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- “Mexer para Saúde ter” uma academia virtual.Publication . Morgado, Carina; Martins, Neuza; Policarpo, Inara; Lourenço, João; Godinho, Celeste; André, ClaraIntrodução A preocupação com a manutenção de um estilo de vida saudável no idoso tem sido refletida em diversas pesquisas, que apontam para a valorização da prática de atividade física e respetivos efeitos na promoção da qualidade de vida e saúde. Este estudo, integrado no projeto Voluntariado virtual, releva a possibilidade de operacionalização de uma “academia virtual” na qual os idosos são estimulados a manter o corpo em movimento. Objetivos Promover o bem-estar físico e psicológico, valorizando a importância da prática de atividade física para a saúde. Estimular a participação dos idosos para um programa de atividade física a pôr em prática no dia-a-dia. Metodologia Estudo descritivo, relatando uma experiência de promoção de atividade física em sessões digitais com idosos institucionalizados. Na 1ª sessão foi recolhida informação sobre os hábitos, conhecimentos e perceções relativamente à prática da atividade física. A partilha deu lugar à desmitificação de alguns aspetos e clarificação de algumas dúvidas. A 2ª sessão teve como objetivo promover um momento de atividade física, com a colaboração de estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Na 3ª sessão, fez-se uma apreciação relativa à operacionalização das atividades propostas. Resultados Foi possível identificar a consciência dos idosos quanto à importância de manter o corpo em movimento e a sua relação com a saúde; contudo a inatividade física foi prevalente, diretamente associada a situações de dependência funcional. Salienta-se a participação do grupo no reconhecimento da importância da realização dos exercícios diários propostos, assumindo algumas dificuldades na sua concretização. Comentários/Conclusões A adesão dos idosos à prática de atividade física de forma regular e sistemática é possível de operacionalizar à distância, com integração de programas e incentivos específicos estimulantes daquele comportamento. A perceção dos benefícios físicos, sociais e emocionais relacionados com aquela participação constituiu-se um dos principais incrementos.
- “Mãos na Cerâmica” – um estímulo digital para a socialização do idosoPublication . Morgado, Carina; Rosa, Rita; Nunes, Diogo; Lourenço, João; Godinho, Celeste; André, ClaraIntrodução A evidencia científica vem demonstrando a importância da arte como um dos pilares para um envelhecimento saudável e melhoria da qualidade de vida do idoso, enfatizando-se que ao proporcionar atividades de lazer e de estimulação se reduz a perda de memória, principalmente com os idosos institucionalizados. Neste enquadramento evidencia-se o contributo das atividades de desenho, por permitirem retomar algumas experiências vividas, e ainda assim representar sentimentos e emoções; também se afirma que a atividade de pintura e desenho proporciona aos idosos uma procura pelas cores, pela forma, permitindo melhores níveis de qualidade de vida. Neste estudo, integrado no projeto Voluntariado virtual, optou-se por associar o desenho a uma das maiores representações da identidade e cultura portuguesas, desafiando-se os participantes a criar o seu azulejo. Objetivos Possibilitar a expressão de sensações, sentimentos e emoções através da mobilização da criatividade na arte do azulejo. Ajudar os participantes a utilizar a sua própria linguagem expressiva como promotora da socialização no grupo. Metodologia Estudo descritivo, num paradigma qualitativo, relatando uma atividade expressiva. Na 1ª sessão partilhou-se a história do azulejo, sua conceção e o material utilizado. Na 2ª sessão, realizou-se uma visita virtual ao Museu do azulejo, visualizaram-se monumentos e painéis de azulejos. Foi lançado o desafio ao grupo para criar um azulejo que seria partilhado na 3ª Sessão; os voluntários também decoraram um que foi entregue no contexto e apresentado na mesma sessão. Resultados Os participantes partilharam que a criação do azulejo permitiu conhecerem melhor as suas habilidades artísticas e evidenciar a sua criatividade. Foi fortalecida a autoimagem do idoso, através da concretização dos trabalhos, assim como a socialização. Comentários/Conclusões Possibilitar ao idoso desenvolver uma atividade expressiva como a pintura, aumentou o sentimento de bem-estar e a autoestima, valorizando as suas habilidades e os seus gostos, promovendo relações positivas.
- “Poesia à desgarrada” Oficinas digitais: uma dinâmica relacional de partilhas com pessoas idosas institucionalizadas.Publication . Santos, Inês; Fogaça, Joana; Marques, Letícia; Morgado, Carina; Godinho, Celeste; André, ClaraIntrodução O envelhecimento representa um importante desafio social, para o qual a evolução da tecnologia e a sua utilização trouxe novas possibilidades e novas formas de se obter benefícios para a saúde e qualidade de vida. Neste estudo apresentam-se os resultados da operacionalização de uma oficina digital dedicada à poesia - “Rimas à desgarrada”, que integra o projeto Voluntariado virtual. Objetivos Criar uma oficina digital enquanto espaço de partilha de vivências, memórias, recordações e significados, promotora de uma postura ativa no envelhecimento, com recurso à mobilização da poesia. Metodologia Integrado num paradigma qualitativo, trata-se de um projeto baseado na investigação-ação, com uma orientação etnográfica, uma vez que ao trabalhar temas como a poesia, procurou-se compreender e ir ao encontro das dimensões socioculturais da população idosa, constituída por 83 pessoas em dois contextos institucionais. A 2ª/3ª semana de interação focou-se na escrita de poemas que foram partilhados na 4ª semana, associada à leitura de poemas de diferentes autores. Resultados Os espaços de criatividade e partilha operacionalizados nas oficinas digitais de poesia, permitiram o reconhecimento de cada pessoa idosa no grupo. A produção de rimas e a leitura e escuta de diversos poemas, permitiram que cada pessoa idosa partilhasse os seus gostos e paixões, estimulando a memória ao mobilizar aspetos importantes das suas vivências e da sua cultura, inerentes à história de vida de cada um, com grande espontaneidade e à vontade. Destaca-se o respeito e admiração que cada participante demonstrou pelas formas poéticas e de expressão individuais, desde os que se limitaram à leitura, aos que criaram rimas e uma pessoa que partilhou excertos de um livro escrito por si. Comentários/Conclusões A dinâmica relacional induzida pelas oficinas digitais, através da produção e mobilização poética produziram interações significativas no processo de envelhecer contribuindo para a qualidade de vida dos idosos.