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Amenidades rurais - que contributo? Estudo de caso em territórios rurais

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Nesta comunicação pretende-se apresentar e discutir os resultados preliminares de um inquérito realizado à população visitante das localidades rurais de Dornes, Castanheira e Ilha do Lombo, situadas na margem da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. O trabalho de campo realizado parece apoiar a possibilidade de construir estratégias de marketing dirigidas aos territórios rurais, baseadas na percepção da atractividade e dos benefícios sentidos no consumo das amenidades rurais inventariadas naquele território rural. Discutem-se, face aos resultados obtidos, diferenças entre segmentos de utilizadores destes territórios, justificadas pela procura de diferentes grupos de amenidades rurais, determinadas pelas preferências pela natureza e o sossego, a vida rural, o património construído, o património imaterial e o desporto e a recreação. Existem igualmente evidências que permitem identificar a existência de ligações afectivas como factor determinante da escolha do território e de alguma sazonalidade da visita. O principal desafio será o de proceder à integração dos diferentes elementos territoriais, vectores de valorização dos territórios rurais, para que, numa óptica de marketing, permita a adequação das intervenções da oferta em favor do incremento da atractividade dos territórios rurais.

Description

Comunicação apresentada no III Congresso de Estudos Rurais, Faro, 1-3 Nov. 2007

Keywords

Amenidades rurais territórios rurais marketing territorial Atractividade

Citation

Ruivo, P. L., 2008.Amenidades rurais- que contributo? : estudo de caso em territórios rurais / Paula Lúcia Ruivo. Faro: Universidade do Algarve.

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Universidade do Algarve

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