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Promoção da saúde mental aos cuidadores de pessoas com doença mental: desafios em tempo de pandemia Covid-19 | 700.78 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No estágio desenvolvido em contexto de saúde mental e psiquiatria surgiu a
oportunidade de realizar atividades de promoção da saúde mental às
famílias/cuidadores de pessoas com doença mental, respondendo aos desafios
decorrentes da pandemia Covid-19 tal como diz a Norma nº011/2020 (DGS, 2020, p.1)
“o impacto na saúde das populações e a velocidade instantânea de transmissão da
informação (…), suscitam nas populações sentimentos frequentes de medo, angústia,
ansiedade, com implicações diretas e indiretas na saúde mental individual e social.”
Salienta-se ainda que “é necessário que as respostas em saúde mental se adequem às
necessidades específicas levantadas por esta pandemia” (DGS, 2020, p.2).
Objetivos
Partilhar a reflexão sobre o desenvolvimento de promoção da saúde mental a
famílias/cuidadores de pessoas com doença mental
Materiais e métodos
Como Metodologia utiliza-se o ciclo reflexivo de Gibbs (Santos e Fernandes, 2004).
As sessões de promoção da saúde mental a famílias/cuidadores de pessoas com
doença mental tiveram por base o método expositivo (Expoente, 2007) mobilizando-se
uma apresentação powerpoint com recurso à plataforma Teams.
Resultados
Desenvolveram-se 2 sessões com o objetivo de promover a saúde mental das
famílias/cuidadores da pessoa com doença mental, concretizadas a distância, em
formato síncrono, com recurso à plataforma Teams, abrangendo 16
familiares/cuidadores. Apresenta-se a reflexão sobre a ação partindo da situação
concreta.
Conclusões
Esta experiência constituiu-se num estímulo à aprendizagem pelo desafio de não existir
um contato prévio por parte dos estudantes com a famílias/cuidadores. A concretização
das atividades revelou-se favorecedora do estabelecimento da relação com as
famílias/cuidadores, dado que no decorrer das mesmas partilharam as suas
experiências, dúvidas e emoções, o que contribuiu de forma muito positiva para o
processo ensino-aprendizagem dos estudantes.
Relevância para a enfermagem
Como defende Madeira (2015, p.114), quando a reflexão é “intencionalmente realizada,
conduz à construção do saber e sendo teórica e metodologicamente enquadrada
permite a emancipação profissional, no aprender a aprender e na consciência da
tomada de decisão”.
Referências Bibliográficas
Direção Geral da Saúde. (2020). Covid-19: FASE DE MITIGAÇÃO Saúde Mental.
Norma nº 011/2020 de 18/04/2020; Lisboa: Direção Geral da Saúde.
Expoente. (2007). Métodos, Técnicas e Jogos Pedagógicos – Recurso Didático para
Formadores. Braga: Serviços de Economia e Gestão, S. A. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/277665963_Metodos_Tecnicas_e_Jogos_Pe
dagogicos
Madeira, A. (2015). O Estudante de Enfermagem no Processo de Cuidados em Ensino
Clínico. 1 ed. Saarbruncken, Deutschland: Novas Edições Académicas
Santos,E.;Fernandes,A.(2004)–Prática Reflexiva: guia para a reflexão estruturada. In:
Revista de Enfermagem Referência Coimbra – ISSN0874-0283-Nº11(Mar.2004), p.59-
62
Description
Keywords
Promoção da Saúde Mental Saúde Mental Psiquiatria Enfermagem de Saúde Mental Família COVID-19
Citation
Martins, N., Fernandes, L., André, C. & Gaspar, E. (2021). Promoção da saúde mental às famílias/cuidadores de pessoas com doença mental: desafios em tempo de pandemia Covid-19. Santarém: Escola Superior de Saúde.