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Advisor(s)
Abstract(s)
A iniciativa Future Classroom Lab (European Schoolnet, 2017) visa a promoção
de ambientes educativos inovadores (AEI), o que exige às escolas a modificação
física da sala de aula, associada à transformação das práticas didáticas
(Bannister, 2017; Bento, 2018; OECD, 2017; Pedro, 2017).
Decorrente destas orientações foi concebida a unidade curricular (UC) AEI
integrada no plano de estudos do Mestrado em Recursos Digitais em Educação
do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação. Esta UC
iniciou-se com a caracterização dos AEI e dos seus princípios e o estudo do
modo como as competências para o séc. XXI podem ser desenvolvidas nos AEI.
Sabendo que os AEI proporcionam oportunidades únicas para acelerar a
geração e difusão de inovação (Osborne, 2016), a UC focou-se também na
exploração de diferentes abordagens pedagógicas inovadoras (por exemplo,
Project-Based Learning, Inquiry-Based Learning), com a finalidade de capacitar
os mestrandos com os conhecimentos essenciais para a utilização dos AEI. Foi
dada particular enfâse à conceção e discussão de cenários de aprendizagem
inovadores em AEI e à reflexão sobre o seu contributo para as práticas docentes.
Esta comunicação apresenta um estudo exploratório acerca das perspetivas dos
estudantes, com um perfil profissional de docente, que frequentaram a UC de
AEI sobre as implicações desses ambientes para as suas práticas. Para
conhecer as suas opiniões e promover a discussão conjunta foi realizada uma
entrevista semiaberta de grupo focado, com quatro professoras. A análise de
conteúdo das respostas organizou-se em duas dimensões, definidas a priori: 1)
Quanto às vantagens associadas à utilização dos AEI foram referidas a
colaboração entre professores e alunos; mudança no papel do professor e aluno;
motivação; autonomia; 2) No que diz respeito aos constrangimentos associados
à utilização dos AEI, os docentes indicaram o trabalho extenso de preparação
das atividades, dificuldades de colaboração com outros colegas, complicações
na gestão da sala de aula, resistência à mudança, complexidade da construção
de recursos educativos adequados aos AEI e limitações de tempo devido à
pressão do cumprimento do programa.
Este estudo exploratório levanta a necessidade da continuidade da aposta na
formação de professores sobre AEI, nomeadamente para os capacitar para a
sua utilização em contexto profissional e proporcionar-lhes estratégias para a
superação dos constrangimentos que podem associar a estes ambientes.
Description
Keywords
ambientes educativos inovadores cenários e aprendizagem competências do séc.XXI formação de professores
Citation
Cavadas, B., & Correia, M. (2019). As implicações dos Ambientes Educativos Inovadores para as práticas dos professores. In Livro de resumos do II Seminário Internacional – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (279-280). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Publisher
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto