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- Cenário de Aprendizagem: construção de um ambiente em MinecraftPublication . José, Mário; Lopes, Nádia; Cavadas, Bento; Correia, MarisaEsta proposta corresponde a um cenário de aprendizagem elaborado no âmbito da unidade curricular “Ambientes Educativos Inovadores”, do Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esta atividade, de natureza interdisciplinar e adequada a um ambiente educativo inovador, promove a articulação entre as disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática, História e Geografia de Por-tugal e Tecnologias de Informação e Comunicação. A atividade tem como des-tinatários alunos do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico e terá a duração mé-dia de duas semanas. As principais aprendizagens a desenvolver centram-se nas temáticas dos ambientes (terrestres e aquáticos) e das características do relevo, clima e vegetação. O produto final da atividade consiste numa maquete de um ambiente em Minecraft. A metodologia utilizada é Project-based Learning, em que os alunos adquirem conhecimento e habilidades decorrente da realização de uma atividade durante um período prolongado de tempo para investigar e responder a uma questão, partindo do problema: Como descreves o ambiente que observas? Será uma atividade desenvolvida em quatro ambientes educativos (Apresentar, Criar, Investigar e Interagir) e uma saída de campo. As tarefas são desenvolvi-das em grupo e pretende-se que os alunos desenvolvam competências como a pesquisa, avaliação, comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e pensamento computacional. Nesta atividade os alunos irão: pesquisar acerca de ambientes inseridos na sua localidade, observando aspetos relacionados com o relevo, clima, hidrografia e vegetação; debater os resultados obtidos para um ecossistema nacional; construir em Minecraft um ambiente de Portugal atribuí-do pelo professor, sendo estas áreas protegidas de Portugal; calcular áreas ocupadas por cada espécie; e por fim, apresentar o resultado final.
- CreativeLab_Sci&Math:teaching new ways of learning science & mathematicsPublication . Correia, Marisa; Cavadas, BentoThe CreativeLab_Sci&Math is a didactic initiative of the teachers of the Department of Mathematical and Natural Sciences of the Polytechnic Institute of Santarém/Higher School of Education (IPS/ESE). We are aware of the evolution and importance of educating future educators in teaching practices associated with new learning environments. So, we had developed an initiative to transform traditional labs into innovative educational environments (IEE) called CreativeLab_Sci&Math. The CreativeLab_Sci&Math is based on the following principles: Use of the 6E instructional model and Inquiry-Based Learning; Promotion of interdisciplinary activities in Mathematics and Sciences; use of innovative educational environments; Curricular integration of digital technologies.
- Inovação no ensino da matemática e das ciências: livro de resumosPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Martins, Maria Clara; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Branco, Neusa Cristina Vicente; Santos, Raquel; Colaço, SusanaO encontro “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022” pretendeu constituir-se como um espaço para a partilha de práticas, projetos e investigações em inovação pedagógica no ensino da Matemática e das Ciências, e tem como objetivos: - Divulgar práticas e projetos de inovação no ensino da Matemática e das Ciências; - Promover a reflexão crítica sobre estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a interdisciplinaridade na formação inicial e contínua de educadores e professores; - Contribuir para a reflexão sobre a flexibilidade curricular, autonomia e inovação pedagógica em Matemática e das Ciências; - Compreender as potencialidades das ferramentas digitais em contexto educativo e, em particular, no ensino da Matemática e das Ciências.
- CreativeLab_Sci&Math: innovative environments for learning Science & MathematicsPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, Raquel
- Students’ perceptions of an innovative learning environment in higher education: an exploratory analysisPublication . Cavadas, Bento; Correia, MarisaSeguindo as orientações de reconfiguração dos espaços de aprendizagem que surgiram da necessidade de desenvolver competências do século XXI, um espaço de aprendizagemnuma instituição de ensino superior portuguesafoi alvo de intervenção, transformando-o num ambiente educativoinovador (AEI). Assim, este estudo preliminar tem como foco identificar as perceções dos alunos sobre os atributos deste AEI, emtrês dimensões: espaço físico, tecnologia e pedagogia. Para tal, foi aplicado um questionário a estudantes de licenciaturaque utilizavam frequentemente o AEI. Os resultados mostraram que pelo menos 60% dos participantes avaliaram cada atributo do AEIe oimpacto dos atributos do AEIno seu desempenho com as classificações mais altas. Para além disso, mais de 75% dos estudantesatribuíram os valores mais elevados ao impacto na abordagem pedagógica experienciada em todosos atributosinquiridose mais de 80% consideraram o layout do AEIadequado para a interação com os outro
- As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professoresPublication . Cavadas, Bento; Correia, MarisaA iniciativa Future Classroom Lab (European Schoolnet, 2017) visa a promoção de ambientes educativos inovadores (AEI), o que exige às escolas a modificação física da sala de aula, associada à transformação das práticas didáticas (Bannister, 2017; Bento, 2018; OECD, 2017; Pedro, 2017). Decorrente destas orientações foi concebida a unidade curricular (UC) AEI integrada no plano de estudos do Mestrado em Recursos Digitais em Educação do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação. Esta UC iniciou-se com a caracterização dos AEI e dos seus princípios e o estudo do modo como as competências para o séc. XXI podem ser desenvolvidas nos AEI. Sabendo que os AEI proporcionam oportunidades únicas para acelerar a geração e difusão de inovação (Osborne, 2016), a UC focou-se também na exploração de diferentes abordagens pedagógicas inovadoras (por exemplo, Project-Based Learning, Inquiry-Based Learning), com a finalidade de capacitar os mestrandos com os conhecimentos essenciais para a utilização dos AEI. Foi dada particular enfâse à conceção e discussão de cenários de aprendizagem inovadores em AEI e à reflexão sobre o seu contributo para as práticas docentes. Esta comunicação apresenta um estudo exploratório acerca das perspetivas dos estudantes, com um perfil profissional de docente, que frequentaram a UC de AEI sobre as implicações desses ambientes para as suas práticas. Para conhecer as suas opiniões e promover a discussão conjunta foi realizada uma entrevista semiaberta de grupo focado, com quatro professoras. A análise de conteúdo das respostas organizou-se em duas dimensões, definidas a priori: 1) Quanto às vantagens associadas à utilização dos AEI foram referidas a colaboração entre professores e alunos; mudança no papel do professor e aluno; motivação; autonomia; 2) No que diz respeito aos constrangimentos associados à utilização dos AEI, os docentes indicaram o trabalho extenso de preparação das atividades, dificuldades de colaboração com outros colegas, complicações na gestão da sala de aula, resistência à mudança, complexidade da construção de recursos educativos adequados aos AEI e limitações de tempo devido à pressão do cumprimento do programa. Este estudo exploratório levanta a necessidade da continuidade da aposta na formação de professores sobre AEI, nomeadamente para os capacitar para a sua utilização em contexto profissional e proporcionar-lhes estratégias para a superação dos constrangimentos que podem associar a estes ambientes.
- Creative lab_sci&math: inovação no ensino da matemática e das ciências físico-naturaisPublication . Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Correia, Marisa; Mestrinho, Nelson; Santos, RaquelCreativeLab_Sci&Math is a didactic initiative within the department of Mathematical and Natural Sciences of the School of Education of the Polythecnic Institute of Santarém, that aims the innovation of the pedagogical practices in Higher Education, particularly in teacher education. Our didactic approach is based on following principles: use of 7E instructional model and Inquiry-Based Learning, use of innovative educational environments and curricular integration of digital technologies. Other goals of CreativeLab_Sci&Math are the dissemination of these innovative teaching practices in scientific events, development of initiation activities in programming and robotics, development of educational resources for mathematics and science and the provision of these resources to teachers on online platforms with peer review, such as Casa das Ciências®. Some activities are implemented in CreativeLab_Sci&Math with two teachers, one of each subjects, science and mathematics. This collaboration has the advantage of diverse skills in students, such as scientific, technical and technological knowledge, critical and creative thinking, reasoning and problem-solving skills, through their involvement in interdisciplinary tasks that relate content and processes of learning of the two areas.
- Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadoresPublication . Cavadas, Bento; Correia, MarisaEste trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.
- Percepciones de los estudiantes sobre entornos educativos innovadores en la educación superior: un análisis exploratorioPublication . Cavadas, Bento; Correia, MarisaFollowing the guidelines for reconfiguring learning spaces that emerged from the need to develop 21st century skills, a redesign of an educational space was carried out in a Portuguese institution of higher education, changing it to an innovative learning environment (ILE). Thus, this preliminary study focuses on identifying students’ perceptions of the attributes of this ILE, according to three main dimensions: physical space, technology,and pedagogy. For this purpose, a survey was applied to undergraduate students who frequently used the ILE. Findings showed that at least 60 percent of the participants evaluated each attribute of the ILE and the impact of the ILE attributes on students’ performance with the highest ratings. Additionally, more than 75% of students attributed higher values of the impact on the pedagogical approach experienced in all features inquired and more than 80% considered the ILE layout appropriate for interaction with others
- Innovative learning environments: a learning experience with in-service teachersPublication . Correia, Marisa; Cavadas, BentoThe challenges of modern society have led educators to reconceptualize formal learning spaces, into flexible spaces, imbued with technologies and active methodologies. To achieve this goal, a course was developed in an in-service teacher education Master program to support teachers in developing learning scenarios for innovative learning environments (ILEs). The aims of the current study are to understand the impact of this course on teachers’ preparation to create learning scenarios appropriate for ILEs, and on teachers’ perspectives about the potential benefits and challenges of ILEs. Twelve in-service teachers enrolled in the Master program participated in the study. Data collection included teachers’ assignments, learning scenarios and a survey. Results showed that developing learning scenarios had a positive influence on teachers’ perspectives toward ILEs. Specifically, the participants revealed that they had developed skills to elaborate, implement and assess learning scenarios in ILE; and to reflect on the contribution of ILEs to teaching innovation, to curricular management and to teachers’ practices. Moreover, the course improved their awareness about the importance of interdisciplinarity and teacher collaboration. These findings suggest that the skills developed by the teachers during the course could be mobilized for their practice due to their willingness to innovate in their schools.