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- CONSUMO DE ÁLCOOL NA MULHER GRÁVIDA: UMA SCOPING REVIEWPublication . André, Clara; Candido, Anabela; Carreira, Teresa Margarida; Dias, Hélia; Santiago, Conceição; Cruz, Olímpia; Amendoeira, JoséQuestão Quais os instrumentos que permitem a caracterização do consumo de álcool na mulher grávida? Objetivo Identificar instrumentos para a caracterização do consumo de álcool na mulher grávida e identificar fatores que contribuem para o consumo de álcool na mulher grávida. Background O consumo de álcool pela mulher grávida reveste-se de particular relevância na medida em que está associado a graves consequências para o feto, entre as quais o síndrome fetal alcoólico. Contudo, em Portugal são raros os estudos sobre o consumo de álcool durante a gravidez e as suas consequências. Material e métodos As mulheres grávidas constituem-se a População da scoping sendo os Conceitos: gravidez, consumo de álcool e instrumentos de avaliação; o Contexto é onde a mulher grávida recorre aos cuidados de enfermagem e os estudos são de tipo quantitativo, qualitativo e misto. A expressão de pesquisa conjuga os descritores MeSH: Pregnant Women OR Pregnancy AND Alcohol Drinking AND “Weight and Measures”. Procedeu-se à pesquisa de artigos primários e secundários, publicados nas bases de dados ProQuest e PubMed e na plataforma EBSCOhost: CINAHL Complete, MEDLINE Complete e Mediclatina, com os limitadores: texto integral, publicado de 1/1/2013 a 31/5/2018, humanos e faixa etária - Adultos (19-44 anos). Tratamento e análise dos resultados Os estudos foram selecionados de acordo com o PRISMA 2009, procedendo-se à extração dos dados a partir do instrumento proposto pelo Joanna Briggs Institute, garantido a qualidade metodológica dos mesmos. Conclusão A evidência demonstrada pela síntese dos resultados, permitirá a identificação de instrumentos quer no domínio da caracterização do consumo de álcool na mulher grávida bem como dos fatores que lhe estão associados. Referências Lowdermilk, D. L.; Perry, S. E. (2008). Enfermagem na Maternidade.7ªed., Loures: Lusodidacta. OMS (2014). Global Status Report on alcohol and health 2014. Switzerland. SICAD (2015) O Consumo de Álcool na Gravidez. SICAD
- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: a realidade de um projetoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spinola, Ana; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, ClaraO projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde e implica o desenvolvimento de intervenções adequadas. Trata-se de um projeto multiregional numa parceria entre os IPSantarém, IPLeiria e IPViseu, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: Desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar nas áreas referidas acima, ao nível do 3º ciclo do ensino básico. Monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção; – avaliação do impacto do programa desenvolvido. Desenvolvimento de um plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras. Resultados: Dois níveis de impacto estratégico: Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e criação de um programa de intervenção sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde futura. Conclusão: A pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população em causa. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional. Palavras-chave: empowerment, literacia em saúde, promoção da saúde, população jovem
- Promoção da saúde mental às famílias/cuidadores de pessoas com doença mental: desafios em tempo de pandemia Covid-19Publication . Martins, N.; Fernandes, L.; André, Clara; Gaspar, E.No estágio desenvolvido em contexto de saúde mental e psiquiatria surgiu a oportunidade de realizar atividades de promoção da saúde mental às famílias/cuidadores de pessoas com doença mental, respondendo aos desafios decorrentes da pandemia Covid-19 tal como diz a Norma nº011/2020 (DGS, 2020, p.1) “o impacto na saúde das populações e a velocidade instantânea de transmissão da informação (…), suscitam nas populações sentimentos frequentes de medo, angústia, ansiedade, com implicações diretas e indiretas na saúde mental individual e social.” Salienta-se ainda que “é necessário que as respostas em saúde mental se adequem às necessidades específicas levantadas por esta pandemia” (DGS, 2020, p.2). Objetivos Partilhar a reflexão sobre o desenvolvimento de promoção da saúde mental a famílias/cuidadores de pessoas com doença mental Materiais e métodos Como Metodologia utiliza-se o ciclo reflexivo de Gibbs (Santos e Fernandes, 2004). As sessões de promoção da saúde mental a famílias/cuidadores de pessoas com doença mental tiveram por base o método expositivo (Expoente, 2007) mobilizando-se uma apresentação powerpoint com recurso à plataforma Teams. Resultados Desenvolveram-se 2 sessões com o objetivo de promover a saúde mental das famílias/cuidadores da pessoa com doença mental, concretizadas a distância, em formato síncrono, com recurso à plataforma Teams, abrangendo 16 familiares/cuidadores. Apresenta-se a reflexão sobre a ação partindo da situação concreta. Conclusões Esta experiência constituiu-se num estímulo à aprendizagem pelo desafio de não existir um contato prévio por parte dos estudantes com a famílias/cuidadores. A concretização das atividades revelou-se favorecedora do estabelecimento da relação com as famílias/cuidadores, dado que no decorrer das mesmas partilharam as suas experiências, dúvidas e emoções, o que contribuiu de forma muito positiva para o processo ensino-aprendizagem dos estudantes. Relevância para a enfermagem Como defende Madeira (2015, p.114), quando a reflexão é “intencionalmente realizada, conduz à construção do saber e sendo teórica e metodologicamente enquadrada permite a emancipação profissional, no aprender a aprender e na consciência da tomada de decisão”. Referências Bibliográficas Direção Geral da Saúde. (2020). Covid-19: FASE DE MITIGAÇÃO Saúde Mental. Norma nº 011/2020 de 18/04/2020; Lisboa: Direção Geral da Saúde. Expoente. (2007). Métodos, Técnicas e Jogos Pedagógicos – Recurso Didático para Formadores. Braga: Serviços de Economia e Gestão, S. A. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277665963_Metodos_Tecnicas_e_Jogos_Pe dagogicos Madeira, A. (2015). O Estudante de Enfermagem no Processo de Cuidados em Ensino Clínico. 1 ed. Saarbruncken, Deutschland: Novas Edições Académicas Santos,E.;Fernandes,A.(2004)–Prática Reflexiva: guia para a reflexão estruturada. In: Revista de Enfermagem Referência Coimbra – ISSN0874-0283-Nº11(Mar.2004), p.59- 62
- Intervention programs for the prevention of smoking in children and adolescents: A systematic literature reviewPublication . André, Clara; Amendoeira, José
- “Mexer para Saúde ter” uma academia virtual.Publication . Morgado, Carina; Martins, Neuza; Policarpo, Inara; Lourenço, João; Godinho, Celeste; André, ClaraIntrodução A preocupação com a manutenção de um estilo de vida saudável no idoso tem sido refletida em diversas pesquisas, que apontam para a valorização da prática de atividade física e respetivos efeitos na promoção da qualidade de vida e saúde. Este estudo, integrado no projeto Voluntariado virtual, releva a possibilidade de operacionalização de uma “academia virtual” na qual os idosos são estimulados a manter o corpo em movimento. Objetivos Promover o bem-estar físico e psicológico, valorizando a importância da prática de atividade física para a saúde. Estimular a participação dos idosos para um programa de atividade física a pôr em prática no dia-a-dia. Metodologia Estudo descritivo, relatando uma experiência de promoção de atividade física em sessões digitais com idosos institucionalizados. Na 1ª sessão foi recolhida informação sobre os hábitos, conhecimentos e perceções relativamente à prática da atividade física. A partilha deu lugar à desmitificação de alguns aspetos e clarificação de algumas dúvidas. A 2ª sessão teve como objetivo promover um momento de atividade física, com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Na 3ª sessão, fez-se uma apreciação relativa à operacionalização das atividades propostas. Resultados Foi possível identificar a consciência dos idosos quanto à importância de manter o corpo em movimento e a sua relação com a saúde; contudo a inatividade física foi prevalente, diretamente associada a situações de dependência funcional. Salienta-se a participação do grupo no reconhecimento da importância da realização dos exercícios diários propostos, assumindo algumas dificuldades na sua concretização. Comentários/Conclusões A adesão dos idosos à prática de atividade física de forma regular e sistemática é possível de operacionalizar à distância, com integração de programas e incentivos específicos estimulantes daquele comportamento. A perceção dos benefícios físicos, sociais e emocionais relacionados com aquela participação constituiu-se um dos principais incrementos.
- Fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida - Revisão Sistemática da LiteraturaPublication . Candido, Anabela; André, Clara; Santiago, Conceição; Dias, Hélia; Cruz, Olimpia; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, JoséIntrodução O consumo de tabaco, como determinante de saúde, está muitas vezes associado a comportamentos evitáveis. Quando falamos do consumo de tabaco na gravidez, este assume particular relevância pelo comprometimento da saúde e bem-estar materno-fetal estando associado a prematuridade, restrição de crescimento fetal e aumento das taxas de morbilidade e mortalidade perinatal e infantil. Objetivo Identificar fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida Metodologia Na Revisão Sistemática da Literatura (SLR) realizada, pelo método PI[C]OD, com a questão: Que instrumentos permitem a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida? A pesquisa de artigos científicos ocorreu na interface-EBSCOhost de 2003-2013. Dos 59 artigos identificados, selecionaram-se 11 que cumpriam os critérios de seleção. Resultados Como instrumentos que permitem determinar fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida identificámos três no âmbito da Depressão, dois relacionados com o Stress e 6 associados a diferentes domínios. Da análise realizada emergiram quatro categorias: Dados Sociodemográficos (idade, habilitações, raça/etnia, co-habitantes e nível socioeconómico); Literacia sobre tabagismo (conhecimento sobre o Impacto do consumo de tabaco e da exposição ao fumo de tabaco para mulher, feto e recém-nascido); Saúde reprodutiva (vigilância pré-concecional, pré-natal e pós-parto); Saúde mental (violência sobre as mulheres, outros consumos, stress e depressão). Conclusão Os resultados encontrados nesta SLR conduziram-nos a uma síntese de fatores que contribuem para o consumo de tabaco na mulher grávida, com contributos sustentados para a elaboração de um instrumento de colheita de dados que permita a caracterização do consumo de tabaco na mulher grávida e futura intervenção na comunidade.
- A escola promotora de saúde - promoção de saúde mental - área de investigaçãoPublication . André, Clara; Cruz, Olímpia; Candido, Anabela; Santiago, Conceição; Carreira, Teresa Margarida; Amendoeira, José
- Construção de um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar – Projeto Your PELPublication . Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spínola, Ana Cristina; Figueiredo, Maria do Carmo (preferencial); Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- Avaliação do impacto de um programa de educação para a saúde suportado numa plataforma digital – Your PELPublication . Spínola, Ana Cristina; Godinho, Celeste; André, Clara; Dias, Hélia; Amendoeira, José; Figueiredo, Maria; Madeira, Filipe; Ferreira, Manuela; Quaresma, José Carlos; Duarte, Josué
- A escola como espaço de construção pessoal: Como Prevenir o Bullying?Publication . Carreira, Teresa Margarida; André, Clara; Candido, Anabela; Santiago, Maria Conceição; Cruz, Olímpia; Amendoeira, JoséA escola tem hoje a missão de contribuir para a construção pessoal e social de cada aluno a todos os níveis, particularmente na prevenção de comportamentos associados ao bullying. Assim, ao nível do desenvolvimento pessoal e social, existem muitos aspetos que urgem ser trabalhados e discutidos ao longo do crescimento e desenvolvimento de cada jovem. A Escola Superior de Saúde de Santarém do IPSantarém, como Escola Promotora de Saúde tem concretizado um conjunto de sessões de educação para a saúde com o objetivo de prevenir o bullying em meio escolar junto dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico. The school has now the mission of contributing to the personal and social construction of each student at all levels, particularly in the prevention of behaviours associated with bullying. Therefore, there are many aspects of personal and social development that need to be worked on and discussed throughout each young person's growth and development. The School of Health of Santarém of the IPSantarém, as a Health Promoting School, has carried out a series of health education sessions with the aim of preventing bullying in the school environment among students in the 1st and 2nd cycle of basic education.