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Authors
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Abstract(s)
Nesta comunicação pretende-se apresentar e discutir os resultados
preliminares de um inquérito realizado à população visitante das localidades rurais de
Dornes, Castanheira e Ilha do Lombo, situadas na margem da Albufeira da Barragem
de Castelo de Bode. O trabalho de campo realizado parece apoiar a possibilidade de
construir estratégias de marketing dirigidas aos territórios rurais, baseadas na
percepção da atractividade e dos benefícios sentidos no consumo das amenidades
rurais inventariadas naquele território rural. Discutem-se, face aos resultados obtidos,
diferenças entre segmentos de utilizadores destes territórios, justificadas pela procura
de diferentes grupos de amenidades rurais, determinadas pelas preferências pela
natureza e o sossego, a vida rural, o património construído, o património imaterial e o
desporto e a recreação. Existem igualmente evidências que permitem identificar a
existência de ligações afectivas como factor determinante da escolha do território e de
alguma sazonalidade da visita. O principal desafio será o de proceder à integração dos
diferentes elementos territoriais, vectores de valorização dos territórios rurais, para
que, numa óptica de marketing, permita a adequação das intervenções da oferta em
favor do incremento da atractividade dos territórios rurais.
Description
Comunicação apresentada no III Congresso de Estudos Rurais, Faro, 1-3 Nov. 2007
Keywords
Amenidades rurais territórios rurais marketing territorial Atractividade
Citation
Ruivo, P. L., 2008.Amenidades rurais- que contributo? : estudo de caso em territórios rurais / Paula Lúcia Ruivo. Faro: Universidade do Algarve.