista a obtenção do grau de mestre. Este divide-se em três principais capítulos. O primeiro apresenta os diversos locais de estágio vivenciados, bem como as experiências ultrapassadas ao longo dos mesmos. A apresentação destes é fulcral no que diz respeito ao percurso percorrido para a definição do tema tratado no presente relatório. Já o segundo capítulo descreve as principais questões orientadoras, assim como a metodologia utilizada e o processo de recolha de dados. Passando pela realização de questionários a educadores e professores que demonstraram a sua opinião em relação à desobediência infantil em pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo é fundamental no sentido de completar toda a fundamentação teórica apresentada no relatório demonstrando segundo os participantes as principais causas para a desobediência na escola, as situações mais frequentes da mesma e os fatores de diminuição deste comportamento. Por fim, o último capítulo expõe todas as considerações finais sobre o relatório, as implicações do estudo para a prática e os principais fatores para estudos futuros.
- Defining clinical conditions in long-term healthcare as a first step to implement Time-Driven Activity Based Costing (TDABC)Publication . Sargento, Ana; Querido, Ana Isabel Fernandes; Carvalho, Henrique; Santos, Isa; Reis, Catarina; Maximiano, Marisa; Frederico, Manuela; Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, SusanaBackground Increasing healthcare costs is a concern of all developed countries. In Long-Term Healthcare (LTH) this is reinforced by population ageing and corresponding prevalence of chronic diseases. Thus, it is fundamental to accurately measure costs and outcomes in healthcare, improving value created for patients, i.e., patient centred health outcomes per monetary unit of cost [1, 2]. TDABC methodology applied to healthcare allows identifying the cost for each clinical condition in the full cycle of care, mapping pro cesses, activities, resources and allocated time [3 – 5]. It has been mostly applied in acute-care settings, partly due to complexity of defining chronic condition [6]. Objective This paper focuses on the cost component of a larger on-going research project (CARE4VALUE), aiming to enhance value creation in LTH providers and applied to a partner LTH unit. Specifically, the main objective is to define clinical conditions in the context of LTH, as a first step in the implementation of TDBAC. Methods Mixed qualitative and quantitative methods were applied, including: 1) three focus groups conducted with the health team of the LTH unit (physician, nurses, physiotherapist, psychologist, social assistant) to select, discuss and validate the criteria to define clinical conditions; 2) construction of a composite indicator and testing it over a sample of anonymized clinical data from 21 patients; 3) structured observation of processes taken throughout the full cycle of care of patients in different conditions. Qualitative data was submitted to content analysis and validated among participants. Quantitative data used in the composite indicator, based on validated scales, was subject to normalization, aggregation and sensitivity analysis. Results One consensual outcome of the focus groups was that, in LTH, the disease or cause of entrance is less relevant to costs than the overall complexity of the patient, entailing psychical, social, spiritual and psychic-mental dimensions. Accordingly, a multidimensional classification model of patients in four complexity levels was delivered, after being validated and receiving consensus from the LTH team. Additionally, it will include a logging tool and dashboard to integrate separate patient-centred information and aid patient classification in complexity conditions. Conclusions The completion of this step allowed progressing in the design and implementation of the cost model, which, in turn, will support value measurement, and enhancing of the focus LTH unit. Besides, all involved professionals stated that their engagement in this phase of the project generated exceptional opportunities for interdisciplinary meetings and debate, contributing to closer ties between different areas of LTH.
- Pequenos artistas: a arte como meio para o empenhamento e construção humanaPublication . Félix, Marta Alexandra Marques; Barroca, CéliaO presente relatório de investigação apresentado incide no trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em contextos de Creche e de Jardim de Infância na cidade de Santarém. No decorrer desse período, várias foram as questões que foram surgindo e, a certa altura, constatando que a Educação Artística é essencial para o desenvolvimento global do ser humano, considerámos que esta dever-se-á implementar desde a primeira infância e contemplar todos os graus de ensino do percurso escolar. Para responder a este facto, implementámos um projeto (“A floresta: do real ao imaginário”) visando a abordagem de algumas formas de Arte a crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos num jardim de infância da rede pública de Santarém, cujo principal objetivo era o desenvolvimento de capacidades criativas e imaginativas, valorizando quer a dimensão lúdica, quer a dimensão artística do Jogo Dramático/Teatro e das Artes Visuais, essencialmente. De forma a que o Projeto de intervenção se tornasse num objeto de estudo e também num instrumento de reflexão sobre uma prática pedagógica, a investigação-ação teve um caráter descritivo, baseado numa metodologia do tipo qualitativo. As entrevistas semiestruturadas realizadas à Educadora Cooperante e ao grupo de crianças com quem foi implementado o Projeto, possibilitaram, a par da observação direta e dos registos diários, dar resposta aos objetivos que pretendíamos alcançar com esta investigação: compreender o impacto que o Projeto teve no grupo, perceber a relevância da Educação Artística para as crianças, assim como a relevância que lhe é atribuída pelos/as educadores/as e, ainda, compreender de que modo é que as Artes poderão contribuir para aumentar os níveis de envolvimento e bem-estar das crianças. De modo a alargarmos essas conclusões, foram ainda realizadas mais três entrevistas semiestruturadas a Educadoras de Infância, evidenciando existir algumas lacunas no que diz respeito à dimensão artística das Artes e ao próprio conhecimento sobre cada linguagem artística mas reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento de diversas capacidades nas crianças. Por fim, sustentámos as conclusões do nosso estudo baseando-nos nas investigações de diversos autores consagrados, evidenciando o papel da Educação Artística para o desenvolvimento pleno do ser humano. Mas, para que este desenvolvimento seja possível, é essencial que a criança esteja motivada e envolvida na atividade. As Artes são, por si só, excelentes indutores de motivação e envolvimento. Cabe ao/à Educador/a proporcionar a cada criança momentos artísticos onde a dimensão lúdica e a dimensão artística sejam sempre contemplados.
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