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Advisor(s)
Abstract(s)
São por demais as caracterizações com que pintam o quadro dos territórios rurais e
emolduram com questões relativas ao êxodo, ao envelhecimento da população, ao
delapidar dos recursos, ao atraso socioeconómico, ao bucólico das atividades que
se pretendem ver renascer, aos desejos que tanto se anseiam.
Após a entrada na União Europeia o paradigma dos territórios rurais estagnados
parecia capaz de ser ultrapassado com um conjunto de políticas de suporte
ancoradas em novas e arrojadas ações, em novos e inovadores atores, novos
quadros financeiros, abrindo as portas ao tão ambicionado desenvolvimento rural.
Passados alguns anos, o paradigma mantém-se, apesar dos muitos diagnósticos
traçados e dos estudos que continuam a proliferar.
Apesar de alguns terem caído num profundo esquecimento e na desumanização
dos seus espaços, outros conseguiram ser e estar resilientes a todo este quadro
pitoresco e único. Combate-se, hoje, com outro tipo de qualidade informativa e
formativa, onde os atores são, cada vez mais, o artista que com pinceladas de
empreendedorismo e de práticas de marketing territorial, dá os retoques
necessários num processo em que cada território surge com uma pintura
semelhante, mas com tonalidades muito distintas. A responsabilidade desta
diferenciação é também da competência dos atores públicos. Alguns têm feito um
enorme esforço e alargaram as suas funções ao terceiro nível de geração no
trabalho autárquico, integrando algumas boas práticas de marketing,
nomeadamente as referentes à comunicação pública à escala local. Os resultados
espelham bem o sucesso do uso destas ferramentas, e mesmo aqueles que querem
passar ao lado ou que até ao momento não eram capazes de explicitá-los nesta
pintura, reconhecem-lhes valor e boa mensagem. Com este trabalho pretende-se
apresentar a metodologia aplicada a alguns territórios rurais, no quadro geral e em
particular a pintura realizada na freguesia de Avelãs de Cima, nos últimos
mandatos.
Description
Keywords
Territórios rurais Marketing territorial Comunicação
Citation
Ruivo, P.l.; Carvalho, J. & Veiga, M. B. (2015). Territórios rurais: entre uma cópia de pintura à resiliência - o papel da comunicação e dos atores públicos. I Congresso Nacional das Escolas Superiores Agrárias: livro de resumos. Bragança: Instituto Politécnico. p. 193
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária