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- Your PEL - Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: a realidade de um projetoPublication . Dias, Hélia; Amendoeira, José; Spinola, Ana; Figueiredo, Maria; Godinho, Celeste; André, ClaraO projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” foca-se numa abordagem da saúde, suportada pelas novas tecnologias, agregando três áreas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. Alicerça-se em evidências científicas em promoção da saúde e implica o desenvolvimento de intervenções adequadas. Trata-se de um projeto multiregional numa parceria entre os IPSantarém, IPLeiria e IPViseu, dois Agrupamento Escolares e o ACES Lezíria - UCC da Chamusca/Golegã. Releva-se a participação de estudantes, na construção do projeto, enquadrada no plano curricular e valorizada pela mobilização de saberes e pela co construção de competências em contexto real. Objetivos: Desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar nas áreas referidas acima, ao nível do 3º ciclo do ensino básico. Monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Metodologia: estudo de investigação-ação caraterizado por três fases: – construção do instrumento de colheita de dados e da plataforma web; – avaliação das necessidades de intervenção no 3º ciclo do ensino básico; criação e implementação do programa de intervenção; – avaliação do impacto do programa desenvolvido. Desenvolvimento de um plano de ações diverso de difusão e divulgação dos resultados, com envolvimento das instituições parceiras. Resultados: Dois níveis de impacto estratégico: Um, avaliado após a sua execução correspondente aos resultados esperados: criação do instrumento de medida do impacto do programa e criação de um programa de intervenção sustentado numa plataforma web. Outro mais amplo no tempo, que será avaliado pelos ganhos em saúde futura. Conclusão: A pertinência e originalidade do projeto suporta-se em evidências científicas, valorizando a inovação e a sustentação da ação nos resultados, incluindo as intervenções mais adequadas à população em causa. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado e disseminado pelo projeto contribuirá para a valorização regional e nacional. Palavras-chave: empowerment, literacia em saúde, promoção da saúde, população jovem
- Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famíliasPublication . Spínola, Ana; Reis, AlcindaCuidar de pessoas e famílias culturalmente diversas constitui-se num dos maiores desafios colocados aos profissionais de saúde e particularmente aos enfermeiros na atualidade, como apontam diferentes indicadores demográficos, sociais e culturais da União Europeia. Na prática clínica destes profissionais com famílias imigrantes identificam-se dificuldades na promoção da sua saúde; esta constatação desencadeia a necessidade de estratégias pedagógicas na formação em Enfermagem para a construção das competências culturais nos estudantes, desde o curso de licenciatura. A valorização do conhecimento teórico e da sua conceptualização na forma como os estudantes cuidam – processo de cuidados – permite a tomada de consciência progressiva, pela prática reflexiva na aquisição de competências, refletindo-se no desenvolvimento congruente das dimensões: instrumental, interpessoal e sistémica para cuidar na diversidade cultural. A estratégia pedagógica desenvolvida, integra evidências de investigação anterior, onde haviam sido identificados elementos facilitadores da comunicação e da avaliação inicial das famílias, potencialmente promotores da adesão e continuidade aos cuidados propostos pelos profissionais de saúde. Pretende-se analisar a construção de competências culturais nos estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem, partindo de situações estímulo em sala de aula. Mobilizamos na 1ª fase – estudo qualitativo e de orientação etnográfica. Na 2ª fase – integração de evidências estruturantes de estudos de caso-análise em contexto teórico. Utilização de instrumento de colheita de dados com dimensões – Listen, Explain, Aknowledge, Recommend, Negociate na avaliação de pessoa/família imigrante, sugerido por Campinha-Bacote (2011). Da valorização do conhecimento teórico e da sua concetualização no modo como os estudantes refletem os cuidados em contextos multiculturais, emergem aprendizagens na intervenção com famílias – valores, costumes, crenças e práticas de saúde, para a tomada de decisão e resolução de problemas. A estratégia revela-se impulsionadora da procura ativa de conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para aquisição de competências culturais nos estudantes, promovendo o desenvolvimento da sua autorreflexão e pensamento crítico em enfermagem. Palavras-chaves: competência cultural, estratégias pedagógicas, promoção da saúde, estudantes de enfermagem