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- Capacitação para bem-estar subjetivo e estilos de vida saudávelPublication . Pinto, Paula; Andrade, Vanda; Jorge, Rui; Ruivo, Paula; Tagarro, MartaO consórcio MeDiWeB estuda a associação entre a dieta mediterrânica, estios de vida saudáveis e o bem-estar subjetivo. Foi desenvolvido um índice de 9-items para avaliar o bem-estar subjetivo, com dois domínios: Satisfação e Significado, e Insatisfação e esforço. Foi observado que o domínio da Satisfação e significado está positivamente associado a uma maior adesão à dieta mediterrânica, descanso adequado, atividade física, maior contacto com a natureza, e convívio com a família e amigos. Pretende-se agora desenvolver um projeto baseado na ciência cidadã, que promova a alteração de hábitos de estilo de vida no sentido de aumentar o bem-estar subjetivo.
- Ciência Aberta e Ciência Cidadã no IPSantarém: responsabilidade social na investigaçãoPublication . Rocha, Dina; Loureiro, AnaEnquanto instituição de ensino superior, o IPSantarém tem na sua missão, a investigação orientada, com ligação à comunidade, através da sua envolvência e transferência de conhecimento. Neste sentido, e acompanhando a estratégia europeia e políticas nacionais, no que diz respeito à Ciência Aberta, estão a ser definidas estratégias e metodologias para a sua implementação, tendo sido criado para o efeito o GICA_IPSantarém (Grupo de trabalho de implementação Ciência Aberta). O seu objetivo principal é a implementação do novo paradigma de ciência e de investigação definida no conceito de Ciência Aberta, definida na Resolução do Conselho de Ministros n.º 21/2016 como, “(...) assunção de uma política científica comprometida com um paradigma de partilha do conhecimento, de aproximação da ciência à sociedade, envolvendo as suas diversas componentes na formulação de agendas de investigação, em processos colaborativos e participativos de investigação, na procura de respostas conjuntas aos desafios e problemas que se lhe colocam”. Esta nova abordagem permite uma proximidade ao cidadão e a inserção da responsabilidade social da instituição integrada no processo investigativo, tal com é definido no Plano de Ciência Aberta definido pelo MCTES “(…) como um dos pilares decisivos para a sua concretização, por reconhecer que a confiança, a transparência e a relevância da ciência aumentam quando realizada em relação com a sociedade e, sobretudo, pela capacidade de estimular o envolvimento como forma de aproximar comunidades, criando ambientes propícios à inovação social, científica, económica e cultural” Pretende-se apresentar a estratégia e metodologia que permite a difusão e promoção da Ciência Cidadã, integrada no GICA_IPSantarém, cumprindo os princípios expressos pela European Citizen Science Association – ECSA. Partilhar algumas iniciativas programadas para a integração da Ciência Cidadã no IPSantarém, através da Política de Ciência Aberta, das orientações da Responsabilidade Social da instituição é também encontrar o caminho para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, contribuindo para um mundo, em que governos e cidadãos acabem com a pobreza, protejam o meio ambiente e pugnem pela qualidade de vida de todos. European Citizen Science Association. (2021). Citizen science and open science.https://ecsa.citizen-science.net/working-groups/citizen-science-and-open-science/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2016). Ciência Aberta. https://www.ciencia-aberta.pt/ Nações Unidas. Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental (2021). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/ Resolução do Conselho de Ministros n.º 21/2016 (2016). Diário da República: 1.ª série ,nº70 . https://dre.pt/application/conteudo/74094659
- Intervenção em Equipa Sénior Feminina – Liga BPIMonitorização da carga externa e interna no futebol femininoPublication . Simão, Rafael Lopes; apelido, nome; Fernandes, RenatoEnquadrado na Unidade Curricular de Estágio, para a obtenção do grau de Mestre em Desporto com especialização em Treino Desportivo pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior, o presente relatório final de estágio visa a reflexão sobre as tarefas planeadas e aquilo que foi realizado durante o Estágio curricular no decorrer da época desportiva de 2020/2021 e a apresentação dos resultados obtidos num estudo realizado através da análise dos dados recolhidos ao longo dessa mesma temporada. O momento de intervenção prática – estágio curricular – decorreu ao serviço do Clube Atlético Ouriense na equipa Sénior Feminina, onde foram desempenhadas as funções de Treinador de Guarda-Redes/Treinador-Adjunto com responsabilidades sobre o treino individual das GR da equipa e auxílio ao Treinador principal na condução e gestão do treino, assim como no controlo e avaliação física das atletas. O estudo desenvolvido relaciona a carga interna (através da Perceção Subjetiva de Esforço (PSE)) e externa (através do Sistema de Posicionamento Global (GPS)) que é aplicada às atletas durante o microciclo da equipa. Dez jogadoras com uma média ± DP de idade, altura e peso de 24,2 ± 3,1 anos, 166 ± 6,5 cm e 59,2 ± 7,5 kg, respetivamente, de uma equipa da 1ª Liga portuguesa feminina no decorrer da época 2020/2021. Numa análise realizada sobre um Mesociclo competitivo da equipa foi visível a semelhança de carga aplicada entre microciclos quer na sua média global quer na forma como esta se distribui ao longo das sessões de treino. Os resultados mostram uma aplicação de carga maior em MD-3 e MD-4 comparativamente ao primeiro e ao último treino da semana, com a perceção de esforço das atletas a ter uma relação linear com a carga externa aplicada.