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- Amenidades rurais - que contributo? Estudo de caso em territĂłrios ruraisPublication . Ruivo, P.Nesta comunicação pretende-se apresentar e discutir os resultados preliminares de um inquĂ©rito realizado Ă população visitante das localidades rurais de Dornes, Castanheira e Ilha do Lombo, situadas na margem da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. O trabalho de campo realizado parece apoiar a possibilidade de construir estratĂ©gias de marketing dirigidas aos territĂłrios rurais, baseadas na percepção da atractividade e dos benefĂcios sentidos no consumo das amenidades rurais inventariadas naquele territĂłrio rural. Discutem-se, face aos resultados obtidos, diferenças entre segmentos de utilizadores destes territĂłrios, justificadas pela procura de diferentes grupos de amenidades rurais, determinadas pelas preferĂȘncias pela natureza e o sossego, a vida rural, o patrimĂłnio construĂdo, o patrimĂłnio imaterial e o desporto e a recreação. Existem igualmente evidĂȘncias que permitem identificar a existĂȘncia de ligaçÔes afectivas como factor determinante da escolha do territĂłrio e de alguma sazonalidade da visita. O principal desafio serĂĄ o de proceder Ă integração dos diferentes elementos territoriais, vectores de valorização dos territĂłrios rurais, para que, numa Ăłptica de marketing, permita a adequação das intervençÔes da oferta em favor do incremento da atractividade dos territĂłrios rurais.
- Capacitação para bem-estar subjetivo e estilos de vida saudĂĄvelPublication . Pinto, Paula; Andrade, Vanda; Jorge, Rui; Ruivo, Paula; Tagarro, MartaO consĂłrcio MeDiWeB estuda a associação entre a dieta mediterrĂąnica, estios de vida saudĂĄveis e o bem-estar subjetivo. Foi desenvolvido um Ăndice de 9-items para avaliar o bem-estar subjetivo, com dois domĂnios: Satisfação e Significado, e Insatisfação e esforço. Foi observado que o domĂnio da Satisfação e significado estĂĄ positivamente associado a uma maior adesĂŁo Ă dieta mediterrĂąnica, descanso adequado, atividade fĂsica, maior contacto com a natureza, e convĂvio com a famĂlia e amigos. Pretende-se agora desenvolver um projeto baseado na ciĂȘncia cidadĂŁ, que promova a alteração de hĂĄbitos de estilo de vida no sentido de aumentar o bem-estar subjetivo.
- Circuitos Curtos Agroalimentares âuma abordagem Ă sua diversidade.Publication . Sousa, Sara; Soeiro, Ana; Dias, Igor; Lourenço, Paula; Oliveira, Margarida; Ruivo, PaulaAs alteraçÔes dos sistemas alimentares e os problemas sociais, ambientais e de saĂșde e bem-estar associados, promoveram o surgimento de movimentos que vieram incentivara produção e o consumo local e sustentĂĄvel, privilegiando-se a produção biolĂłgica e/ou outros modos menos intensivos de produção. O conceito de circuitos curtos agroalimentares (CCA) nĂŁo se mostra consensual, sendo pertinente abordar e definir um conceito claro e transversal nos diversos paĂses e que melhor satisfaça as necessidades dos produtores e dos consumidores de todo o mundo. Da pesquisa bibliogrĂĄfica realizada selecionaram-se oito iniciativas de sucesso em cinco paĂses da Europa e da AmĂ©rica do Norte. Neste artigo abordam-se os seus principais benefĂcios e os maiores obstĂĄculos ao seu desenvolvimento e, nĂŁo obstante as inĂșmeras e diversas iniciativas com bons resultados, conclui-se que ainda hĂĄ muito a fazer no sentido de tornar os CCA uma das opçÔes do pĂșblico quando compra os seus alimentos.
- Pickles de frutos e vinagres com adiçÔes: desenvolvimento de novos produtos no Ăąmbito do projecto UIIPS-ESAS em tecnologia vinagreiraPublication . Laranjeira, Cristina; Ribeiro, Maria; Henriques, MarĂlia; Mota de Oliveira, Maria Adelaide; Basto de Lima, Maria Gabriela; Diogo, Maria; Ruivo, P.; Ribeiro, Ana Teresa; Trindade, Carlos; Carvalho, JosĂ© Manuel Oliveira; Raimundo, AntĂłnio; Faro, Maria; Torgal, IsabelA aptidĂŁo tecnolĂłgica do vinagre permite desenvolver mĂșltiplos produtos. Neste projecto (2009 -) criaram-se processos de aromatização mĂșltipla e de conservação ĂĄcida de frutos doces em vinagre, incomuns na indĂșstria vinagreira. Articulando ensaios tecnolĂłgicos, analĂticos e provas sensoriais, desenvolveram-se dois vinagres vĂnicos com adiçÔes (com mirtilo e com mel e especiarias), dois vinagretes aromatizados (de laranja, de physalis) e por tecnologia de piclagem fresh pack (nĂŁo fermentativa), dez pickles agridoces: pĂȘra-abacaxi, pĂȘra âbĂȘbedaâ (cinco variantes), com physalis (simples, com murta ou mirtilo) e de abĂłbora com pĂȘra e pequenos frutos. Todos os protĂłtipos cumprem os requisitos de estabilidade. Possuem, em comum, inovação e conveniĂȘncia: novos produtos, com longo tempo de vida de prateleira, sĂŁo alternativas para a preservação de frutos caros/sazonais/excedentĂĄrios.
- Buyer and consumer's portuguese "quality wine" behaviourPublication . Duarte, M. F.; Ruivo, P.The main purpose of this paper is to present and discuss the results of a regional survey on buyer and consumer's behaviour. Results allow us to identify consuming buyer patterns and relate them to consumer's attitudes and caracteristics such as age, sex and educacional levels.They also suggest some important variables than can be used to differentiate portuguese "Quality Wines Produced in Specified Regions" (QWPSR) and are potencial material to develop satrategies, useful to the new "quality wine" regions, particulary giving references for a segmentation process or even for the creation of communicational plans for each region or brand. This set of co-ordinated information, allows a better assessment of the Portuguese consumer's preferences. The research tries also to determine and discuss the positioning of the Portuguese QWPSR, as well as the opportunities that may be used by wine makers, the threats they might eliminate and the usefulness of constructing a good marketing plan. This survey was conducted in the the so called Grande Lisboa, in 1996, and the data were treated by using market research statistical techniques.
- Risco de alergenicidade de insectos comestĂveis, uma revisĂŁo sistemĂĄtica de estudos em humanosPublication . Andrade, Vanda; Cunha, Nair C.; Ruivo, Paula; Pinto, PaulaINTRODUĂĂO: O consumo de insetos Ă© uma prĂĄtica comum na Ăfrica, Ăsia, AustrĂĄlia ou na AmĂ©rica Latina, onde os insetos constituem uma importante fonte de nutrientes. A produção de insetos comestĂveis Ă© mais ecolĂłgica, uma vez que requer menor uso de alimentos, ĂĄgua e solo e emite menos gases de efeito estufa, em comparação com as fontes tradicionais de proteĂna animal. Tal, despertou o interesse dos paĂses ocidentais e, na Europa, os insetos edĂveis como fonte emergente de alimento sĂŁo enquadrados na categoria de novos alimentos e novos ingredientes alimentares. Ainda assim, existem preocupaçÔes sobre questĂ”es de segurança dos alimentos, nomeadamente alergias alimentares induzidas por sensibilização direta ou reatividade cruzada de imunoglobulinas E (Ig E) entre alĂ©rgenos de insetos, crustĂĄceos e ĂĄcaros da poeira domĂ©stica (APD), conhecidos como pan-alĂ©rgenos. Considerando a possibilidade de cultura e comercialização de insetos na Europa, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos solicitou avaliaçÔes cientĂficas de risco com foco na alergenicidade. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisĂŁo sistemĂĄtica de forma a atualizar informaçÔes sobre estudos de avaliação de alergenicidade a insetos. MĂTODOS: Realizaram-se pesquisas no PubMed, Web of Science e Science Direct usando palavras-chave especĂficas relacionadas a insetos comestĂveis e alergias. Os critĂ©rios de inclusĂŁo foram estudos humanos publicados entre 2012 e 2022, artigos escritos em idiomas europeus; utilizaram-se dois conjuntos de palavras-chave. A extração de dados foi realizada de forma independente por dois investigadores e construiu-se ainda um formulĂĄrio padronizado com base na ferramenta da Cochrane Collaboration para avaliar o risco de viĂ©s para estudos em humanos. RESULTADOS: Os trabalhos consultados evidenciaram a significĂąncia clĂnica dos alĂ©rgenos na larva Mopane numa comunidade rural africana ocupacionalmente exposta, com 50% dos participantes alĂ©rgicos e com sintomas respiratĂłrios. Um relato de caso descreveu ainda uma anafilaxia alimentar grave em França, causada pelo consumo de uma larva da farinha cozida num indivĂduo alĂ©rgico a APD, mas nĂŁo a crustĂĄceos; as proteĂnas especĂficas identificadas como alĂ©rgenos incluĂram a hexamerina, a tropomiosina, a α-amilase (estruturalmente semelhante ao APD) e proteĂnas da cutĂcula da larva A1A e A2B. A reatividade cruzada entre grilos e camarĂ”es foi demonstrada num outro trabalho, com a tropomiosina identificada como o principal alĂ©rgeno. Noutro estudo, demonstrou-se ainda a reatividade cruzada entre alĂ©rgenos de larva da farinha, crustĂĄceos e APD, com a tropomiosina e a arginina quinase identificadas como os principais alĂ©rgenos de reação cruzada. Um estudo sobre o efeito do processamento tĂ©rmico na alergenicidade demonstrou que algumas proteĂnas eram termoestĂĄveis e que o efeito do tratamento tĂ©rmico no reconhecimento cruzado de IgE dos alĂ©rgenos era especĂfico da proteĂna, da espĂ©cie e do tratamento. Apesar de o processamento tĂ©rmico reduzir parcialmente a alergenicidade cruzada, pacientes alĂ©rgicos a APD, camarĂŁo e larvas foram aconselhados a serem cautelosos ao consumir insetos. CONCLUSĂO: Os estudos consultados destacam a necessidade de cautela ao consumir insetos edĂveis em indivĂduos com alergias conhecidas a alĂ©rgenos relacionados, e forneceram informaçÔes relevantes sobre potencial alergĂ©nico, reatividade cruzada e impacto do processamento na compreensĂŁo e gestĂŁo dos riscos alĂ©rgicos associados aos insetos edĂveis.
- Shiitake mushroom (Lentinola edodes) spread creamsPublication . Lima, Maria Gabriela Basto de; Henriques, MarĂlia; LĂșcia da Mata SilvĂ©rio Ruivo, Paula; Mota de Oliveira, Maria Adelaide; Torgal, Isabel; Faro, Maria da Conceição; A., Macedo; BrandĂŁo, Carlos; Guerra, MariaThis work is part of Agrio et Emulsio project (POCI-01-0145-FEDER-023583), the main goal is formulating and design an innovative food emulsion based on processed Shiitake mushroom (Lentinula edodes), through sustainable methodologies with potential application in certain markets such as gourmet, diet and vegan [1]. Shiitake mushroom is a fungus of the phylum Basidiomycota and Lentinus gender. It is the second most cultivated edible mushroom in the world, currently accounting for around 25% of world production of edible mushrooms. Its importance nowadays, due to lifestyles and habits from Asian countries. It is considered a high-quality food with high content of protein, vitamins and minerals and low content in calories and fat [2]. An emulsion is a multiphase system consisting of two immiscible phases, one aqueous phase and a lipid phase, in which one phase is dispersed in another in the form of spherical drops. System stability depends on the membrane that holds the drops and varies over time. Spreads creams are water-in-oil emulsions which lipid phase is a mixture of vegetable oils and / or oils and animal fats, containing natural colorants, stabilizers, emulsifiers, flavourings, antioxidants, lecithin and liposoluble vitamins. The aqueous phase comprises skimmed milk proteins, and small amounts of other ingredients such as salt, preservatives, thickeners and water-soluble vitamins [3]. The methodology involved the experimental technological development with articulated microbiological assays, proximal and physico-chemical and sensory analysis. Two final prototypes were selected, one of them vegan with aqueous phase of vegetal origin, and another lacto-vegetarian with aqueous phase of animal origin, whey protein concentrate of goat's milk. These final prototypes were submitted to microbiological stability, proximal and physicochemical analyses, as well as food pairing & food design trials.
- TerritĂłrios rurais: entre uma cĂłpia de pintura Ă resiliĂȘncia - o papel da comunicação e dos atores pĂșblicosPublication . Ruivo, P.; Carvalho, JosĂ© Manuel Oliveira; Veiga, M.B.SĂŁo por demais as caracterizaçÔes com que pintam o quadro dos territĂłrios rurais e emolduram com questĂ”es relativas ao ĂȘxodo, ao envelhecimento da população, ao delapidar dos recursos, ao atraso socioeconĂłmico, ao bucĂłlico das atividades que se pretendem ver renascer, aos desejos que tanto se anseiam. ApĂłs a entrada na UniĂŁo Europeia o paradigma dos territĂłrios rurais estagnados parecia capaz de ser ultrapassado com um conjunto de polĂticas de suporte ancoradas em novas e arrojadas açÔes, em novos e inovadores atores, novos quadros financeiros, abrindo as portas ao tĂŁo ambicionado desenvolvimento rural. Passados alguns anos, o paradigma mantĂ©m-se, apesar dos muitos diagnĂłsticos traçados e dos estudos que continuam a proliferar. Apesar de alguns terem caĂdo num profundo esquecimento e na desumanização dos seus espaços, outros conseguiram ser e estar resilientes a todo este quadro pitoresco e Ășnico. Combate-se, hoje, com outro tipo de qualidade informativa e formativa, onde os atores sĂŁo, cada vez mais, o artista que com pinceladas de empreendedorismo e de prĂĄticas de marketing territorial, dĂĄ os retoques necessĂĄrios num processo em que cada territĂłrio surge com uma pintura semelhante, mas com tonalidades muito distintas. A responsabilidade desta diferenciação Ă© tambĂ©m da competĂȘncia dos atores pĂșblicos. Alguns tĂȘm feito um enorme esforço e alargaram as suas funçÔes ao terceiro nĂvel de geração no trabalho autĂĄrquico, integrando algumas boas prĂĄticas de marketing, nomeadamente as referentes Ă comunicação pĂșblica Ă escala local. Os resultados espelham bem o sucesso do uso destas ferramentas, e mesmo aqueles que querem passar ao lado ou que atĂ© ao momento nĂŁo eram capazes de explicitĂĄ-los nesta pintura, reconhecem-lhes valor e boa mensagem. Com este trabalho pretende-se apresentar a metodologia aplicada a alguns territĂłrios rurais, no quadro geral e em particular a pintura realizada na freguesia de AvelĂŁs de Cima, nos Ășltimos mandatos.
- MĂșltiplos olhares (mĂșltiplos futuros?): a oportunidade de inovar com o marketing territorialPublication . Ruivo, P.Nesta comunicação pretende-se discutir de que forma as polĂticas de marketing podem ser dirigidas para um territĂłrio com caracterĂsticas muito prĂłprias â o territĂłrio rural. Sintetizam-se assim, as principais actuaçÔes de marketing que podem consubstanciar um plano estratĂ©gico que represente uma oportunidade para a dinĂąmica destes territĂłrios. Os objectivos mais gerais da aplicação de marketing territorial prendem-se com a possibilidade de utilizar factores de diferenciação que possam ajudar a manter os residentes e organizaçÔes e a incrementar a atracção de novos residentes, trabalhadores turistas e investidores. As estratĂ©gias a adoptar para potenciar a atracção de utilizadores passam pelo conhecimento das diversas tipologias da procura. Foram jĂĄ, em comunicaçÔes anteriores, apresentados os resultados do estudo realizado na margem direita da albufeira do Castelo de Bode, em que se privilegiou a caracterização dos utilizadores visitantes. Neste artigo expressam-se pontos fundamentais a abordar para analisar de que forma os gestores do territĂłrio podem conjugar os elementos tangĂveis e intangĂveis, necessĂĄrios ao desenvolvimento local e rural, com foco, agora, nos residentes e nas instituiçÔes/organizaçÔes que detĂ©m responsabilidades na gestĂŁo do territĂłrio. A actuação mais adequada Ă© a que consegue a melhor satisfação e bem-estar dos utilizadores com um mĂnimo de esforço econĂłmico, logo com uma eficiente e eficaz alocação dos recursos. Neste texto propĂ”e-se ainda a descrição de um conjunto de noçÔes que apoiam a possibilidade de aplicação da teoria de marketing territorial especificamente aos territĂłrios rurais, ainda que, inevitavelmente se registe a complexidade acrescida que lhe conferem os mĂșltiplos olhares de um elevado nĂșmero de actores envolvidos e a dificuldade de perspectivar mĂșltiplos futuros face Ă manutenção do despovoamento dos territĂłrios rurais.
- GestĂŁo de mercados de proximidade â o desafio de preparar o caminhoPublication . Ruivo, P.; Carvalho, JosĂ© Manuel OliveiraOs circuitos curtos de abastecimento agroalimentares surgiram e surgem, na sua maioria, de uma rede de colaboração entre agricultores de que tĂȘm resultado novas formas de comercialização dos produtos locais e angariação de novos consumidores. Nesta comunicação descreve-se a visĂŁo obtida a partir da realização de entrevistas com o objetivo de conhecer estas formas alternativas de comercialização e as dinĂąmicas que geram em duas pequenas comunidades rurais, relativamente ao escoamento das suas produçÔes, ao acesso aos mercados, ao reforço dos vĂnculos entre agricultores e consumidores e, globalmente, quanto ao contributo para a melhoria da sua qualidade de vida e a economia local.