Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A satisfação dos clientes seniores das organizações de Economia Social:o papel da participação em programas de turismo socialPublication . Mendonça, Eva dos Santos Martins Barbosa; Leal, Susana; Oliveira, SandraA presente investigação pretende explorar o valor percebido pelos seniores relativamente à sua participação em programas de turismo social e a relação existente entre esta experiência e a sua satisfação enquanto clientes de respostas sociais de Organizações de Economia Social. Para alcançar os objetivos recorreu-se ao Projeto Volto Já como a principal fonte de informação, uma vez que implementa um modelo de negócio social através de uma parceria entre Organizações de Economia Social, promovendo um programa de intercâmbio sénior entre estas. O estudo segue uma metodologia qualitativa pela recolha e análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. A amostra é composta por 23 seniores (14 senhoras, 9 senhores e idade média de 79 anos). Estes seniores participaram nas atividades de turismo social desenvolvidas pelo Projeto Volto Já. A entrevista foca tanto a sua satisfação enquanto clientes de Organizações de Economia Social, quanto a participação no programa de turismo social. No geral, os resultados demonstram um aumento de satisfação com a organização e satisfação com a experiência de turismo sénior, sendo que o fator que mais condicionou as suas perceções foram as relações e laços criados durante o intercâmbio. As perceções individuais dos entrevistados permitiram o surgimento de tópicos e fatores não programados, enriquecendo o trabalho e disponibilizando informação como uma mais-valia para futuras investigações.
- Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadoresPublication . Cavadas, Bento; Correia, MarisaEste trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.
- As birras no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jesus, Tânia Vanessa Colaço de; Seixas, SóniaO presente relatório reflete o percurso realizado durante os quatro semestres que constituem o Mestrado em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este visa analisar as estratégias utilizadas pelas educadoras/professoras em situação de birra, na perspetiva dos/as docentes. Posto isto, este trabalho está dividido em duas partes, sendo estas, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte, encontra-se a descrição e a reflexão sobre as minhas vivências ao longo do mestrado, nomeadamente nos contextos de creche, jardim-de-infância e 1.º Ciclo (1.º e 3.º ano), onde menciono as aprendizagens, as dificuldades, a evolução, os receios e as questões que ocorreram desde o início até ao fim da minha prática pedagógica. Na segunda parte, é apresentado o trabalho de investigação desenvolvido sobre a temática das birras. Teve como principais objetivos compreender o porquê de as crianças nesta faixa etária fazerem birras e definir estratégias que podem ser utilizadas pelo educador de infância/professor na sua ação educativa para gerir estas situações. O presente estudo é qualitativo e de caráter descritivo, utilizando para a recolha de dados a técnica da entrevista. A amostra foi constituída por seis docentes, sendo estas três professoras do 1ºciclo do ensino básico e três educadoras de infância. Podemos concluir que, existem várias estratégias que podem ser utilizadas pelos educadores de infância e pelos professores para gerir uma situação de birra, nomeadamente, a maioria dos sujeitos referiu o diálogo com a criança que está a fazer birra, a atribuição de consequências e, ainda, fazerem com que a criança reflita sobre as suas atitudes. Mencionaram ainda que as principais causas das birras são a necessidade de oposição da criança a algo e o egocentrismo, mas que no entanto, as birras fazem parte do desenvolvimento normal da criança.
- Partilha de jogos e objetos nas primeiras idadesPublication . Ambrósio, Helena Isabel Lopes; Seixas, SóniaEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira descreve-se a Prática de Ensino Supervisionada nos diferentes contextos de creche, jardim-de-infância e 1º CEB. De seguida, caracterizam-se as instituições, os ambientes educativos, os grupos e os projetos implementados e, por último, realiza-se uma autoavaliação do percurso de aprendizagem. A segunda parte é composta pela Prática Investigativa que apresenta a pesquisa relativamente à problemática da partilha de jogos e objetos nas primeiras idades. Para a recolha de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas bem como notas de campo. Neste estudo participaram 3 professoras do 1º CEB (uma de apoio, uma de 2º ano e outra de 3º ano), 3 educadoras de infância (duas de creche e uma de jardim de infância) e 66 crianças (22 do pré-escolar e 44 do 1ºCEB). Através da análise das entrevistas percebeu-se que, nas primeiras idades, as crianças ainda sentem dificuldades em partilhar. As docentes entrevistadas apontaram que as crianças pensam que partilhar é sinal de dar mas não voltar a receber, por exemplo, emprestar um brinquedo e que a outra criança não o volte a devolver. Apontaram ainda estratégias tal como, partilha de histórias, criar momentos em que as crianças possam partilhar algo que tragam de casa, entre outras. Em suma, o tema da partilha é algo que as docentes apontam como algo que não pensam diariamente mas sempre que possível promovem-na com o seu grupo.
- Os desafios à organização e gestão das Mutualidades durante a vigência do I Código das Associações Mutualistas (1990-2018)Publication . Santos, Elisabete Maria do Nascimento; Oliveira, Pedro; Pitacas, José AlbertoO Mutualismo tem raízes em Portugal desde o século XIII, tendo como princípios: o da solidariedade reciprocidade, contribuição para um fundo comum que beneficiará o associado que de futuro necessitar, o da liberdade (de adesão e saída), o da democraticidade (um homem, um voto), o da responsabilidade e o da independência de qualquer poder público ou privado; este ultimo nem sempre bem interpretado num Portugal onde o associativismo era perseguido. Com a criação do Seguro Social Obrigatório previa-se o fim do Mutualismo, mas o I Código das Associações Mutualistas de 1990, criou grandes expectativas. À data, o mutualismo enfrentava 4 grandes desafios: o desconhecimento do mutualismo, o envelhecimento da massa associativa e gerentes, a incompreensão do poder público e os académicos pouco conhecedores do movimento mutualista. Vinte e oito anos depois da entrada em vigor do I Código e numa altura em que se inicia a vigência do II Código das Associações Mutualistas, tornou-se importante apurar se os desafios permanecem. Para tal foram entrevistados os presidentes das duas Mutualidades representativas nacionais a União das Mutualidades Portuguesas e a Associação Portuguesa das Mutualidades, que congregam as várias mutualidades portuguesas, apresentando estes uma visão nacional mais abrangente. Da mesma forma, estando Portugal inserido na União Europeia e tendo esta uma forte intervenção ao nível legislativo e económico foi realizada a entrevista também ao vice presidente da Associação Internacional das Mutualidades (AIM), que nos apresenta os avanços das mutualidades na União. Afim de comparar os resultados nacionais com a realidade local foram aplicados questionários a todas as mutualidades com sede nos distritos de Santarém e Leiria. Após apurar os resultados foi possível apresentar uma análise SWOT ao mutualismo e verificou-se que apesar de terem sido adotadas medidas para fazer face a estes desafios os mesmos permanecem até à atualidade.